Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Vilnius – Lituânia

Dicas Viagem Vilnius – Lituânia

No mochilão que eu fiz em agosto 2013 uma das cidades visitadas foi Vilnius capital da Lituânia. Muitos confundem achando que pertence a Scandinavia, mas na verdade pertence aos Bálcãs. A cidade tem 600.000 habitantes apenas.
Vilnius não é uma cidade muito visitada pelos Brasileiros e o acesso também é um pouco mais restrito.


Como chegar a Vilnius?


Eu optei por ir com vôo. Não tem vôos com empresas baratas para lá. OU seja o jeito é achar promoções. Eu voei vindo de Estocolmo fazendo conexão em Riga com a Air Baltic.  Mas o modo mais comum é ir de ônibus. Neste caso é mais fácil pois tem opções de rotas de diversas partes da Europa. De Trem é bem restrito as opções e horários. Do aeroporto ao centro é próximo. Tem opção taxi, ônibus linha e se vocês caminharem 200 metros podem pegar trem. Eu fui de ônibus mesmo.

Vistos

Brasileiros não precisam de visto. Apenas seguro saúde e reservas de onde vai se hospedar.

Dinheiro e Idioma

Muitos falam inglês e alemão mas maioria fala mesmo russo e claro a língua do país que é o Lituano. A moeda (litas) é preciso trocar euro por elas. Muitos lugares aceitam. Pagar no cartão também é transquilo na maioria dos lugares.  Eu saquei um pouco pois muitos lugares você não pode pagar cartão. Custo das coisas não é alto se comparar a outros países.

Hospedagem

Eu fiquei hospedado em um hostel mais próximo estação de trem e a poucos metros de uma das entradas da cidade velha. Mas tem muitos hotéis e hospedagens de tudo que gosto e  bolso.

Sobre a cidade e o que visitar e quanto tempo?


Vilnius é uma cidade Universitaria, é pequena e fácil de conhecer caminhando. Os atrativos são bem próximos um dos outros.  E dois dias são suficiente para conhecer ela. A gastronomia é nada de exótico. Eles tem alguns detalhes da cultura Bálcãs. Eu gostei a noite de fazer caminhada para ver a iluminação noturna. Vale a pena.

Sobre o que ver:

Um dos principais atrativos é Gediminas que é torre do que um dia foi castelo. Ela fica em cima de um pequeno moro. Tem uma vista bonita. O Palacio do Presidente també achei bonito e fica próximo da parte universitária. O complexo dos prédios da universidade vale a pena visita assim como a Cathedral e alguma igrejas como St Anna e outras. Outro ponto que vale a pena visitar mas tem que ver se no dias em que vocês vão estar é o museu do Genocidio. Que conta um pouco mais da historia do que aconteceu na segunda guerra com a ocupação soviética, depois a invasão dos Alemães e a reocupação soviética.  Tem mais lugares que vale a pena visitar. Eu andei muito. Mas vai do gosto de cada um.

Castelo de Trakai Lituania


Este é um passeio que vale muito a pena fazer. Fica proximo de Vilnius cerca de uma hora de trem ou onibus. E  depois mais uma caminhada ou pegar onibus local e você chega nele.


Se tiverem mais duvidas podem me escrever jonasschwertner@hotmail.com


Jonas Schwertner


Nenhum comentário:

Postar um comentário