Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Viagem ao Egito

Egito


O Egito sempre foi um sonho para mim desde criança. Acho que todos quando ouvem o nome Egito logo vem em mente as Pirâmides principalmente. Bem de 2008 até hoje já estive no Egito 6 vezes. E apesar dos problemas, do caos e tudo mais gosto de La.

 Eu não conheço todo o Egito,  apenas Cairo, Alexandria a região do Sinai.


Vou responder algumas perguntas que as pessoas me fazem.


Quando é melhor época para visitar o Egito?

O Egito não é um país tão pequeno. E tem diferentes períodos. Se você quer fazer um cruzeiro pelo rio Nilo busque ir na alta temporada da Europa pois vai ter uma oferta maior de cruzeiros e se pode conseguir preços bons. No inverno ( Dezembro a março) tem poucas opções.

Uma época que também seria melhor evitar é a época do ramadã.

Qual a melhor época para visitar o Cairo?

O Cairo tirando a época do ramadã e bom ir. Gosto de ir em Janeiro que não é tão quente. 

Faz frio no Egito?

Eu já peguei temperaturas de -10Cº no Sinai. Durante o dia é quente mas a noite no deserto a temperatura pode cair muito.

Quanto tempo ficar no Cairo?

Se você for com tudo bem organizado comprando passeio com 3 dias em 2 noites você conhece bem o Cairo. Se quiser fazer com mais calma use 4 dias e 3 noites. Sem contar passeios fora do Cairo.

Quanto tempo ficar em Alexandria?

Passeio de 1 dia é suficiente. Eu fui do Cairo e voltei no mesmo dia.

Como faço para chegar ao monte Sinai?

Bem o melhor é ir em excursão. Mas se você quiser se aventurar sozinho tem ônibus e até um pequeno aeroporto La. Eu nunca voei para La mas já vi o aeroporto mas não achei ele dos mais seguros..

Como é a imigração no Egito?

Eu sempre compro o visto do Egito na entrada. Tem como tirar antes mas é muito mais caro. Se você for apenas no Cairo é mais tranqüilo mas se você for por terra para Sinai e atravessar a fronteira pode ter mais taxas. JÁ tive problemas na imigração que um oficial “resolveu” cobrar uma nova taxa... bem é um país que a corrupção é um pouco alta e as vezes estamos sujeitos a isto.

Como faço para ir do Egito para Israel?

Bem este trajeto pode ser feito tanto em excursão que vão para o Monte Sinai como tem aeroporto na cidade de Taba que faz fronteira com Israel como também tem algumas linhas de ônibus que vão até lá. A cidade é pequena mas muito bonita. O azul do mar vale a pena. Depois é apenas atravessar a fronteira (apenas passem antes das 20:00 pois não é 24 horas) e se preparem pois demora todo procedimento.

Como Faço para ir do Egito para Jordânia?

Neste caso você precisa ir do Cairo ou Sinai até o porto de Aqaba e de lá pegar o ferry que leva para a Jordânia. Tem excursões que também fazem este trajeto evitando de passar pela imigração de Israel e ter que pagar todas as taxas.

Como esta a questão da segurança no Egito?


Bem desde que o presidente Mubarack perdeu o poder no Egito o país esta sofrende muitas mudanças. Eu estive em Janeiro no período que estava começando as manifestações, fui em maio depois que ele já tinha sido derrubado, fui em outubro quando já estavam preparando as novas eleições e estive agora em Janeiro de 2012 quando a maioria das eleições regionais já tinham acontecido.

O país sofreu muito O turismo caiu para menos de 10% do que recebia antes e isto eles sentem e muito.

Agora em janeiro andando pela praça tahrir no centro do Cairo ainda tinha algumas pessoas acampadas. Mas em nenhum momento me senti ou senti clima de insegurança.

Converso muito com pessoal que mora lá. Já foram tantas viagens que é comum esta troca de experiências e tudo mais. Agora o que eu sinto é como você entregar um automóvel para uma pessoa que não sabe dirigir. O povo egípcio sempre viveu em ditaduras e agora que estão com democracia não sabem lidar com ela. São diversos grupos diferentes que não são tão harmoniosos uns com os outros.

Sobre problemas na região do Sinai.

Este ano tive uma experiência que não estava nos planos e também não espero que outras pessoas tenham. Eu estava no Cairo e segui com um grupo para o Sinai para subir o Monte Sinai. Alguns dias antes aconteceram as eleições parlamentares e alguns grupos que não conseguiram eleger seus candidatos começaram a fazer manifestações.
Bem e nisto quando estávamos já a 178 km de St Katherine fomos obrigados a parar por que a estrada estava bloqueada. Bem paramos e todos ficaram dentro do bus menos motorista e o guia local e eu depois fui chamado para descer. 
Primeiro conversei com o guia e ele explicou a posição e depois fomos La conversar com um dos lideres dos manifestantes. Enquanto eles estavam discutindo depois de um tempo um deles saiu e venho me chamar para canto para confirmar as informações que passaram de nosso grupo. Ele falava um pouco de inglês e confirmou apenas de onde vinha e para onde estávamos viajando. 

Depois disto ficou parado, percebi e era notável que os lideres estavam bem stressados a fila de automóveis e ônibus aumentava e todos eram parados. Independente se eram egípcios com crianças pequenas dentro dos automóveis todos estavam parados.

Depois começou a haver uma aglomeração de motoristas discutindo novamente com os lideres para tentar liberar a passagem.... o clima foi esquentando e cada vez mais pessoas estavam em volta...os manifestantes eram um grupo pequeno e quando vi estava bem quente o clima com alguns motoristas já empunhando braço e neste momento um dos manifestantes levantou um revolver e deu 3 tiros para alto. Os motoristas começaram a se dispersar e acalmou um pouco..mas ninguém foi liberado para sair.. Nesta hora voltei ao ônibus para ver como estava pessoal..estavam todos abaixados alguns chorando e outros falando que reconhecem barulho dos tiros dizendo que era de uma ak 47 (lembrando que apenas eu estava próximo 3 M e os demais dentro de um bus a mais de 25 M).

Depois de um tempo passou voltamos a negociar com os manifestantes e eles deixaram pelo menos dar meia volta e voltar com nosso ônibus. Apenas nos fizemos isto os demais ficaram parados esperando a estrada ser liberada. No dia seguinte recebemos a informação que a imprensa apareceu e devido a isto eles deixaram a estrada fechada a noite toda não permitindo que outros ônibus dessem a meia volta.

Bem eu vejo grande diferença pois eles em nenhum momento ameaçaram a algum ônibus. Se fosse no Brasil infelizmente teriam já colocado fogo em muitos. Eu acredito que em breve eles vão começar a aprender a dirigir este país. E me perguntaram se eu voltaria para Egito e falei que sim. Espero que seja em breve e que a situação melhore.

Se alguém quiser mais dicas me escrevam.



Jonas Schwertner 

7 comentários:

  1. Jonas Schwertner, vc é number one! Sua amiga Nany Leite Jornalista.

    ResponderExcluir
  2. Tenso! mas apesar deles serem um povo de sangue quente, eles tem a cabeça fria. Eles são bem racionais... rs

    ResponderExcluir
  3. Legais as suas dicas, Jonas! São bastante honestas a respeito da situação política do país e do turismo atualmente. Sou fascinado pelo Egito desde criança. Meu Pai foi boina azul na Faixa de Gaza nos anos 60 e eu passei a minha infância vendo os slides de um passeio que ele fez pelo Egito. Tenho muita vontade de conhecer o país, mas ainda tenho uma certa dúvida se este seria um período recomendável! O que você responderia para mim? Hehehe! Saudações cordiais! Visite o meu blog quando puder - http://viajandopatagonia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. então um periodo é certo que você nunca deve ir que é o no Ramadã. Ai e mais complicado...vou ver seu blog tambem.

    ResponderExcluir
  5. Jonas; penso em ir ao Egito agora em Dezembro. O que acha?

    ResponderExcluir
  6. Qual o melhor bairro pra se hospedar no Cairo? Rola de ficar no centro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cairo não é dividido por bairros como Brasil. Eu em geral fico em Giza que é municiopio do lado do cairo e aonde ficam as Piramides.

      Excluir