Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Monte Sinai ou Monte Horeb ou Jebel Musa


Eu recordo da primeira vez que eu subi o Monte Sinai fiz muitas pesquisas e encontrei poucas informações e poucas fotos. Hoje já tive a experiência de subir 07 vezes ele e quero subir mais quantas eu tiver oportunidades. E por saber que pessoas que querem subir pela primeira vez como eu também buscam mais informações estou escrevendo esta postagem com dicas.


Que horário se sobe?

Sempre de madrugada. De dia fica muito quente e nem os beduínos sobem. Para vocês terem idéia eu já cheguei La em cima pegando -10ºC as 05:30 da manha e as 08 quando eu estava quase La em baixo já estava 28ºC...

Itens que temos que levar:

Lanterna, não tem como subir sem lanterna. Água tem para vender durante o caminho mas é bom levar pelo menos 2 garrafas.
Comida: Barras de cereais também é bom ou chocolate para repor energias. Não leve muito.
Calçados tem que ser confortáveis e que não derrapem. Lembre que vão andar sobre trilhas de terra seca e pedrisco e parte de pedras. Se forem em Janeiro e fevereiro pode ter gelo sobre o ultimo km.
Bastões: Eu acho inútil levar. O terreno é muito irregular e pelo solo ser duro a ponta não fixa ou seja ele não vai servir como 3º braço. E outra para você voltar vai ser complicado no voo.
Roupas: Em qualquer época é preciso levar roupa para frio. Até no verão eu já subi e peguei de madrugada temperaturas ente 0ºC e 10ºC. Lembrem que não adianta colocar 2 calças apenas se for fácil tirar uma na descida. Pois durante a caminha de subida seu corpo vai soar e muito. Quando você parar este suor vai gelar. Eu sempre levo um casaco que subo com ele aberto e cachecol. Luvas levo apenas em janeiro quando é bem mais frio.

Qual a distancia para se chegar ao Topo?

A primeira pergunta das pessoas qual a real distancia para se chegar ao topo. Bem são 6 km para subir e mais 6 para descer. Ou seja 12 km ao todo. E não tem como fazer de automóvel ou outro meio mecânico. Para quem quer subir os primeiros 5 km você pode subir de camelo.

Qual a altitude do Pico:

São 2288 metros acima do nível do mar. Ou seja quem diz que teve problemas de respiração por causa do “ar rarefeito” pode desacreditar. Foi falta de preparo físico da pessoa ou problemas respiratórios dela. Nesta altitude o ar ainda é normal.



Opções para Subir?

Bem existem apenas 2. uma você sobe de camelo os 05 primeiros km e o restante a pé pela famosa escadaria de pedras (sem corrimão) e ou sobe os 6 caminhando.

A caminhada pelos 5 primeiros km é tranqüila para quem tiver preparo físico. Se você é do tipo que até para ir na padaria da esquina pega um automóvel esqueça que vai agüentar. Muitos querem fazer com penitencia subir caminhando mesmo sabendo que não tem preparo físico. Mas eu digo é muito pior você tentar subir e não conseguir por falta de preparo do que nem tentar. A sua frustação vai ser grande e quando começa o horário de descida ninguém mais sobe. Apenas descem. Ou seja já era a subida. Se você sabe que vai para lá comece a se preparar antes. Faça longas caminhadas não precisa ser todos os dias e também não adianta apenas um mês antes.

Subir de Camelo: Bem o camelo tem a comodidade de você não fazer esforço. O camelo não vai sozinho. Sempre tem um beduíno que vai puxando o mesmo. O camelo é muito seguro. Agora quanto a conforto não da para esperar muito. Para quem é magro é mais fácil pois as celas são estreitas. Para subir é tranqüilo para homem. Mas para descer não é aconselhável.
Quem sobe de camelo vai descer no “camelodramo” que é o ponto aonde eles param. Tem vários cafés La que vocês podem entrar e ficar aquecidos e tomar um chocolate quente.

A Escadaria de Pedra o ultimo km

Esta é a parte mais difícil para quem sobe o Sinai. Para quem tem um bom preparo físico é um pouco de paciência mas é tranqüilo. Para quem não tem e já precisou subir de camelo e lento e complicado. Para quem teimou em subir caminhando sem ter condição física pode ser o fim da subida e já retorno para descer.
Não existe curimã e nada.E na região do Sinai não tem atendimento hospitalar. Tem um posto de saúde que eu visitei outubro do ano passado e nem kit de primeiros socorros eles tinham. E muito menos médicos. Lugar mais próximo fica em Israel que da mais de 2 horas de automóvel e fora o tempo de passar pela imigração.

Qualquer duvida me escrevam


Nenhum comentário:

Postar um comentário