Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Bósnia Herzegovina Dicas de viagem

Bósnia Herzegovina


A alguns anos visitei pela primeira vez a Bósnia ainda era país muito desconhecido pelos Brasileiros. Ainda é apesar de que a cidade de Mostar já esta no roteiro de muitas pessoas pela proximidade e facilidade com a Croácia.  Mas a Bósnia é muito mais que isto. São diversas cidades para visitar.  E outra imagem que Brasileiros tem pouco de medo é a Guerra que arrasou o país e isto foi recentemente entre 1992 e 1995 que ainda tem suas marcas em muitos lugares.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Bósnia

Transporte

O transporte publico ainda tem muito o que melhorar. Os trens são bem antigos e demorados. Fiz trajeto de Zagreb a Sarajevo de trem... foi muito demorado.. de ônibus apesar de não ser confortável é mais rápido. As rodovias são boas, muitas recentemente reconstruídas e bem sinalizadas. Apenas em algumas regiões o relevo deixa elas mais perigosas e  para fronteira com a Servia algumas de interior estão em estado não tão bom quanto as demais.


Dinheiro e custos


A moeda o Marco conversível é moeda oficial do país. Tirando Mostar as demais cidades é necessário converter euros para a moeda local. Os custos são mais baixos que restante da Europa. O que acaba sendo um atrativo para turistas.

Hospedagem

A hospedagem  é barata em sua grande maioria apesar de que a qualidade ainda tem muito o que melhorar.  Mas tem opções a bom custo beneficio. Alguns lugares ainda tem dificuldade em falar o Ingles. Pessoas mais idosas muitas vezes falam o alemão ou entendem ele.


Aspectos Culturais

Por ser um país com  % muito grande de muçulmanos é comum em muitos lugares como lanchonetes e ate restaurantes não vender bebida alcoólicas. Isto foi a primeira coisa que notei. Existe uma mistura de religiões principalmente em Sarajevo. Você encontra Judeus, Muçulmanos e Católicos ortodoxos na mesma cidade e vivendo hoje em paz. Mas ainda hoje falar da guerra que pegou o país a poucos anos é ainda assunto delicado.


Cidades para visitar


Eu visitei apenas Sarajevo, Mostar, Konjic e Jablanica mas tem outras que valem a pena visita.


Vou falar um pouco de cada uma que visitei:



Jablanica : Cidade pequena caminho de Sarajevo a Mostar. O que fez passar e para nesta cidade foi fato histórico na segunda guerra mundial. Que ainda hoje pode ser visto no museu da cidade e a ponte de trem destruída desde a época.




Konjice: Também caminho entre Mostar e Sarajevo mas menos conhecida pelos turistas por causa da logística. Cidade tem uma ponte que é tão bonita quanto a de Mostar mas menos famosa. Mas valeu a pena pelas fotos.



Mostar: Muito famosa pela sua ponte e a historia que ela teve na guerra (destruição e reconstrução) A cidade por ser de fácil acesso a partir de Dubronick na Croácia tem um grande numero de turistas que passam dia lá. Vale a pena conhecer ela mas não tem muito o que ver na cidade. Repleta de turistas e excursões.



Sarajevo: A cidade em termos de beleza não é das mais bonitas que visite esta até longe disto mas você respira historia e fatos que marcaram a Europa nela. Para quem quer dar pincelada por ela necessário mínimo  2 dias bem planejados. Cidade é tranquila e de fácil locomoção. As marcas da guerra ainda estão por toda a parte.



quem quiser mais dicas sobre a Bósnia pode me escrever : jonasschwertner@hotmail.com


Jonas Schwertner


Nenhum comentário:

Postar um comentário