Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Viajar por mais de 90 dias pela Europa legalmente

Viajar por mais de 90 dias pela Europa legalmente


Muitas pessoas me perguntam se é possível viajar pela Europa legalmente por mais de 90 dias. A resposta depende muito do roteiro. E tem vários fatores que tem que prestar atenção e isto que vou divulgar e esclarecer agora.


Posso viajar por mais de 90 dias pela Europa?

Sim, desde que não fique mais de 90 dias viajando apenas pelos países do tratado de Schengen.

Quais são os países do Tratado de Schengen?

Eu falei sobre eles nesta postagem:

Sobre o que é este tratado:


Lista de Países que fazem parte dele:



Mapa dos Países que pertencem a ele:




Como fazer para viajar por mais de 90 dias?

A maioria das pessoas que viajam e ou querem ficar mais de 90 dias vão para ficar na casa de parentes ou amigos.  Quando você entra na zona dos países do tratado você não vai mais passar por controle imigratório conforme eu expliquei na postagem acima.  Então o que eu recomendo é que você planeja o roteiro podendo começar por países que não pertencem depois vai para os que estão na zona de Schengen e depois pode voltar ou ir para outros novamente fora.



Sobre imigração como devo fazer?

Sobre a imigração eles vão tratar você como qualquer turista. Seja que fique 1 semana seja que fique o tempo que você quiser. E você tem que cumprir todas as regras da mesma forma.

Eu postei algumas postagens sobre o tema aqui:




Quais são as regras para os países que não pertencem ao tratado de Schengen?

Bem você tem que ter o seguro saúde, passagem  que saia deste país para outro, reservas para o período total que você for ficar no país e recursos financeiros para pagar isto tudo.

Seguro saúde para Europa quais as exigências?

Bem eu postei um tópico apenas sobre isto:


Lembrem que a maioria dos países da Europa não atendem turistas de graça. E a conta é bem alta. Então o seguro vale a pena.


Eu não vou ficar hospedado em Hoteis e Hosteis e sim na casa de parentes como eu faço?

Neste caso você precisa ter carta convite:



Quais os itens que eu tenho que comprovar que vou a turismo?

Em uma lista simples:

Comprovante de Hospedagem para todo o período
Comprovante que tem recursos para pagar não apenas a hospedagem e também suas despesas ou Carta convite
Seguro saúde (mesmo com a carta precisa)
Passagem de volta ou que saia da zona dos países do tratado.


Basicamente é isto.

Posso renovar meu visto de turista na Europa?

Não, o visto de turista não se renova

Posso sair da zona dos países do tratado de Schengen e voltar e ganho mais 90 dias?

Teoricamente você tem que ficar fora deles pelo mesmo período em que ficou. Ou seja se você ficou 90 dias teoricamente tem que ficar fora da zona por 90 dias. Mas na maioria dos casos a imigração não confere isto e da novo carimbo assim você pode ficar mais 90 dias.
            Mas lembre que caso o agente veja isto ele tem o direito de deportar você para o país que você venho. No caso se você esta vindo da Turquia por exemplo ele não vai enviar você ao Brasil e sim para Turquia.

Posso trabalhar neste período?

Legalmente não, se for trabalhar e a imigração pegar ou alguém denunciar você é preso e deportado.

O que acontece se eu ficar mais de 90 dias e voltar ao Brasil?

Se na hora de você sair na Europa é bem provável que já vai acusar isto no sistema que a cada ano esta sendo mais bem informatizado e com as informações interligadas. Então você ficará fichada por até 10 anos na Europa. Até pouco tempo atrás não tinha este problema e as pessoas trocavam de passaporte e voltavam. Mas hoje esta cada vez mais forte o controle e em uma volta você pode ser barrada e ter que retornar. Evite fazer isto.

Posso trocar meu passaporte na Europa?

Bem esta é uma técnica muito usada por Brasileiros na Espanha. Eles vão na embaixada, trocam e ai viajam para Marrocos e voltam para Espanha. Mas como novo passaporte os dados biométricos ficam registrados no sistema e podem ser cruzados. E pode gerar questionamento pois vão ver o que mesmo foi emitido na Europa.



 Se tiverem mais duvidas me escrevam. 

jonasschwertner@hotmail.com

Jonas Schwertner

34 comentários:

  1. Olá Jonas, como vai?

    Vi que você é "entendido" no assunto do tratado, então resolvi lhe perguntar. Tenho o plano de ficar aproximadamente 70 dias na Europa, depois visitar a Ásia e retornar a Europa, para só depois vir ao Brasil. A ideia seria comprar um trajeto de ida e volta da França, então quase todo o período (tanto pré quanto pós Ásia) seria no território do tratado.

    Você diz que "o mesmo período que fiquei no tratado, devo ficar fora para depois retornar", mas li em alguns lugares que a "carência" é de 6 meses. Sabe onde consigo as informações ao certo?

    Sei que eu poderia ir para a Ásia e depois voltar para Londres, por exemplo, que está fora do tratado, mas as passagens ficariam muito mais caras e o melhor negócio seria realmente Brasil -> França -> Brasil.

    Alguma dica, ideia ou algum local para pesquisa?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora estava viajando...então eu ja sai e voltei no prazo de uma semana...teoricamente é uma coisa..e se você voltar via paris pode ser que nem carimbem. ai pode dar problema. mas deixei guardado os canhotos da viagem a asia.

      Excluir
  2. Estou estudando em Portugal com um visto que vence no dia 16 de janeiro. Planejo uma viagem ao Reino Unido começando no Natal e voltaria apenas dia 30 de janeiro. Como não conseguirei renovar meu visto antes do vencimento qual seria a alternativa para que eu não fique presa no Reino Unido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reino unido não faz parte do tratado de Shenguen então pode ir tranquilo que entrando la você podera ficar de 3 a 6 meses no Reino Unido.

      Excluir
  3. Oi Jonas,

    Estou na Australia e vou pra suica em abril, nao me atentei as datas quando comprei meu ticket e meu periodo de permanencia la ficara em 91 dias.
    Voce acha que isso pode me gerar algum problema?
    Pensei como alternativa derrepente passar um final de semana em londres ou Irlanda... voce acha isso valido ou necessario?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por 1 dia não é tão complicado. Mas passar 91 dias apenas na suiça é muito tempo...seria bom sim passar dias em outro lugar como Londres.

      Excluir
  4. Olá, cheguei a pouco da França,no dia 26 de janeiro. Mas quero voltar mês que vem, vou ficar na casa de meu noivo por mais 90 dias. Tem algum problema em ir eu tão rapido pra França?? A imigração será que vai implicar??? Aguardo resposta. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beka se você for com carta convite, seguro saude e passagem de volta acredito que não vão encher pois você voltou no prazo.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonas,
    Vou passar uns dias no Japão, e uns dias na Europa. Comprei minha passagem de ida e volta pro Brasil chegando em Viena, e de lá comprei para Tokyo.
    Ficou assim:
    Chegada em Viena: 12/03
    saída para Tokyo: 14/03
    Volta para Viena: 16/04
    Volta para o Brasil: 21/05

    Gostaria de saber se passando esse tempo na Ásia se meu visto de 3 meses passa a contar da primeira entrada em Viena ou ganho esse mês que passei fora?
    Consigo aumentar meu visto para julho se quiser?
    E se quiser um visto de 6 meses, consigo lá?
    Obrigada, Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina no dia que você voltar do Japão você vai ganhar mais 90 dias. Estes 90 vão estar vinculados a você tem reserva ou carta convite para este temo alem de seguro saude e fundos para se manter na Europa. A primeira parada como é curta e você vai passar bem mais tempo fora da Europa do que nela então não vai dar problemas algum. Faço muito isto.

      Excluir
  7. Olá Jonas,

    O post me ajudou muito, mas estou com uma dúvida. Estou na Dinamarca com visto de estudante até 07 de Julho, porém pretendo viajar um pouco antes de voltar ao Brasil no dia 24 de Julho. O que posso fazer para "ganhar" os 90 dias do tratado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. va para londres e passe uns dias la e depois faça seu roteiro. Sua passagem esta marcada para voltar que dia?

      Excluir
  8. Boa tarde Jonas,

    estou em paris e meu "visto de turista" vence em alguns dias, sei que posso tentar pedir que extenuam meu tempo aqui em alguns casos. No entanto, você acha que teria essa possibilidade levando em conta que quero ficar mais 1 mês para poder voltar ao Brasil com mais fluência na lingua, ou seja, gostaria de fazer mais 1 mês de curso e mais um curso de curta duração de direito, pois sou advogada no Brasil. Alugo um ap sozinha, tenho condições de me manter aqui por esse tempo. Sei que no final é isso que eles levam em conta. Você acha que é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a unica forma é você sair da area e tentar voltar...

      Excluir
  9. Olá Jonas,

    Estou montando a minha RTW e o meu trajeto na parte da Europa ficou:

    Turquia
    Grecia
    Espanha
    França
    Holanda
    Alemanha
    Dinamarca

    Estou entendendo que essa parte eu posso fazer em 90 dias...

    Depois irei para:

    Dublin
    Edimburgo
    Londres

    E de Londres ===> Brasil

    Duas perguntas:

    1 - Os dias que eu ficar em Copenhagem contam nos 90 dias Schengen que vão começar a contar na Grécia ok? (antes estarei na Turquia, imagino que lá não conte...)

    2 - Entrar em Londres ou qq outro canto UK vindo de 89 a 90 dias na zona Schengen é totalmente legal ou pode ser mal interpretado?

    grato!

    Mauro


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro ja começa a contar desde a Grecia e para de contar em Londres. É legal sim desde que você tenha reservas, passagem e recursos para ficar.

      Excluir
  10. Olá Jonas, espero que consiga me ajudar com uma dúvida.
    Minha mãe está na minha casa na Holanda há 70 dias, caso ela retorne ao Brasil no 80º dia, fique 2 semanas no Brasil e retorne para a Europa com um novo passaporte, a imigração tem acesso a essa viagem anterior? (sei que pela regra ela poderia ficar somente mais 10 dias)
    Desde já muito obrigada!
    Cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No passaporte do Brasil atual consta os dados do anterior. E o nome e tudo mais é igual. Ela pode ir evoltar..mas é risco. Não precisa trocar o passaporte.. se ela comprovar que tem recursos ficar e tudo mais é tranquilo.

      Excluir
  11. Olá, Jonas. Tudo bom?
    Estou indo morar por 90 dias na Espanha. Depois pretendo viajar por 1 mês.
    Estava pensando em, após 30-45 dias na Espanha, ir a Londres - passar um fim de semana - e voltar. Para que meu passaporte seja carimbado.
    Se isso acontecer, será possível que eu fiquei mais 1 mês viajando com esse visto?
    Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 01º Sua passagem de volta quando você for para Espanha é para qual data? e ao você volar de londres você terá uma passagem de volta ao Brasil para qual data?

      Excluir
  12. Oi, Jonas.
    Tenho uma dúvida:
    vou fazer a imigração em Lisboa. Se eles me exigirem, em vez da passagem de volta para o Brasil, posso mostrar uma passagem para Londres (já que UK não faz parte do espaço schengen)? Ainda não terei comprado a passagem de volta para o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari você nunca compra passagem apenas de ida a Europa pois é mesmo valor que ida e volta..você pode apresentar sim uma para londres...mas detalhe que eles podem pedir quando você volta ao Brasil e no sistema na hora do check inn ja vão exigir sua passagem de volta..se você não tiver vai começar ai o problema por não ser Europeia...e depois chegará la com esta informação no sistema se ja nã estarão espernado você logo na saída do avião...

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta, Jonas!
      Posso abusar um pouco da sua boa vontade?
      Na verdade eu terei passagem de volta para o Brasil, mas 6 meses depois. O que acontece é que eu vou estudar um semestre na Dinamarca (com visto de estudante, é claro).
      Mas quero ir para a Europa antes do meu visto começar. Então meu plano é ir pro Espaço Schengen como turista, depois Londres, e depois voltar pro espaço Schengen com o visto de estudante.
      Então nessa primeira entrada (que será em Lisboa) terei que apresentar a passagem pra Londres ou a passagem pro Brasil 6 meses depois.
      Você acha que dá certo?
      Não comprei nada ainda, só estou estudando as opções e tentando reunir informações.
      Muito, muito obrigada :)

      Excluir
    3. oi me escreva por e-mail... você terá que mostrar a passagem para 6 meses e também a de londres e o visto de estudante...e seguro saúde obrigatorio para os 6 meses + tempo que vai ficar antes....

      Excluir
  13. OI Jonass!
    Estou aqui na Áustria, e estou tentando visto de estudante! Mas a resposta da faculdade chega depois que minha permissão de turista expira.
    Entrei na Áustria no dia 12 de abril e minha permissão de turista expira no dia 10 de julho. A minha pergunta é: Se eu for para a Croácia, e passar o mês de junho lá (30 dias), tenho direito a mais 30 dias na Áustria?
    Agradeço, Marina.

    ResponderExcluir
  14. Olá meu caro. Gostaria de saber se sabe com o fica a questão da reentrada no caso de se visitar Ceuta e Marrocos à partir da Espanha. Pode-se reentrar na Europa, ou tem-se que esperar o período que ficou na Europa? E também Gibraltar. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Gibraltar nunca controlaram e nem pedem passaporte. Ou seja e como você nunca tivesse estado lá. Para ir Marrocos na volta podem dar mais 90 dias desde vc tenha passagem volta. Reservas. Seguro saúde..mas se verem foi apenas intensão entender estadia europa podem mandar vc de volta ao Marrocos.

      Excluir
  15. Ola… adorei o blog, parabénss…Bom eu fui pra Portugal no dia 29/10/2013 e fiquei la os 90 dias…e antes de completar os 90 dias fui ao sef e pedi um visto para ficar mais 90 dias…la eles me deram um visto de prorogaçao onde diz visto de curta duraçao e fiquei totalmente legal (3 meses como turista 3 meses com visto de prorrogaçao)…ou seja no total fiquei la por 6 meses…e retornei ao Brasil tem exatamente 1 mes agora…a minha duvida é a seguinte…proximo mes quero ir na Europa novamente, terei problemas na entrada por ter ficado todo esse periodo em Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria no seu caso em geral precisa ficar 6 meses ou pegar no consulado autorização.

      Excluir
  16. Olá Jonas tudo bem?
    Viajei à Europa e fiquei 15 dias dentro do espaço Schegen (do dia 08/06 ao 22/06). Isso quer dizer que a partir do dia 08/07 posso voltar à Europa sem problemas?
    Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  17. Olá Jonas,

    Vou viajar para Portugal, minha amiga enviará uma carta convite para mim. Posso andar nos outros países que fazem parte do tratado sem ter problemas? Tenho o seguro de saúde, passagens de ida e volta, carta convite e passaporte.

    ResponderExcluir
  18. Olá Jonas.

    Cheguei na França dia 15 de julho e fico até dia 11 de outubro, são 88 dias. Aí vou para outro país e volto dia 8 de janeiro, que serão 89 dias fora da França, e retornarei dia 17 para o Brasil, terei problemas?

    ResponderExcluir