Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Intercambio em Dublin na Irlanda


Intercambio em Dublin na Irlanda


Eu já escrevi um artigo sobre estudar e morar fora que este neste link:


Mas muitas pessoas estão buscando informações sobre a Irlanda. Eu fui algumas vezes apenas a Turismo mas conheço pessoal que trabalha com intercambio para Irlanda. Então vou postar as minhas informações sobre o País e também informações que pesquisei e me foram repassadas.


Sobre a Irlanda

Irlanda ou Éire (no idioma gaélico, segunda língua oficial do país junto do inglês) é um país localizado em uma ilha do continente europeu, geograficamente posicionada ao lado do Reino Unido e conhecido por suas paisagens incríveis, seus milhares de pubs, por ser a terra dos leprechauns (duendes da sorte) e por ser berço do U2, uma das bandas mais famosos do mundo. O país oferece o ambiente perfeito para o aprendizado da língua inglesa, juntamente com a oportunidade de conhecer diversos
países da Europa.
               DUBLIN Cortada pelo rio Liffey, Dublin é a charmosa capital da Irlanda, uma cidade que reúne as características de uma grande metrópole (com seus shows internacionais e vida noturna agitada) e de cidade pequena (por não ser necessário táxi ou ônibus para ir a diversos lugares e poder fazer isso com segurança, uma vez que, nem a Garda - como é chamada a Polícia local - usa armas).
 
Visto
 
               Para quem for estudar até 12 semanas não é necessário visto. Quem for estudar mais precisa de um. Ficando até 3 meses você não tem o direito de trabalhar. E se for pego é deportado. 
 
Então se você precisa ou quer trabalhar e pretende ficar mais de 3 meses recomendo que já contrate um curso de um ano acadêmico (25 semanas de aula e 25 semanas de férias), que lhe dará o direito de trabalhar legalmente 20hs por semana enquanto estiver estudando e 40hs por semana no período de férias. O salário mínimo é de 8,65 euros por hora, mas isso pode variar conforme o trabalho e a função. O salário esta diretamente ligado ao seu trabalho e este ao seu nível de inglês. Tem pessoas que fazem alguns trabalhos informais e acabam recebendo menos que isto e outros mais. 
O visto referente a um ano acadêmico é retirado no escritório da Imigração em Dublin. No dia será exigido que você apresente comprovação de ter um seguro de saúde governamental valido pelo período do curso (saiba mais abaixo), de ter 3 mil euros depositados numa conta bancária na Irlanda (esse valor poderá ser retirado após a comprovação). O visto custa 300 euros, que deverão ser pagos no momento da obtenção do GNIB (Garda National Immigration Bureau). Vale lembrar que para retirada do visto o passaporte não pode estar próximo de vencer, tem que haver validade superior ao curso contratado.
VALOR NECESSÁRIO
É Orientado ao estudante trazer um valor a mais, pois estes 3 mil ficarão parados em torno de 30 dias, até que o processo do Visto (GNIB) se conclua.  O valor médio necessário gira em torno de 800 a 1000 euros, pois será nas primeiras semanas que o aluno irá negociar a vaga ou apartamento onde irá morar em caráter definitivo, após a saída da Acomodação temporária (adquirida no pacote oferecido).
Dica:
Se você não esta seguro com questão do dinheiro leve Cartão Pré pago e deixe autorizado para algum familiar fazer recargas de urgência.  Tenho dicas sobre assunto em meu blog também.

SEGURO GOVERNAMENTAL
O Seguro Governamental, é um seguro saúde/de vida exigido para a obtenção do visto de 1 ano, entretanto ele cobrirá diretamente apenas as emergências. No caso você necessite de consultas, exames e internação, o Governo apenas subsidia esses tratamentos, o que representa que você terá que pagar por esses serviços. O valor de uma consulta com receita médica emitida pelo Médico varia de 80 a 150 euros em média.
Seguro Saúde
Uma dica é fazer seguro saúde de um ano. É uma segurança que vocês tem e vale a pena.

ACOMODAÇÃO
Para que sua entrada no país seja tranquila, você precisa ter uma carta de acomodação para apresentar na imigração caso lhe peçam. Existem Student House, em Dublin, que ficam próximo à maioria das escolas e do centro de Dublin. São apartamentos todo mobiliados com dois quartos, cozinha, sala e banheiro. O apartamento é para no máximo seis pessoas. Há computador com acesso a internet e rede wireless. No pacote não estão inclusas as refeições, mas a cozinha é toda equipada para quem sabe cozinhar é uma ótima economia. Quem não sabe aprenda.  Em Geral as pessoas reservam 01 mês nestas acomodações e logo quando chegam procuram lugar mais econômico para ficar. Ou continuam nestas.
  
TRAMITES BUROCRÁTICOS
Logo que chegar vocês tem uma serie de assuntos burocráticos para resolvem. Quem contrata uma empresa de intercambio em geral eles já resolvem tudo. Estes tramites são documentação para obtenção do visto, acompanhando até a escola, ao banco para a abertura da conta e na retirada do PPS/Carteira de Estudante.

VALORES CURSOS
 Os valores dos Cursos variam conforme a escola que você escolher. Elas tem diferentes métodos de ensino e isto pode influenciar fora o nome. Importante que todas sejam certificadas.

PASSAGENS AEREAS
As passagens aéreas para quem for ficar até um ano tem que já sair do Brasil com a volta marcada. Não vale a pena comprar apenas ida pois sai mais caro.
VIAJAR PELA EUROPA DURANTE INTERCAMBIO
 Se você for bem organizado vai poder conhecer muitos lugares a um custo baixo. Não em viagens longas mas em bate voltas dos dias que não tem aula (e se coincidir com dias de folga do trabalho) e planejar com Muita Antecedência vai encontrar ótimas promoções de voos que saem de Dublin aonde é a sede da Ryanair. Esta antecedência deve ser 6 a 3 meses antes pelo menos para conseguir algo bem mais barato. E tem a opção de usar as férias para dar um tour antes que termina os 12 meses.

Se alguém tiver duvidas ou quiser indicação de empresa de Intercambio me escrevam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário