Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Viagem ao Cairo


DICAS VIAJAR AO CAIRO 


As Pirâmides sempre foram um sonho para mim. Acredito que não apenas para mim, mas também para muitas pessoas. Eu sempre via o Egito como um lugar distante. Difícil de alcançar mas comecei a pesquisar e ver que é mais fácil conseguir viajar para lá que eu pensava. E foi assim que fiz, planejei e fui com um grupo. Hoje já foram 7 vezes que eu estive no Cairo. E pretendo voltar mais vezes. E com esta experiência que eu tenho das minhas viagens vou tentar descrever aqui para dar dicas a quem quiser ir.

A Primeira Impressão do Cairo.

A atual capital do Egito Cairo é a maior cidade do continente africano. Pelas estatísticas ela tem em torno de 7.000.000 habitantes mas se somar com as cidades metropolitanas chega a 24.000.000. Organização não é algo conhecido nesta mega metrópole. O transito é um verdadeiro caos e uma aventura para muitos. Quem acha que quem dirige em São Paulo e ou no Rio tem que ser bom não chega nem próximo ao que é ter que dirigir no Cairo. Mas isto tudo é a cara do Cairo. A primeira impressão para muitos não é das melhores. Mas eu aprendi a andar e viver neste meio e gosto de lá.
Venha para Cairo com mente aberta, evite criar grandes expectativas e busque conhecer o Maximo e principalmente entender o por que de cada coisa.



O que visitar no Cairo?


A maioria das pessoas vem para o Cairo para visitar as Pirâmides de Kèops, Kéfren e Miderinos e a Esfinge. Mas estes atrativos ficam na cidade de Gizé que é cidade metropolitana ao Cairo. ( Na verdade você nem nota quando sai de uma para outra). O melhor é visitar estes lugares logo pela manha. Pois a tarde fica muito quente. Em meio dia se conhece isto tudo. Entrar dentro da pirâmide não vale a pena. Hoje apenas uma esta aberta para visitação. Você vai descer em um túnel de 60 metros de comprimento a uma altura de 1,5 m e entra em uma sala “vazia” de 2X2. E não pode tirar fotos. Em minha opinião não vale a pena.


Algo que as pessoas costumam visitar quando estão saindo das pirâmides são as “fabricas de essências” que na verdade são lojas que vendem as essências egípcias. Elas não tem uma fixação boa. E para quem quiser comprar compre essência que não seja imitação de perfumes. Pois neste caso compre perfume em outro lugar.
Museu de papiros tem muitos..na verdade são também lojas que mostram como se faz... e o objetivo é comercializar. Tem alguns muito bonitos mas depende de você querer pagar o valor. Eu evito ir. Se você quiser comprar papiro para dar de presente tem muitos de baixa qualidade que vendem na rua e no mercado (negociam 30 a 40 por U$:10,00). São Bonitos também. Coloque em uma moldura e pronto.
O Museu do Cairo é algo que eu adoro. È muito grande. Em geral os passeios ficam meio dia la dentro. Mas você vai ver uma pequena amostra de tudo que tem nele. Cada vez que eu vou visito uma parte ou observo peças diferentes. Ganhei em uma das vezes que eu fui um livro que é muito bom. E recomendo se você quiser saber mais compre um livro sobre o Museu. Detalhe que dentro do museu você não pode tirar fotos. A maquina você entra no pátio do museu e ai tem que deixar em um guarda volume.

A cidadela de Saladino e a Mesquita de Alabasto é algo que vale a pena visitar. È muito bonita e impressionante pelas dimensões. Vale a pena ir até la e conhecer.

Rio Nilo, uma experiência que todos devem ter é fazer um jantar com mini cruzeiro (02 horas) pelo rio. E assistir as apresentações de Dança e Musica. E também ver as margens do Rio Nilo com os prédios a noite iluminados parece outra cidade.
O Cairo é outra cidade a noite. Devido ao clima até algumas obras as pessoas trabalham a noite. Comercio parece que tem mais movimento a noite que durante o dia. Principalmente no verão.
Gran Bazar Khan Al khalili é um paraíso para quem quer comprar suvernirs no Egito. Ele fica aberto até madrugada. Pela manha as lojas começam a abrir as 09:00 da manha. Ele é muito grande. São kilomentros mas a variedade de produtos é pequena. Você anda algumas quadras e já se repete tudo. Mas o segredo é sempre negociar bem e ter dólares trocados e guardados em lugares diferentes. Evite entrar dentro de lojas pequenas. Apenas quando tiver certeza que vai comprar o produto. E media de desconto é de 50% do valor original. Se você for como eu tiver uma cara de Europeu até 75% tranquilamente.

Estes atrativos acima são os principais e mais comuns que você em 2 dias consegue visitar tranquilamente. Mas quem quer conhecer mais lugares tem outras opções:

Bairro Copto aonde se encontra igrejas e ate sinagogas.
Cidade dos Mortos é um cemitério aonde vivem hoje cerca de 5.000 pessoas nos Mausoléus de algumas famílias isto quando não constroem uma casa sobre as tumbas.
Mênfis a antiga capital do Egito hoje é um sitio arqueológico. Se você tiver mais tempo vale a pena conhecer. Vai gastar ao menos meio dia dependendo o transito.

Alem destes tem mais. São aproximadamente 1.000 mesquitas antigas fora as novas, praças, avenidas, prédios públicos..etc. Se você quiser passar uma semana apenas no Cairo vai ter o que ver todos os dias. E cada dia é uma experiência nova.


Hospedagem no Cairo

Não apenas no Cairo mas isto é valido para todo o Egito. Eu classifico os hotéis em 2: Ou é Luxo ou é Lixo. Ficar em hotéis abaixo de 4 estrelas não vale a pena e o custo deles é baixo.

Higiene


Este é um assunto bem complicado. Não espere muito disto. E acredite não vai ter muita opção. Ou seja se você tiver grande sensibilidade vai prevenido com remédios se precisar.




De que forma conhecer os pontos turísticos?

O mais fácil é você já sair do Brasil  com tudo certo. Idioma eles falam vários principalmente se for para vender para você. Mas outra opção é você chegar la e procurar uma agencia local. Lembre sempre negocie. No aeoporto vão ter muitos querendo vender. Depender de transporte publico é complicado e taxi (maioria dos taxistas não vala outro idioma) também é. Eu já peguei muito taxi mas em geral apenas para chegar em lugar especifico. Sempre tenha em mãos cartão do Hotel.


Sobre Segurança no Cairo
ao fudo meus seguranças em uma das viagens

Nos vimos pelos canais de comunicação no Brasil muita coisa sobre a situação do Egito e do Cairo. Eu estive presente em vários momentos dos problemas que eles tiveram desde o mês de Janeiro quando começou até este ano em janeiro nas eleições que foi minha ultima ida até o Cairo. Os turistas em geral são muito bem protegidos pois todos eles sabem da importância do turismo para futuro. E em geral os problemas mais graves acontecem longe das áreas turísticas. Quando tem as manifestações na praça Tahrir acontece mais que os pontos turísticos ficam fechados. Ou seja você acaba ficando nos hotéis. Mas quanto a risco da integridade é tranqüilo.

Sobre visto para entrar Egito


Quem tiver passaporte brasileiro pode tirar o visto na entrada. Ele custa U$:15,00 (mas pode mudar) e você compra e cola quando chega no Aeroporto. Quem tiver passaporte de outros países tem que ver se não precisa tirar antes de chegar e pode pagar valores mais caros.

link http://www.jonasschwertner.com/2013/06/visto-para-egito-egypt-visa.html


Qualquer duvida me escrevam.

Se quiserem viajar ao Egito me escrevam que eu vou todos os anos.




Jonas Schwertner

Nenhum comentário:

Postar um comentário