Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cuba, Dicas, Relato de minha viagem


Cuba sempre foi um lugar que me chamou a atenção e me despertou desejo em conhecer. Os principais motivos foram principalmente históricos. Toda questão da revolução Cubana, guerra fria e também apesar de pouco divulgados seus atrativos turísticos. Estes atrativos nestes últimos anos estão sendo mais divulgados pelo governo local pois viram que é uma forma de conseguirem mais recursos a este país que ainda sofre embarco dos EUA.

Roteiro

O roteiro que eu fiz foi baseado em varias coisas que li sobre o país assim como interesses pessoais. Fiz Havana capital e aonde tem maioria dos voos comerciais. Isla de Juventud paraíso para quem Mergulha e Varadero que é o destino mais conhecido dos Brasileiros.

Visto para Entrar em Cuba:

Cuba precisa de visto ou melhor dizendo autorização de entrada. Sobre este tema eu postei uma tópico apenas para isto:


Sobre a Isla de Juventud eu também escrevi um tópico apenas para ela.


Voos para Cuba

Hoje não temos voos Regulares direto para Cuba. Apartir de Julho a Cubana de Aviacion vai ter um voo semanal direto ligando Brasil a Havana. Eu utilizei a Copa por ter melhor opção de voos e custo.

Cuba

A viagem a Cuba foi muito diferente do que para vários outros países que visitei (são mais de 55 países e territórios e conheço). Cuba por ser um país socialista gerou um impacto muito grande em mim.
Comecei a viagem em Havana e logo no aeroporto pude perceber algumas características que acredito serem mais influencia do embarco econômico que os EUA tem contra Cuba do que pelo regime socialista. Muitos aviões antigos da época da União Soviética estão operando lá.
O Aeroporto não da para esperar muito. Bem nem nos do Brasil podemos. Depois que passei da imigração, peguei as malas e eles conferem antes de você sair e a sua mala é realmente sua através do comprovante de bagagem (isto acho ótimo) vem a parte de trocar dinheiro pela moeda local.
Se recomenda levar Euros pois Dólar existe uma certa restrição. Cuba tem duas moedas. O CUC que é moeda para turistas e também para itens que não são necessidades básicas das pessoas. E a moeda que o povo usa que é o Pesos Cubanos. Para você ter idéia 01 CUC vale aproximadamente 26 Pesos Cubanos. 01 Euro vale 1,25 CUC. E o Salário das pessoas em cuba varia de 15 a 25 CUC por mês. Uma refrigerante custa (latinha) para nos turistas de 01 CUC a 1,5 CUC. Prato de Lagosta em Havana paguei 10,00 CUC. 
Mas voltando ao assunto Cambio. Não adianta ficar procurando diferentes cotações de cambio. O governo controla tudo e as casas são dele. Ou seja troque e não adianta quere negociar. Eu fui trocar no andar de cima pois na parte de baixo aonde o pessoal desembarca estava muito cheio e com filas longas. E la em cima não tinha fila. Muito mais rápido.
Existem caixas eletrônicos e as casas de cambio trocam com você sacando de cartão de credito. Mas lembrem os cartões de credito do tipo travel Money não são aceitos em Cuba. Não funcionam principalmente máster card. Cartões de Bancos Brasileiros e Europeus funcionam e ai você pode sacar nos caixas eletrônicos se estiverem funcionando. Mas Máster mesmo de bancos Brasileiros podem não funcionar. Então leve Euro ou Dólar em Espécie. Cartão você pode levar mas não conte com ele. Poucas lojas aceitam ele. Hotéis em geral sim.
Bem depois de trocar dinheiro (tive problemas com meu travel Money) pegamos taxi e fomos ao Hotel.

Taxis em Cuba
Primeiro Taxi que pegamos


Em Cuba no aeroporto os preços são todos tabelados. A única empresa pertence ao Governo. Nas ruas hoje tem muitos taxis “privados” que a menos de 2 anos o atual presidente (Raul Castro) liberou estas pessoas para usarem seus automóveis como taxis. È uma forma deles ganharem em CUC o que rende muito mais que o salário que o governo paga. Os Taxis novos em geral todos pertencem ao governo e os caros antigos e alguns caindo aos pedaços são de pessoas. Muitos destes são da década de 40 e 50. Mas para quem não quer andar neste ande nos do governo que são novos.

Chegando no Hotel e Circulando pelas Ruas


No caminho do aeroporto para o Hotel já senti uma grande diferença nas ruas que é o baixo movimento de veículos pelas ruas. Bem era feriado mas tudo bem e outro detalhe que chamou atenção foi a ausência de painéis com os tão comuns comercias que tem espalhados por tudo. Os únicos que tem é falando sobre a Revolução algo que você se defronta o tempo todo e frases do estilo.  A chegada ao Hotel foi tranqüila mesmo estando em um hotel 3 estrelas não da para esperar uma qualidade dos hoteis como em outros países. O que já me impressionou logo que cheguei no Hotel foi o valor das refeições no Hotel. Muito baixo para o que estou acostumado mesmo no Brasil. Depois de se organizar e esperar todos chegarem fomos dar umas voltas para o centro de Cuba. Andar pelas ruas é tão diferente do que andar em ruas de São Paulo por exemplo. São em gerais limpas e você não sente a insegurança que sentimos no Brasil e outras partes do mundo.  Pegamos um taxi daqueles antigos mesmo e fomos ao Centro histórico.
O centro de Havana é semelhante a outros centros históricos da America Latina. A arquitetura colonial espanhola é marcante e com alguns traços como capitólio que lembra o Capitólio dos EUA.

Bem depois de jantarmos voltamos ao Hotel e para isto pegamos um taxi do modelo antigo década de 50 mas que foi totalmente restaurado. Se fosse no Brasil iria fazer maior sucesso.

Passeando por Havana


Uma maneira fácil e com ótimo custo para conhecer Havana é usar o ônibus turístico. Ele passa com grande freqüência custa apenas 5 CUC para andar o dia todo com ele e para nos principais pontos turísticos aonde você pode descer e pegar o próximo ônibus. E foi assim que fizemos. Cuidado apenas com galhos das arvores se você ficar no andar de cima. Alguns deles podem acertar vocês.

Charutos Cubanos


Os famosos Charutos Cubanos para quem é leigo no assunto pode comprar rato em lugar de um coelho. Na Rua por ser fácil de reconhecer turista em Hanava o tempo todo somos abordados por pessoas querendo vender charutos de “cooperativas” e dizendo que são bem mais baratos. Bem fomos conhecer uma destas “cooperativas” e quando começamos a entrar no Prédio eu já vi que não era nenhuma cooperativa como é comum em alguns países. Bem entramos no “apartamento” e a pessoa que falou que iria nos levar a “cooperativa” começou a trazer caixas de charutos sobre a mesa. Bem realmente as caixas eram das marcas famosas, até selos tinha...bem que estes estavam soltos e você mesmo poderia colocar em qual parte quiser da caixa... e deu uma explicação sobre como verificar a qualidade... Bem valor começava com 50 CUC mas chega a 40 CUC tranquilamente das melhores marcas. Claro que não compramos. Bem perto da li fomos visitar a loja da fabrica de charutos e os mesmos que estavam sendo vendidos a 40 CUC estavam a mais de 350 CUC e alguns ate acima de 40 CUC. E os mesmos em Varadero que foi ultimo destino estavam 25% mais caro nas lojas dos hotéis. Se você quer charuto apenas como suvernir compre os falsificados mesmo. Se você for aprecisador abra olho.

Pessoas em Havana

Bem ficamos apenas 2 noites em Havana mas foi o suficiente. Consegui conversar com muitas pessoas e mesmo tendo uma grande circulação de turistas o que modifica um pouco o perfil local das pessoas no quesito “exploração” não se compara a outras cidade. Mas o que mais me marcou foi espécie de falta de motivação das pessoas ou sem aquele desejo de ter um futuro diferente. Como praticamente todos nasceram dentro deste regime muda muito. È difícil explicar mas para a maioria é como se tudo tanto faz. Não vai mudar nada, não vão ganhar mais por isto. Quem lida com turismo pode ganhar mais se conseguir gorjetas. Mas para ganhar gorjeta normalmente a pessoa tem que ter um tratamento diferente. O que é raro acontecer.

Viajando para Isla de Juventud.


Depois de Havana fomos a isla de Juventud. O relato desta parte eu coloquei em meu blog também.


Volta da Isla de Juventud e viagem a Varadero


Bem depois de voltarmos da Ilha e o nosso voo ter sido mudado para noite o que gerou problema logístico pegamos um veiculo para levar nos ao Hotel. São apenas 130 km e como os voos da Isla a única opção é para Havana e voos regulares para o Brasil também saem apenas de Havana. Mas fomos lá... o motorista alem de não falar nada não conhecia o trajeto o que fez a viagem ser mais cansativa e demorada.... mas Chegamos.

Varadero


Varadero não é Cuba. Varadero é uma área internacional que o governo Cubano criou para conseguir moeda estrangeira para o país. A estrutura é muito parecida com Cancun mas eu prefiro Cancun que tem mais opções para fazer fora dos Hotéis. O mar é magnifico e os hotéis tem estrutura muito boa. São pequenas vilas. O atendimento em varadero é bem melhor que nos demais lugares que conheci. Para quem quiser passar uns dias a beira mar em um hotel com tudo incluso e não for do tipo que quer explorar muito o que tiver fora desta micro região vale a pena ir sim. Eu não voltaria mas é questão pessoal minha.

A volta

A volta para o Brasil pegamos um transfer que contratei em uma agencia do próprio Hotel. Bem mas o pessoal é um pouco SN (sem noção) pois estávamos em 06 pessoas e pegamos o transfer de madrugada para 06 pessoas. Bem chegou um auto com capacidade para 06 pessoas mas sem ter lugar para 06 malas. O motorista que é terceirizado falou que foi passado quer seriam 02 malas grandes e 4 pequenas. Mas o pequena para eles é como bolsa de mão. E pela quantidade de ligações que estava fazendo pude perceber que não foi ele que foi contratado mas sim outra pessoa que passou para ele... e também não era da operadora de turismo de Cuba. OU seja um passa para outro..bem mas ele foi ótimo pois conseguiu outro automóvel apenas para levar nossas malas (claro que tivemos que pagar por isto) e durante a viagem contou muito sobre o país e lugares que passamos. Me impressionei com o Hospital que ainda hoje tem mais de 1.000 pacientes de Chernobyl internados em uma espécie de vila em Cuba.

 Qualquer duvida me escrevam 

jonasschwertner@hotmail.com 

Jonas Schwertner

Um comentário: