Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lado Anti Social dos Smartphones e Facebook nas Viagens


  Lado Anti Social dos Smartphones e Facebook nas Viagens


Eu já viajo a muitos anos. E um dos principais motivos que eu comecei a viajar ficar hospedados em hosteis foi pelo motivo de conhecer pessoas. A área comum dos hosteis era sempre cheia e era até engraçado pois todos já sabiam décor como seria o inicio das conversas. “ Ola tudo bem? Como se chama, de onde vem, já conheceu quantos países, qual seu roteiro...ja esta viajando a quanto tempo... “ Era o quebra gelo que alguns já sabiam décor.... A quantidade de Hosteis era muito mas muito menor que tem hoje. No Brasil eram raros e se você falava em “Albergues” ou “Mochileiros” as pessoas olhavam com certo “Medo” para você pensando que você fosse algum marginal.
Bem os anos se passaram e este “estilo” de viagem se popularizou pelo Brasil graças principalmente as ferramentas de comunicação em especial a Internet. A procura pelos hosteis aumentou e alguns se adaptaram ao que os Mochileiros estavam buscando. Muitos já começaram a melhorar ponto de encontros com Pubs dentro dos Hosteis. È muito bom você depois de um longo dia sentar em um Pub para beber algo e jogar conversa fora com outras pessoas.
Os Mochileiros menos experientes ou aqueles mais tímidos até estes entravam na conversa. Não apenas nos Pubs mas também na áreas comuns.
Sabe é engraçado que conforme os anos foram passando cada vez mais comum as pessoas marcarem pela net de se encontrar em alguns hotéis para fazer mesmo roteiro. Muitos já ofereciam alguns computadores para você acessar e mandar noticias e ver as noticias e tudo mais. Mas como tudo a internet foi evoluindo e começou a onda de viajar ou não com “Laptop” ou como mais conhecido no Brasil “Notebook”. Ao mesmo tempo foi surgindo e popularizando a internet sem fio por wireless. Em uma evolução os laptop se popularizaram assim como a internet sem fio também e já com isto comecei a sentir a diferença em muitas viagens.
A Diferença que senti é que cada vez mais comum nas áreas próximas ao roteador estava cheio de pessoas com seus Notes conversando pelo Messenger ou outras formas e desta forma já iniciou uma forma de “anti socialização” das pessoas nos hosteis. Mas pouco notável.  
Mas a “evolução não parou.... e ela venho para facilitar muito a vida das pessoas.. E o maior passo neste sentido foi com smartphones aonde a pessoa pode usar a net e se comunicar em qualquer lugar. Junto com isto a popularização do Facebook que se recordo em 2008 praticamente ninguém tinha. Mas a união desta febre que é o Facebook mais a expensão tecnológica e facilidade para acessar a net melhorou o que eu mais vejo nos hosteis eé a grande maioria das pessoas sentadas acessando e conversando com outras mas pela net. O Contato pessoal cada vez esta reduzindo. E aquela propósito que se divulgava e as pessoas falavam a vamos ficar em Hosteis para conhecer mais pessoas esta se reduzindo assustadoramente.
È um tema que eu poderia falar muito. Mas muitas vezes nem percebemos que isto acontece. Viajar não é apenas tirar fotos e postar no facebook. E também conhecer as pessoas viver a viagem. Pensem nisto.


Jonas Schwertner 

2 comentários:

  1. Ótima matéria Jonas!Concordo plenamente com vc, tem pessoas que só se preocupam em tirar fotos e nem conseguem ver a beleza que o lugar tem de verdade, de como as pessoas vivem, ver sua cultura.

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo! "Viver a viagem"!! Poucos fazem isso. Parabéns pela matéria Jonas.

    ResponderExcluir