Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dicas Croácia - Relato viagem

Relato Mochilão pela Europa – Croácia

Quando eu montei o meu roteiro para o Mochilão muitos me perguntaram por que passar 8 noites na Croacia passando por 4 cidadades. Eu falei que vale a pena.

Como estávamos em Montenegro e a ultima cidade em que estivemos foi Kotor ficou fácil. Contratamos o serviço de van do próprio hostel que deixou nos na entrada da cidade velha de Dubrovnick  que foi a primeira cidade da Croacia.

01º Cidade Dubrovnick

Passamos na imigração que foi bem tranqüila nem saímos da van. E seguimos para Dubrovnick. Ficamos hospedados dentro da cidade antiga. A cidade é muito bonita mas uma das mais caras da Croácia devido ao grande numero de Cruzeiros que ali param. A moeda é kunas e vocês tem que prestar atenção com o cambio. Pois as vezes pagam pouco pelos euros e dólares ou você esta pagando muito caro pelas coisas.

Para dar exemplo uma cerveja em um restaurante em Dubrovnick pagamos 30,00 kunas e a mesma cerveja em Zagreb pagamos apenas 13,00 kunas. Mesma marca e tamanho de copo. Bem mas a cidade é muito bonita. Passamos 2 noites e valeu a pena. No primeiro dia andamos sobre as muralhas da cidade. Pagamos 70,00 Kunas mas valeu muito a pena. A vista é muito bonita. Depois claro que exploramos as ruas da cidade.

O segundo dia o tempo não estava dos melhores... mas fomos fazer passeio para ilha de Otok Lokrum. Tem barcos de hora em hora para La e vale a pena passar meio dia La. Tem trilhas e um forte no topo da ilha com uma vista muito bonita.

Na parte da tarde boa parte do grupo subiu com o teleférico já no continente para ter vista da cidade de outro ângulo alguns foram explorar museus e outros apenas circular pela cidade e pelo lado de fora das muralhas... eu circulei pelo lado de fora das muralhas.

Neste dia também já tinha comprado as passagens para Split que seria nossa próxima cidade na Croácia. È bom comprar as passagens de Bus pelo menos 1 a 2 dias antes para garantir o horário em que você quer ir. Pelo menos quando se vai em grupo.

02º Cidade Split

Bem acordamos cedo e pegamos o ônibus para Split. Foram algumas horas andando em uma rodovia costeando o mar azul e transparente cheio de curvas e a pista não era duplicada. Os ônibus são tranqüilos. O conforte é compatível pela distancia. Foram cerca de 4 horas de viagem e uma das surpresas pois tinha dois caminhos é que passamos por uma pequena região que pertence a Bósnia Herzegovina. O ônibus parou na cidade, tomamos bom café (pois até então apenas café turco sem ser coado) e fizeram algumas compras e tirarmos fotos. Foram dois controles de fronteira que passamos sem ter os passaportes controlados.  Mas seguimos a viagem. Quando chegamos em Split fomos ao Hostel e depois almoçamos e fizemos um pequeno passeio pela cidade. A cidade é bonita também. Tem muita historia mas ela é grande ponto de partida para passeios para algumas ilhas. E nos também fizemos o mesmo.

Passeio pela ilha de Hvar

Compramos já no 01 dia saindo pela manha passagem com o ferry para ilha de Hvar que fica a 2 horas aproximadamente. A viagem é tranqüila e da para aproveitar a viagem e também admirar a “beleza local” e observar os outros turistas. Depois que chegamos na ilha pegamos um ônibus que estava mais que lotado para chegar a cidade. A “cidade” é bem pequena mas muito bonita. Caminhamos por ela, fomos até uma pequena praia (não de areia mas uma espécie de cascalho), algumas corajosas entraram na água e depois fomos almoçar. Tem muitas opções de você contratar um veleiro e dar voltas. Não fiz por que não tinha tempo disponível mas se em uma próxima eu voltar certamente vou fazer. Depois do almoço dos 14 que estavam no grupo apenas 6 toparam em subir o pequeno moro para visitar o castelo da ilha que é o principal atrativo da mesma. A vista de lá é impressionante, alem da própria beleza do castelo.  Bem depois de muitas fotos retornamos e para voltar ao ponto para pegar o ferry conegui negociar com um taxi mesmo valor que pagaríamos de ônibus já o segundo concordou mas depois queria mudar a negociação. Preferimos ficar esperando 30 minutos na fila que pagar mais. A questão não era quanto a mais pagar mas pela falta de palavra do mesmo. E depois ele tentou desesperadamente com outros passageiros levar para o porto mas em vão.  A volta com o Ferry foi tranqüila quase todos dormiram proporcionando fotos incríveis e inesquecíveis..

A noite em Split saímos em busca de algum pub em plena segunda feira. Encontramos alguns turistas perdidos mas nada de mais.

03º Cidade Zadar

Novamente pegamos ônibus com destino desta vez a cidade de Zadar. A ultima cidade a beira mar que ficaríamos na Croácia. Pegamos novamente o ônibus e seguimos até Zadar. A viagem foi tranqüila pegamos uma rota que vou andando pelo litoral ao invés de uma rodovia direta. Mas a paisagem vale a pena. Chegamos na rodoviária de Zadar e logo fomos recepcionados por uma daquelas vendedoras de hotéis, taxi, passeio e tudo mais...até conseguirmos se livrar dela e pegar o Bus para o centro da cidade. Também ficamos hospedados dentro da cidade amuralhada. Para visitar apenas a cidade um dia seria suficiente mas ficamos 2 noites justamente para fazer passeio pelo Parque nacional Plitvice. Este passeio da para fazer a partir de Zagreb também  mas como já estaríamos ai aproveitamos. Em Zadar alem da cidade antiga o que não da para perder é o por do sol e andar no final da tarde pela orla. A noite preparamos no hostel um jantar.

Parque nacional Plitvice

As Cachoeiras de Plitvice era o ponto mais esperado da viagem pela Croácia e realmente fazem jus mesmo pela beleza. E não é a toa que são tombadas pela UNESCO. Pegamos um passeio (tem muitos) pagamos equivalente a 35,00 euros por pessoa para levarem La e trazer de volta. Mais 100,00 kunas pelo ingresso (valor para tarifa de grupo). Estudantes tem desconto e se você for com menos de 12 pessoas paga 110,00 kunas. Mas vale a pena. O parque é muito grande e as fotos parecem cartão postal. Não tem como saírem feias. A estrutura do parque é boa. Apenas não espere muito dos restaurantes que na verdade servem mais lanche. Fomos no meio da semana e em baixa temporada e mesmo assim tinha muitas pessoas...no verão ou seja de julho a agosto deve ser o inferno de tantos turistas.  E no inverno Europeu também não deve ser muito bom ir. Mas se tiverem oportunidade não pensem duas vezes. Vale a pena sim.

Na volta para o Hostel todos dormiram. E foi nossa despedida de Zadar.

04º Cidade Zagreb capital da Croácia

Zagreb é a maior cidade da Croácia, turisticamente falando não tem muito o que visitar mas é ponto que muitos precisam passar para viajar e circular pela Croácia. De Zadar a Zagreb foi o ultimo trajeto que faríamos de ônibus. Depois pegaríamos apenas trem. Zagreb foi mesma maneira que as outras cidades. No dia em que chegamos fomos direto para o Hostel e depois almoçamos e em seguida fomos fazer um pequena caminhada pelo centro histórico. O dia estava bonito e a previsão para o dia seguinte não era das melhores. Uma parte foi para Shoping fazer compras e outras voltaram para Hostel. Andamos e era feriado religioso no dia. Mas aproveitamos para visitar praticamente tudo. Estava bem tranqüilo por causa do feriado. A cidade não é das mais bonitas mas vale a pena passar um dia todo La.. nos passamos 2 noites ou seja um dia e meio.
A noite aproveitamos para sais mas como toda a Europa começa cedo e termina mais cedo ainda. Mas se puderem ir final de semana aproveitem que tem muitas opções principalmente para quem gosta de pubs. No dia seguinte eu fui comprar as passagens de Trem para o pessoal. E como era previsto começou a chover forte. Zagreb tem muitas opções de museus então algumas pessoas aproveitaram isto e a grande maioria foi para Shopings. Eu e mais 2 pessoas não saímos por causa da chuva tirando que gastei a manha para resolver as questões do dia seguinte. Fomos almoçar e compramos uma carne em um mercado. A mulher que atendia olhou para nos e falou “vocês estão falando português do Brasil. Eu não entendo mas reconheço”. Ela falou que tem muitos brasileiros que vão La a negocios e a trabalho.

Valeu a pena ter conhecido Zagreb. E valeu mais a pena conhecer a Croácia. Eu recomendo a todos que queiram ir para la. Se alguém tiver duvidas podem em escrever ou me adicionem no facebook.