Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pantanal Relato de Minha Viagem


Apesar de que ja faz um ano que eu estive no Pantanal e Bonito e ja tenha postado meu relato em alguns foruns de viagens vou postar também em meu blog.


Vou dividir em duas partes a 1º Falando do Pantanal. 


Já fazia alguns anos que eu queria conhecer Bonito e Pantanal. Sempre via na TV e em revistas imagens que chamavam atenção, Mas como eu morava relativamente próximo (oeste do parana) sempre deixava para outra vez. Tive que me mudar para são Paulo para realizar esta viagem. Também eu acreditava que o lugar fosse grandes coisas. Mais um lugar para pessoas que nunca tiveram ou quase não tem contato com natureza, animais, cachoeiras. Mas queria conferir para ver o que eu realmente achava.
Como de costume sempre faco minhas viagens usando como principal ferramenta de pesquisa a internet. Li algumas dicas de viajantes principalmente quanto ao que se pode fazer e aproveitar nesta região. Gosto de ver mapas, fotos e tudo mais para me organizar na parte de deslocamento entre cada lugar, ouvir a opinião de muitas pessoas sobre cada atrativo pois gostos mudam muito e assim consigo formar uma ideia melhor do lugar.

Comecei pesquisando por Bonito. Encontrei muitos sites querendo vender passeios e dando comentários sobre cada atrativo. E todas as informações eram semelhantes. Eu gostei e encontrei muitas informações completas sobre os passeios e atrativos em Bonito pelo site do Hostel de Bonito(www.ajbonito.com.br) aonde eu queria ficar hospedado. Mandei e-mail e a resposta chegou no dia seguinte. O bom que no hotel tem desde opção de quarto coletivo a casal. E resolvi ficar la mesmo. E também eles me passaram muitas informações sobre Pantanal que também era meu objetivo conhecer. Como estaria la por que já não aproveitar tudo.

Depois das pesquisas vi que precisaria ficar pelo menos 2 dias inteiros no Pantanal fora o dia da chegada e da partida e em Bonito como eu não tinha intensão de fazer todos os passeios 3 dias mais dia da chegada e partida.

Como eu sai de SP tive que ir ate Campo Grande e no dia seguinte partir para Pantanal. (foi minha opção começar por la). Para quem quiser ir vale a pena comprar de 15 a 30 dias antes se não for em feriado passagem de avião que sai praticamente mesmo valor que passagem de ônibus executivo. Como eu não estava no Brasil acabei perdendo este prazo e ai era inviável ir de avião. Fui de ônibus mesmo. Longas 15 horas. Cheguei no dia seguinte na rodoviária e já fui recepcionado pela equipe do Hostel que tem um escritório la dentro. Comprei passagem para dia seguinte para ir para Pantanal, peguei as ultimas informações do Hotel Fazenda (Lontra Pantanal Hotel) que eu ficaria e fui descansar no hotel.


No dia seguinte acordei e fui a rodoviária. De la foram 4 horas de viagem ate o ponto aonde pessoal do hotel nos buscaria. Depois mais 15 minutos de camioneta e la estávamos a margens do rio Miranda em pleno Pantanal. A paisagem e como vemos na TV mesmo. Eu estava em final de janeiro inicio de marco. Baixa temporada devido ao período da piracema. Logo após a chegada fomos recepcionados, descansei um pouco no quarto e final da tarde fui pescar piranha. Não sou fã da pesca mas foi divertido. O recepcionista do Hotel explicou como fazer para retirar as piranhas do anzol mas maioria ele mesmo tirava. Eles usam as piranhas para fazer alguns pratos típicos da região que seriam servidos a noite para hospedes. Alias o jantar e muito bom no hotel e já esta incluso no pacote que peguei.

Uma coisa importante que já no primeiro dia você percebe e não deve esquecer são repelentes. Tem bastante insetos la.


O dia seguinte acordei tomei um ótimo café da manha e fomos fazer passeio de barco subindo o rio e pescar um pouco. Cada cenário que passamos era incrível. Pude tirar muitas fotos. E realmente o que vemos na TV quanto as aves, jacarés e assim mesmo. Tem muito jacaré. Chegávamos bem próximos a eles ate que fugiam. Depois começamos a pescar. Ate eu que não sou pescador pesquei vários. Mas de 08 apenas um ficou o resto devolvemos ao rio devido ao tamanho. Voltamos para o almoço no hotel e a tarde não estava muito a fim de fazer outros passeios ai fiquei descansando no hotel. Mas no final da tarde acabei adorando a ideia em fazer um passeio de barco rio a baixo para ver se vijamos alguma onça. Bem navegamos um bom tempo e não vimos nenhuma mas o passeio e a paisagem valeram muito a pena. No retorno me diverti vendo um grupo de turistas japoneses pescando piranhas no mesmo ponto que eu havia pescado dia anterior.

A noite depois do jantar tinha um passeio de focagem de animais. Mas não tive vontade em ir pois pelos relatos que vi observa mais os olhos e jacarés. E jacarés eu já estava satisfeito com o que eu vi durante o dia. Claro que deve ser uma ótima experiencia mas eu queria e mais descansar pois tinha chegado a 2 dias de uma viagem a trabalho de quase 30 dias.


A manha seguinte começou com um ótimo café da manha, o calor já começa cedo também mas nada melhor para afugentar o calor que fazer alguma atividade na água. Fiz passeio de barco e desci o rio com boia. Isto no rio Miranda. O mesmo que no dia da chegada eu pesquei piranhas, o mesmo que no meu segundo dia vi diversos jacarés as margens. E eles continuavam la. O guia apenas antes do passeio recomenda que qualquer pessoa que tiver um ferimento sangrando não e recomendável fazer pois as piranhas sentem o sangue na água e podem estar com fome.... bem não foi o meu caso e adorei o passeio. O barco as vezes sumia da vista pois o guia estava pescando em quando eu guiava minha boia rio a baixo. Passei mais de uma hora nas calmas águas do rio Miranda. Quando voltamos ao hotel tomei um bom banho pois as águas estavam barrentas e esperei pelo almoço.

A tarde depois de um bom almoço nada melhor que dormir um pouco...ficar no quarto com ar condicionado. Agora o que eu sentia falta e de internet e nem meu celular não tinha sinal. E você realmente fica isolado la. Chegou horário pessoal me chamou para dar um passeio de barco rio a baixo. O objetivo era ver onça (eu não tinha ido ao pantanal com esta expectativa)...o guia contava muitas historias que chegava a ver 6 em um dia... bem ate eu que não sou especialista sei que cada uma tem um território...mas tudo bem. Não vimos nenhuma mas o passeio valeu muito a pena.


No Dia seguinte parti para Bonito..

Qualquer duvida sobre Pantanal me escrevam 


Jonas Schwertner

Nenhum comentário:

Postar um comentário