Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Chipre Dicas de Viagem

Chipre 




O Chipre é um país ainda pouco explorado e conhecido pelos Brasileiro.  Apesar de pertencer a Europa ele esta no leste do mediterrâneo é uma ilha o que explica um pouco mais o isolamento. E além de tudo isto tem a questão Politica. O País é dividido em dois.

Sobre a Divisão do Chipre
Não vou entrar nestes detalhes. Mas resumindo ele esta dividido em Chipre Norte (parte turca) que é apenas reconhecido pela Turquia. E a parte Grega (Cipriota).  Mas esta divisão pode implicar em algumas coisas para quem for viajar. E vou explicar sobre isto.

Como Chegar ao Chipre
Para quem viaja do Brasil ou parte de outros países da Europa para se chegar ao Brasil vai ser de voo. Existem 3 pricipais aeroportos.

Aeroporto de Paphos: Fica no oeste do Chipre muito usado por companhias low cost e voos chartes.
Aeroporto de  Larnaca: É o principal da ilha. Praticamente todos os voos regulares da Europa vão para este e também de outras partes do Mundo.
Aeroporto de Ercan: Este fica no lado norte do Chipre. È usado basicamente por empresas da Turquia.
Um grande detalhe deste aeroporto: Se você entrar por ele terá que sair por ele. Na hora de tentar sair de outro aeroporto não irão permitir. Esta observação é muito importante.

Imigração no Chipre

A imigração foi muito tranquila. Detalhe é que se você entra no lado norte como foi o meu caso você tem a opção de não carimbar o passaporte. Eu carimbei e já entrei em vários outros países da Europa e não teve problema algum. E ao cruzar a “fronteira” apenas no lado turco que controla e carimba se vocês quiserem.

Transporte dentro do Chipre
Eu usei apenas transporte publico.  No Lado norte é mais comum usar taxis coletivos. São bem eficientes e custo baixo. Do lado Cipriota eu usei ônibus normais. A passagem neste caso sai mais barato comprar já ida e volta. E como as distancias não são grandes é tranquilo.

Hospedagem no Chipre

Para quem procura hosteis é extremamente escasso. Na capital Nicósia eu encontrei apenas um e mesmo neste não tinha vaga então fiquei em hotel. Mas hotéis tem uma ótima variedade e opção conforme o bolso de cada um.

Quais cidades vale a pena visitar no Chipre e quanto tempo?

Eu visitei as seguintes cidades
Nicósia: Visitei as duas, mas achei bem mais interessante a parte norte. Esta bem mais sinalizada em termos de turismo. Agora para quem procura mais agito a cipriota tem mais opções. Reserve ao menos um dia inteiro para cada uma.
Larnaca: è uma cidade balneário. As praias até que são bonitas. Dominadas por Russos e Inglesses principalmente. Para quem procura uma vida noturna agitada é o lugar certo. Mas na alta temporada. Ou seja Julho e Agosto. Outras épocas vai ter também mas nem se compara. Quanto tempo. Bem ai vai do seu gosto.
Em termos de Historia ela também tem alguns atrativos que você visita tranquilamente em meio dia. A principal atração em termos de historia é a Igreja aonde segundo a tradição e Historia esta a tumba de Lazaro.
Larnaca

Paphos: Cidade histórica e muito bonita. É uma das principais portas de entradas e cidade veraneio. Mas a parte histórica é muito rica. A parte central da cidade e um pouco mais afastado esta as ruinas do templo de Afrodite. Reserve de 1 a 2 dias. Para visitar o principal dela.

Girne ou kyrenia do lado norte do Chipre. Foi uma ótima surpresa. É a principal cidade turística do norte e faz honra pelo titulo. Vale a pena passar 1 a 2 dias. Vale a pena entrar na Fortaleza.


Outras cidades

Eu visitei as que eu comentei acima. Existem outras cidades e outras atividades como mergulho e muitas ruinas para visitar. Mas isto depende do seu tempo.

Segurança no Chipre

Eu achei o país muito seguro.  Apesar das marcas da guerra.

Moeda que se usam no Chipre

No lado Cipriota o Euro é a moeda oficial. No norte se usa o norte mas a lira turca também é aceita.

Qualquer duvida me escrevam  jonasschwertner@hotmail.com

https://www.facebook.com/mochilanascostasemildestinoscabeca?ref_type=bookmark

Jonas Schwertner





Nenhum comentário:

Postar um comentário