Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Carta convite para entrar Europa


Carta convite para entrar Europa



Nestes últimos meses por diversas vezes recebo e-mail perguntando sobre Carta convite.

O que é a carta convite?

 È um documento em que um cidadão Europeu ou Residente (que esta legalmente) se compromete e responsabiliza por um visitante.

O que tem que estar escrito nela?

A pessoa tem que escrever que se responsabiliza por você, menciona seu nome completo e numero de passaporte. Tem que mencionar o dia que você vai chegar e o aeroporto e quanto tempo. Lembrando que o tempo jamais pode ser o tempo Maximo que um turista pode ficar no país. Alem disto tem que estar todos os dados pessoais da pessoa que esta escrevendo a carta, endereço, telefone e documento de identificação.


A carta serve para qualquer aeroporto?

Se a pessoa vive por exemplo na Alemanha é recomendado que você compre voo direto para Alemanha pois a mesma pode não ser aceita em países como Espanha. O seu voo tem que ser para o destino que a pessoa que escreveu a carta reside. E de preferência voo direto. Pois se você for fazer conexão na Europa a imigração do país em que você der entrada podem não aceitar a mesma.

Em qual idioma deve ser escrito a carta?

Se você optar pelo meio mais seguro tem que ser escrito no idioma do país da pessoa. Caso você arisque fazer uma conexão tem que ter duas cartas. Uma em inglês e outra no idioma nativo.


Ela precisa ser registrada?

Não precisa ser registrada pois o registro no Brasil não vale nada.

Mas se você for para ESPANHA, ITALIA e ou FRANÇA a pessoa que fizer a carta tem que registrar na prefeitura da cidade que ela mora no país dela. 


Preciso levar comprovante de renda ou cartões?

Se na carta a pessoa escreveu que se responsabiliza por todas suas despesas teoricamente não precisa mas eu recomendo que você leve uma quantidade em dinheiro sim. Para sua segurança.

È obrigatório ter seguro saúde mesmo com a carta?

Sim, caso você não tenha e a imigração pedir você pode ser deportada.

O que pode acontecer com a pessoa que escreveu a carta e o beneficiário ficou ilegal depois?

Ele pode responder criminalmente e judicialmente por isto.

Tem como prorrogar carta?

Não, ela não tem como prorrogar e nem fazer nova. Você tem que voltar ao seu país ou outro fora para ganhar outra.





Modelo de Carta Convite para Europa: 


Prezados Senhores

Eu (nome do anfitrião, estado civil, profissão, nacionalidade), portador da carteira de identidade (número da carteira de identidade), residente à Rua (endereço completo), convido (nome do convidado, nacionalidade, profissão), portador do passaporte (número do passaporte), residente na Rua (endereço completo), a visitar-me no período de (início do período) a (fim do período).

2. Esclareço que, durante sua permanência no (país em que for ficar) o(a) Senhor(a) (nome do convidado) ficará hospedado(a) em minha residência no endereço: endereço completo.

3. Comprometo-me a assumir todas as despesas de meu convidado com hospedagem, alimentação e outras que se fizerem necessárias durante sua estada no (País em que for ficar).

Atenciosamente,

(assinatura do anfitrião) 
(lembrando que escrevi em Português mas precisa estar no idioma do país.)



Recomendações:

Ficar mais do que 1 mês a probabilidade de você ter problema é maior.

Se você for visitar alguém que esta ilegalmente e vai receber carta de uma pessoa que já deu carta para outra que ficou ilegalmente você tem sérios riscos em não ter a entrada permitida.

Qualquer duvida me escrevam

252 comentários:

  1. Legal seu Modelo..
    Uma dúvida, estaremos indo em 3 para Alemanha, e seria melhor uma carta individual ou os 3 nomes na mesma carta convite?

    ResponderExcluir
  2. se forem da mesma familia com mesmo sobrenome pode ser uma apenas do contrario 3.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou indo pra Espanha dia 01/07 ficar 18 dias, na casa de família do meu amigo. Tenho telefone, nome completo e endereço de todos eles, será que preciso da carta ainda? E quanto em dinheiro devo levar? Pq depois pessoas aqui do brasil depositaram na conta para mim, mas quanto devo estar em mãos para passar na alfandega?

    ResponderExcluir
  4. Alefe a carta lhe da uma segurança maior. Apenas estes dados se eles pedirem podem encher o saco. Se for voo direto menos mal. Sobre dinheiro leve uma media de 50,00 euros por dia ja que vai ficar na casa de amigos...

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado. Vou comprar um pacote de 23 paises da eurail, mas visitarei no máximo uns 6, acha valido fazer tudo de trem?

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu tenho uma dúvida, vou para a Alemanha e ficarei um mês em féris na cidade de Dusseldorf. De lá irei a outros lugares, enfim. A minha dúivida é: essa carta convite precisa ter algum carimbo, registro, reconhecimento em cartório, ser de próprio punho?

    ResponderExcluir
  7. A carta não precisa ter registro. Ela pode ser digitada mas precisa ser assinada pelo punho. E pode ser enviada por e-mail atraves scaner.

    ResponderExcluir
  8. Por favor me tirem uma duvida, é necessário a pessoa que esta me mandando a carta convite enviar a copia da identidade dela tambem? só o numero do passaporte e a assinatura dela com dados como, endereço e telefones não é o suficiente?

    ResponderExcluir
  9. se ela for Europeia apenas os dados dos documentos ela. Se ela for extrangeiro (exemplo Brasileira) precisa por que nem sempre ela tendo visto de residencia significa que ela tem registro na cidade...pois se ela esta alugand um quarto ou alugou um apt de Terceiros os dados dela podem nao constar. E para isto e seguro ter uma copia do visto de redidencia ou algum documento que comprove que ela esta legal sem ser a turismo.

    ResponderExcluir
  10. Jonas ela é brasileira, casada com um alemao ja a 21 anos, tem filhos e tem residencia fixa na alemanha o nome dela tem o sobrenome do marido tambem. na verdade ela falou que nao foi preciso enviar carta convite ja a outros amigos do brasil que a visitaram na alemanha.

    ResponderExcluir
  11. a carta convite e uma seguranca sua. Como voce nao vai ter nenhuma reservas em mao o oficial nao e obrigado a acreditar em sua palavra. Ele acredita e verifica o que esta escrito.

    ResponderExcluir
  12. Muitas vezes eu passo pela imigracao sem ninguem me perguntar nada.

    ResponderExcluir
  13. Meu namorado está estudando na França. Ele possue o visto de longa duração (por 1 ano). Ele esta morando em uma residencia universitaria. Tem algum problema eu colocar o endereço dessa residencia? Pretendo passar 1 mes e 15 dias.

    ResponderExcluir
  14. Se a Residencia esta alugada no nome dele nao tem problema algum. Agora se nao estiver e bom pedir par anexar uma copia do visto dele.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jonas,
    Muito bom o seu post.
    Por favor, me tira uma dúvida: eu outubro/2012 eu irei para Londres e ficarei por 15 dias na casa de um amigo britânico. Entretanto, farei escala em Madrid e estou muito receosa. Li em alguns sites que o meu amigo britânico deve solicitar essa carta convite na imigração ou na polícia de Londres e terei que apresentar isso na escala em Madrid. Dessa forma, para evitar problemas na minha chegada à Madrid você melhor ele solicitar esse documento nos órgãos federais ou escrever a próprio punho e assinar já resolveria?

    ResponderExcluir
  16. Gisele em Madri não vão lhe pedir nada. vai tranquila. Apenas se você for sair da area internacional ai sim. Mas se for apenas conexão relaxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonas!!!
      Mto obrigada, estou mais tranquila!
      Abraços

      Excluir
  17. Oi Jonas, obrigada. Tenho uma outra pergunta que talvez seria interessante para todos... bom pelo eu acho =)
    Com relacao a carta convite ela tem que ser obrigatoriamente enviada pelos correios? Ou pode ser enviada via email ou escaneada? Ela teria o mesmo valor legal da dos correios?
    Estou temerosa com relacao a chegada da carta, a minha amiga mandou no dia 16/08 e ainda nao consta movimentação nos correios - carta simples e registrada.

    ResponderExcluir
  18. Bem a carta pode ser escrita no computador mas tem que ser assinada a punho. Ela pode ser scaneada sim e enviada por email. Alguns preferem que seja enviada por correio. Mas não tem a necessidade.

    ResponderExcluir
  19. Oiiii li o post achei bem interessante pois eu fui convidada por um amigo pra ir em dezembro pra suica e como eu nao tenho visto ele disse que nao preciso me preocupar pois ele enviaria a carta convite ja que ele esta morando legalmente la faz 4 anos....bem ele me disse que ira colocar na carta que vai arcar com todas as minhas despesas e logo me surgiu uma duvida: preciso levar alguma quantia significativa em dinheiro mesmo ele declarando que vai arcar com todas as minhas despesas?se sim quantos? E no voo pra la tem uma parada em lisboa portugal se eu nao me engano....queria saber se eles pedem a carta na parada??

    ResponderExcluir
  20. Luciene a carta voce vai precisar apresentar em Lisboa. Provavelmente na suica voce nem vai precisar passar pela imigracao. Brasilieros nao precisam de visto para entrar na suica para ficar ate 90 dias.

    Sobre dinheiro teoricamente como ele esta se responsabilizando na carta voce nao precisaria. Mas ai pode ser questionado. amigos e normal convidar e oferecer hospedagem. Mas sustentar tudo siplesmente amigo nao e comum... entoa seria bom voce ter quantidade para fazer alguns passeios, poder prever uma alteracao na data da passagem...

    e nao esquecca seguro saude

    ResponderExcluir
  21. Ok muito obrigada mesmo :) acho que nao tenho mais
    duvida quanto a isso!

    ResponderExcluir
  22. Amei seu post, tirou muitas duvidas minhas!!
    Mas infelizmente ainda tenho duvidas...
    To indo fazer um curso de 1 mes na espanha e vou ficar na casa do meu namorado e depois queria passar 2 meses na casa de minha tia em Portugal que mora la a mais de 25 anos.
    Pedi a carta convite do meu namorado e da minha tia.Será que em madri vão me barrar, ja que vou ficar tanto tempo??Estou com muito medo...
    Estou indo com 4 mil euros para não ter problema com dinheiro...

    ResponderExcluir
  23. Raiane se você tiver tudo certo, seguro saude para periodo total, passagens e a carta vai tranquilo.

    ResponderExcluir
  24. Eu e companheiro (digo isso pq nao somos casados no papel) desembarcaremos em Madri dia 31 de dezembro e embarcaremos em outro voo para Bruxelas, onde passaremos o ano novo com minha irma, que mora lá, vive com um Belga e tem uma filha com ele. Está lá legalmente, óbvio. Apos o ano novo, viajaremos pela europa com o carro da minha irma emprestado e na volta embarcamos de volta pro Brasil também por Madri. A viagem terá um total de 33 dias. Precisaremos desta carta convite da minha irma ou do companheiro dela? Há necessidade de copia do visto dela ou somente pelos dados dela eles podem verificar lá? Confesso que estou bem tensa com isso.
    Obrigada desde já.
    Abraços
    Milena

    ResponderExcluir
  25. Milena faca a carta em nome dos dois. E e pedirem por que esta no nome dos dois e por que e casal.

    ResponderExcluir
  26. Olá...sei que muitos perguntam a respeito da carta convite. bom, recebi minha carta convite, a carta foi digitada no Word e encaminha por email porém não esta assinada a punho. Irei para a Alemanha. Essa carta tem validade???? Desde já, Obrigada.. =)

    ResponderExcluir
  27. Olá Jonas!
    Primeiramente parabéns pelo post!
    Minha dúvida é a seguinte...
    Irei do Rio para Roma em dezembro/2012, provavelmente com conexão em Paris.
    Ficarei um mês na casa dos meus tios, e eles irão enviar uma carta convite para mim e um amigo.
    Não levarei comprovante de reserva em hotéis, até pq não sei ao certo qnts cidades irei visitar por la e onde irei ficar hospedado!
    Sendo mais direto, minha duvida é: Passarei tranquilo com essa carta pela imigração em Paris, sendo que ela é um convite para Roma? Infelizmente um voo direto sai 2 mil reais mais caro!
    E outra coisa... li em varios sites, mas cada um diz uma coisa: Essa carta não precisa ser reconhecida por nenhum órgão oficial italiano? Meu tio mandaria por email mesmo, só com os dados necessarios!
    Obrigado
    Aguardo sua resposta!

    Wesley

    ResponderExcluir
  28. Wesley a carta tem que ser escrita em ingles ja que voce nao vai direto para Italia. Nao precisa registrar na italia nao. Voce passa sim se tiver a carta, seguro e euros ja que nao vai ser ele que vai bancar seus passeis por la.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Muito bom o site!! Esta me ajudando bastante!

    Estou indo para a Irlanda dia 29. Por a Irlanda fazer controle de fronteiras, você sabe se caso eu venha a sair da Irlanda para visitar outros paises eu posso retornar a Irlanda? O Visto de turistaq para a Irlanda é de multiplas entradas?

    Muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  30. Podera retornar sim. mas cada retorno mesmo processo de imigracao.

    ResponderExcluir
  31. Ola! Jonas.
    Minha duvida é a seguinte, estou indo para Portugal a pessoa que vai me da a carta é portuguesa,mais ela não tem passaporte é obrigatório ser o numero do passaporte dela ou pode ser o da identidade?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Janiete como ela é Portuguesa serve a ID dela.

    ResponderExcluir
  33. Olá, boa tarde...
    você saberia algum site que tem uma carta convite escrita em Francês? tenho um casal de amigos parisienses e estaremos visitando-os fim do ano... e li em outro site que precisa de um documento oficial da prefeitura, e também do documento original assinado..eu temo que não tenha tempo da carta chegar até quando precisarmos...pode ser mesmo só escaneada e impressa? e eles precisam nos buscar no aeroporto?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Em frances não tenho mas você pode traduzir este modelo que eu tenho. se for assinado pode ser scaneado sim. Eles não precisam buscar mas tenha os fones deles caso seja necessario.

    ResponderExcluir
  35. Olá Jonas, obrigada pela resposta...tenho uma dúvida novamente...
    comprei as passagens ontem...iremos chegar em Paris, mas vamos primeiramente a Bélgica e Holanda...lá, irei reservar albergues daqui já, e levar o comprovante de reserva e etc, pois antes de Paris tenho conexão em Lisboa...ficarei em Paris somente nos 4 últimos dias da viagem, na casa da minha amiga...seria interessante então escrever na carta os dias exatos que ficaremos lá e escrevê-la em inglês será? ou em português, pois irei fazer conexão em Lisboa? eu acho interessate escrever em inglês mesmo, o que achas?

    obrigada,
    Wanda.

    ResponderExcluir
  36. Wanda como você vai ficar apenas 4 dias na casa de sua amiga e nos demais lugares vai ficar em Hosteis ja reservados não tera a necessidade. Mas se fosse a carta teria que ser escrita em Portugues ou Ingles por entrar em Porgual. A preferencia deles é portugues.

    ResponderExcluir
  37. Olá, muito obrigada pela resposta...mesmo assim irei fazer a carta somente para garantir...


    atenciosamente,
    Wand.

    ResponderExcluir
  38. ola gostaria que me tirasse uma grade duvida e assim vou para Espanha e tipo a carta convite tem q passar por algum cartório ou coisa parecida ou não sera necessário ? somente a assinatura o endereço telefone e os resto das coisas...
    precisa ele colocar também que ficara responsável pela minha saudê?

    ResponderExcluir
  39. Olá, o texto me ajudou muito e foi o mais completo que encontrei até agora.
    Vou para Alemanha em dezembro, meu voo tem escala na Holanda. Já tenho um scan da carta-convite (feita em alemão e inglês). Posso ter algum problema na Holanda?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Feitosmendez a questão da sua saude se for mencionado pode sim ser responsavel. Mas saiba que se você realmente precisar e esta pessoa não pagar o custo é bem elevado. se o seu voo fizer comexão em outro país eu recomendo você ter seguro sim.

    ResponderExcluir
  41. Olá Jonas,meu nome é Lília moro em Brasília e meu namorado na França. Agora quero ir morar lá mas n sei como fazer pra se tornar legal. Pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Lilia seu namorado é Frances? Se sim você tem que casar com ele.

    Como você vai passar por roma a carta tem que estar em Ingles. Sua tia esta legal la? Se ela puder registrar que na espanha eles preferem faça.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite

    Moro em SP, irei visitar um amigo em Andorra, porém desembarcarei no aeroporto Del Prat- Barcelona já que andorra não possui aeroporto e de lá pegarei um carro até meu país de destino. Não ficarei em Barcelona. Ficarei na casa dele em andorra por apenas 1 semana. Será necessário a carta convite, seguro viagem, documentos da mãe dele, e todos os outros?

    Por gentileza, me informe o que será necessário.

    Agradeço muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!

    ResponderExcluir
  46. Thauane vai ser necessario a carta sim. Você vai voar com qual empresa aerea?

    ResponderExcluir
  47. ola jonas, eu irei a barcelona com a carta convite da minha tia que mora la a 16 anos, ela tem que pedir essa carta em algum orgão responsavel ou ela mesma faz. e depois que ela tiver em mãos a carta ela tem que resistrar em cartorio (reconhecer firma e me mandar) ou não precisa. queria saber tambem com quantos euro eu consigo entrar. ja que ela vai me bancar com a hospedagem e alimentação. i vou fazer uma escala em roma como vai ser essa carta.

    ResponderExcluir
  48. Jonas,
    Parabéns pelo post e pelos esclarecimentos dados. Também tenho a minha dúvida...
    Irei visitar meu namorado na Suíça, meu voo tem escala em Frankfurt. Estou levando euros, cartão de crédito internacional, passaporte, ticket comprovando a data de retorno ao Brasil e seguro viagem. Como me hospedarei em sua residência não tenho comprovante de hospedagem. Nesse caso preciso da carta convite? O que eles checam qd chegamos ao aeroporto? Fazem perguntas?

    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  49. Caio o Modelo da carta e como eu tenho aqui. Se o seu voo for direto para Espanha ela tem que escreveer em Espanhol. Existem algumas cidades na Espanha que a pessoa pode registrar a carta para dar mais credibilidade a ela. Agora como seu voo e via Italia a carta tem que ser em ingles. e nao tem necessidade de registrar.

    ResponderExcluir
  50. Thielly voce precisa a carta sim por que voce nao tem como comprovar que tem lugar para ficar. E como voce vai voar pela Alemanha peca para ele escrever a carta em alemao.

    ResponderExcluir
  51. Ah, obrigada! Então, ainda estou fazendo uma pesquisa portanto ainda não sei qual companhia rs.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  52. Oi Jonas,
    tudo bom?

    eu vou para Paris em janeiro e ficar 20 dias na casa das minhas primas. A carta-convite precisa ser emitida de algum orgão público em Paris para ser válido ou pode ser efeito a punho, depois scanear pra mim e apresentar na imigração?

    Precisa de algum carimbo, registro, selo comprovando a carta?

    obrigada,
    bjs.

    ResponderExcluir
  53. Fernanda se as suas primas estiverem legais pode ser a punho sim.

    ResponderExcluir
  54. Olá Jonas,
    Vou passar o período do dia 17 de janeiro ao dia 2 de fevereiro na Polônia, mas farei escala em Londres. A carta-convite deve ser enviada tanto em Polonês quanto em Inglês? Eles devem me pedir documentações(como a carta) e outras coisas para essa escala? Outro detalhe, a carta deve ser enviada como carta mesmo, ou pode ser scanner/email?
    Obrigada, Marina.

    ResponderExcluir
  55. Marina como voce vai fazer uma scala em Londres e a Inglaterra nao faz parte do tratado de schengen voce precisa dela apenas em Polones. Eles podem pedir se pedir algo passagem de volta e seguro saude. Ela pode ser scaneadda e enviada por email.

    ResponderExcluir
  56. Ótimos esclarecimentos, inclusive nos comentários. Estava bem tenso quanto a necessidade do envio da Carta pelos Correios, já que é bem mais burocrático. Irei para Porto, com conexão em Frankfurt.

    Uma pergunta apenas: Passarei 25 dias em Porto, mas dentro desses dias farei algumas pequenas e rápidas viagens, por alguns países. Preciso mencionar isso? Ou a carta convite pode contemplar os 25 dias completos como se eu estivesse em Porto?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  57. Voce nao precisa mencionar que vai viajar. se perguntarem sim para lugares proximos.

    ResponderExcluir
  58. Olá! Gostaria de saber se estou fazendo tudo certinho, pois tenho viagem marca para lisboa e vou levando o seguro viagem, dinheiro e principalmente a carta convite, pois só vou ficar 15 dias de férias. Quero saber se esta corrento e não falta mais nada??? Preciso de ajudar para não falha em nada! Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Olá Jonas! Vou para a Europa no final de janeiro visitar meu namorado que está fazendo um ano de intercâmbio na universidade de Coimbra. Vou fazer escala em Lisboa pois comprei passagem pela TAP, mas vou encontrá-lo em Roma pois ele está fazendo um curso de italiano lá. Depois disso vamos viajar por diversas cidades e eu tenho reserva de hostel em todas elas. Mas nos últimos 4 dias, vamos voltar para Portugal e eu vou ficar na casa dele, em Coimbra. Tinha desistido da carta convite para esses dias pois tinha lido que ela precisava ser registrada, enviada por correio e não dá mais tempo dele fazer tudo isso. Você acha que eles aceitarão a carta escaneada e enviada por email? Obrigada (:

    ResponderExcluir
  60. tatiana se vocÊ tem reserva para todos os dias inclusive para Italia e apenas stes 4 dias em Portugal não. Não precisa a carta. Apresente as reservas. Mas do contratio pode ser sim scaneada. Apenas não esquecer que o endereço dele deve ser de Portugal ja que ele esta fazendo intercambio la.

    ResponderExcluir
  61. Ah ok! Então eu tenho as reservas sim, inclusive pra Itália... Eu tinha pensado em fazer a carta pq tava com um pouco de medo pq ouvi que eles implicam com mulheres jovens viajando sozinhas, mas acho que nem vou estressar então. Muito obrigada (:

    ResponderExcluir
  62. ola jonas pretendo ir a alemanha para visitar meu namorado que é alemao,oque precisso ter para entrar na alemanha sem ter preucupaçao de ser barrada, ele vai me enviar a carta convite e se eu tenho que ter dinheiro tambem, eo seguro saude nao e incluido na carta convite,fico no aguardo

    ResponderExcluir
  63. Monica alem de voce ter passagem de ida e volta, a carta mencionando o periodo que voce vai ficar e este tem que ser igual com sua passagem de volta voce precisa sim seguro saude. Na Alemanha nao existe saude gratuita. tudo e pago. e mesmo que seu namorado escreva na carta que se responsabiliza por todas suas despesas e necessario devido a um acordo do tratado de shengen. Dinheiro e bom sim voce levar junto. Nunca viage ao exterior dependendo apenas de uma pessoa que mora la. Qualquer briga, imprevisto entre voces voce ficara ao relento.

    ResponderExcluir
  64. Gostei muito do post, mas ainda tenho dúvidas: eu vou visitar meu namorado que é alemão em setembro. Ele deve escrever na carta que somos namorados? Ou a imigração pode implicar e achar que eu quero ficar de vez? É melhor ele escrever que é meu amigo? Eu vou voar do RJ para Frankurt e lá fazer uma conexão para Dresden. Ou seja, ele não vai poder me buscar no primeiro aeroporto (onde passarei pela imigração), só no segundo. Isso é um problema? Agradeço sua atenção e parabens pelo blog ;)

    ResponderExcluir
  65. Olá boa noite, por gentileza poderia me esclarecer uma dúvida, vou para Portugal dia 06/02 com carta convite e depois dia 20/02 vou para a Espanha de ônibus a passeio, é necessário uma carta convite da Espanha também uma vez que vamos ficar na casa de amigos lá?
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  66. Obrigado pelo post, Jonas!

    Em março pretendo ir à Espanha, Madrid, por 23 dias para visitar a minha namorada, que é brasileira e está lá a estudo até agosto. Eu tenho os 65 euros/dia, o seguro saúde (pretendo pegar o INSS), passagem de ida e volta. Eu farei escala em Lisboa.

    Dúvidas:
    A carta-convite tem que estar em Português ou em Espanhol?
    A carta-convite precisa ser registrada em cartório na Espanha?
    O consulado espanhol disse que a carta-convite tem que ser expedida pela polícia espanhola e custa 80 euros. Ela é realmente necessária?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Little Phante voce vai passar na imigracao em frankfurt.Pode colocar sim que e namorado. qualquer coisa eles vao ligar para ele. E sabem aonde ele mora.

    Francine a sua carta convite tem que estar para o periodo todo que voce esta viajando. Na espanha voce nao vai mais passar pela imigracao.

    Olha a carta tem que estar em espanhol por que voce vai entrar na espanha.

    Se voce ficar apenas na espanha o seguro do inss e valido. mas se voce tiver intensao de sair precisa fazer outro.

    Voces pretendem viajar ou ficar na mesma cidade? se sim e bom ja ter as reservas para onde vao.
    Eles prferem que seja registrado ainda mais no caso que ela nao e espanhola. e sim brasileira com visto temporario de permanencia.

    ResponderExcluir
  68. Ola jonas eu queria saber quanto em dinheiro eu tenho quer ter para passar 25 dias na alemanha, fico no aguardo

    ResponderExcluir
  69. Monica voce precisa ter dinheiro suficiente para pagar todas suas despesas desde os hoteis, alimentação, transporte e mais para algumas compras. A sua pergunta e muito relativa. Pois nao sei se voce tem hotel ja pagou ou se vai ficar na casa de alguem. E preciso especificar mais ou me enviar por e-mail.

    ResponderExcluir
  70. Jonas eu vou ficar na casa do meu namorado que é alemao, ja que vou ficar na casa dele,quanto eu preciso ter para passar 25 dias
    fico no aguardo da resposta

    ResponderExcluir
  71. em breve estarei indo novamente a cada do meu namorado italiano quando fui italia entrei por madri me fizeram mil perguntas mas nao me pediram para ver nenhum documento somente passaporte estva com carta convite e bilhete de volta e somente com 100 dolares e cartao de credito visa fiquei 42 dias. desta vez irei por lisboa com carta convite passagem de ida e volta cartao de credito visa carta convite e somente com uns 300 euros pretendo comprar para somente 10 dias na italia pois nossa intençao e eu ficar de vez pois iremos casar lá acha que pode dar problema fui em 2012 em julho desta vez irei em abril ou maio acha que posso ser deportada

    ResponderExcluir
  72. Se você esta indo com passagem Marcada para ficar 10 dias, lembre que tudo tem que estar para 10 dias. Desde a carta, seguro saúde e suas respostas também. Acredito que não vão perguntar nada pois vão ver que você ja esteve e não ficou mais tempo que o permetido. Apenas lembrando que se você ficar la e passar os 90 dias e não tiver casado e dado entrada nos documentos ai sim você pode ter problemas de locomoção. Pois estará ilegal e caso a policia de imigração pegue você em algum lugar poderá sim ser deportada nesta situação. Mas antes pode ir tranquila que não vão perturbar com nada.

    ResponderExcluir
  73. Olá Jonas!
    Viajarei à Alemanha no mês que vem, por 80 dias, desembarcando no aeroporto de Frankfurt... Minha carta convite foi escrita à mão, assinada, scaneada e enviada por e-mail. Na carta contém todas as informações necessárias da pessoa que vai me hospedar, e está escrita em letra legível, mas não foi registrada em cartório lá na Alemanha. Acha que vou ter algum problema ao passar pela imigração ou passo tranquilo?

    ResponderExcluir
  74. Leko na Alemanha e muito tranquila quanto a isto. Eles entram na hora sistema e verificam se a pessoa que escreveu a carta mora naquele endereço mesmo e no maximo eles vao ligar para confirmar as informacoes. Claro que vao perguntar para você o por que vai ficar tanto tempo. Mas basta sempre responder a verdade.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde,


    gostaria de saber como funciona uma carta convite de casamento(vou me casar) para a Espanha, tem que ter prazo para a volta? como é esse procedimento? eu irei me casar com uma pessoa que mora lá. Outra pergunta, a pessoa que vai me convidar e assumir todas as despesas tem que apresentar extrato bancario? e no meu caso tenho que provar que trabalho apresentar conta bancaria? o que é preciso de documentação. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele esta ilegal na europa, então posso pedir para uma pessoa que esta legal enviar a carta convite em nome dele? então não posso me casar com um ilegal e depois entrar com a papelada de cidadania?e quanto aos extrato tenho que apresentar para provar que só irei a passeio?obrigada

      Excluir
    2. Tatiane se ele esta ilegal como voce quer dar entrada a cidadania com alguem ilegal? Correm o risco dos 2 serem deportados. E o casamento neste caso em que ver a nacionalidade dele e fazer no consulado ou embaixada do pais dele. Para o governo da Espanha nao vale nada. Sobre a Carta pode ser de otura pessoa. Mas lembre que voce tem que voltar assim que terminar o periodo da carta para nao causar problemas a pessoa que deu ela. Acho que o melhor e voce ir como turista com pasagens, seguro e reserva de hostel e fazer um roteiro de 14 dias pela europa....

      Excluir
  76. Tatiane no seu caso precisa tirar um visto para Noivado. claro que para isto seu noivo tem que estar legal la. caso contrario voce nao consegue. Se outra pessoa for fazer voce jamais pode alegar que esta indo para casar. Pois e contradicao. voce precisa entao comprar passagem para passar um mes e a carta tambem. Chegar, casar logo e ja dar entrada na documentacao pedindo residencia e poder andar tranquila.

    ResponderExcluir
  77. Oi Jonas adorei as dicas, eu tenho uma duvida...
    Vou para Grecia dia 14/03 e retorno dia 02/04 farei conexão na ida e na volta em Paris, eu preciso da carta em frances e grego? e quanto devo levar em dinheiro para nao correr risco de ser deportada?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  78. Aline a carta tem que estar em ingles no seu caso. Também precisa ter o seguro saúde. Em dinheiro como a pessoa que esta dando a carta esta se responsabilizando pela sua estadia na grecia então não precisa ter muito. Leve uns 500 euros para gastos pessoais.

    ResponderExcluir
  79. Olá Jonas, boa tarde.
    Vou para a Suiça em maio para ficar 20 dias. Vou ficar na casa de amigos Suiços. Tenho em mãos as passagens, seguro viagem, carta convite e estou pensando em pedir a minha empresa um doc. dizendo q estarei de ferias neste periodo. Vou levar cerca de 600 euros e um cartão internacional. Quais os riscos de ser deportado? obrigado.

    ResponderExcluir
  80. Reynaldo Gutierres nem é necessario a carta. Mas com tudo isto pode ir tranquilo. Seu voo entra por onde?

    ResponderExcluir
  81. Bom dia. Meu voo será direto para Zurich. Então posso ficar mais tranquilo quanto a parte de documentação? Obrigado pelo breve retorno.

    ResponderExcluir
  82. Sim pode sim. Se eles estiverem todos legais pode ficar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou para Europa com meu marido em maio a turismo.
      Ficaremos 5 dias em Lisboa e iremos para Frankfurt visitar amigo e voltamos para Lisboa ficaremos 2 dias e voltamos para Brasil-RJ
      Estamos levando reservas em hotel em Lisboa,cartao de cretito,seguro e carta convite para apresentar em Lisboa onde sera minha imigraçao e 2 mil euros.
      Tenho algumas dúvidas:
      A carta convite pode ser via e mail
      A carta tem que ser registrada na Alemanha
      Em Portugal cobram vacina contra febre amarela.
      Ja fui a Europa mais fui de excursão.
      Estou com medo da imigraçao em Portugal.
      Obrigado aguardo sua resposta.
      Maria

      Excluir
    2. Maria como voces vao ficar apenas 2 dias na Alemanha nao precisa da carta. E para entrar em Portugal nao precia vacina contra febre amarela pois la nao tem. E preciso se eles vem ao Brasil e a algumas regioes. Mas com isto tudo que voce falou podem ir tranquilo.

      Excluir
  83. Jonas obrigada pela resposta!
    Desculpe mais não esclareci bem!
    Eu ficarei 5 dias em Lisboa e 6 dias na Alemanha,depois retorno a Lisboa e fico mais 2 dias e venho para o RJ.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  84. Jonas, tenho 2 duvidas.
    Primeiro: irei para a Espanha visitar uma amiga q está fazendo intercambio.Ela pode colocar somente o numero do passaporte dela??
    Segundo: Preciso de algum outro documento dela como o visto ou algo do tipo??

    ResponderExcluir
  85. BH, primeiro como sua amiga nao e Espanhola isto dificulta um pouco. Alem do endereco dela completo (se nao estiver no nome dela pode dar problema) tem que ter a copia sim do visto que comprove que ela esta legal ou numero de residencia dela. Pois apenas pelo passaporte eles nao tem como localizar.

    ResponderExcluir
  86. Olá Jonas, boa noite! Sou brasileiro e moro legalmente na Alemanha já há 2 anos e meio. Além de ter o visto de trabalho e permanencia aqui eu possuo também a nacionalidade espanhola. Irei receber na próxima semana a visita de minha namorada (brasileira) e de sua filha. Estou pensando em redigir esta carta convite, conforme sugerido por voce. Elas irao permanecer aqui por um período de 3 meses (que é o limite para brasileiros na comunidade europeia sem visto). Por que voce menciona que na carta nao poderia ser colocado o prazo máximo de permanecia? Elas farao conexao na Franca, eu deveria redigir a carta em alemao e ingles ou em alemao e frances? Muito obrigado pela ajuda, Abracos Vitor

    ResponderExcluir
  87. Vitor como elas vao passar pela Franca tem que ser em Ingles. A carta tem que ter o prazo com as datas que ela chegam e partem. Isto e preciso. Se o voo fosse direto teria que ser em alemao. E seria bem mais trannquilo.

    ResponderExcluir
  88. Ola Jonas!!!

    Parabéns pelo Blog!! Entao, estou indo pra suiça(Lugano) e vou comprar passagem pra 10 dias sendo q talvez eu fique mais 80 dias, mas de inicio será 10 dias e dps q eu tiver la e decidir ficar mais eu mudo a passagem. Vou entrar por Portugal e dps vou pra Zurich ( pq Lugano nao tem aeroporto), q vai ser aonde o meu amigo vai me buscar no aeroporto. Vc acha q eu preciso levar quanto? e como eu faço em relaçao ao seguro saude?? e a carta convite tem q ser escrito em italiano ou em portugues???
    Abraço, Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel a carta tem que estar em ingles ou Português ou nos dois. como você vai oficialmente para ficar 10 dias (lembre de levar roupa para 10 dias apenas..) agora se você tiver problema de saude depois destes 10 dias o seguro não cobre e ai você vai depender de atendimento particular.

      Excluir
  89. Jonas, eu sou casada com um alemao e moramos em berlin.Meus pais irao me visitar nas ferias,e como nenhum deles fala alemao ou ingles, eu quero fazer a carta para que a entrada deles seja mais tranquila.
    Vc poderia postar um modelo de carta escrita em alemao?
    Muito obrigada e parabens pelo site!

    ResponderExcluir
  90. Raquel a carta é a mesma. Du must nur Übersetzer.

    ResponderExcluir
  91. Olá jonas, adorei seu Blog. Mas tenho muitas perguntas a fazer! A primeira é, já tirei o meu passaporte,e agora quero viajar para Portugal, mas queria saber se posso passar os 90 dias lá? Se na carta convite é preciso ele falar qual o tipo de relação que temos um com o outro? E como faço para ter esse seguro saúde? Qual é a melhor empresa para adquirir o seguro? Quanto de dinheiro preciso para entrar? E minha irmã também mora lá, mais primeiro irei para Lisboa, se quando eu estiver passando pela imigração será preciso falar dela, mesmo não indo ate o porto para vê-la.

    ResponderExcluir
  92. Andressa, bem eles vao fazer algumas perguntas para voce por passar 90 dias que nao e comum. Na carta nao vai precisar dizer a relacao de voces mas na entrevista podem perguntar. sua irma esta legal? Seguro tem muitas empresas que fazem em meu blog mesmo tenho link que da ascesso. Dinheiro depende das despsas que voce vai ter la.

    ResponderExcluir
  93. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  94. Paty seu voo e direto para Alemanha ouo faz conexao? Se for direto pela descricao que voce fez nao vai ter problema algum. e a carta no caso deve ser em alemao. Se o seu voo nao for direto entao e melhor ele enviar uma copia do visto dele e a carta em ingles.

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Como voce vai ter a carta que seu "amigo" esta se responsabilizando pelas despesas evai ter lugar para ficar hospedada sem precisar pagar nada e neste lugar nao vai ter despessa de alimentacao e tranquilo. se fosse para gastar pagando hospedagem, viajando pela eurpa e pagando comida jamais iria dar suficiente.

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Ola Jonas,Felicitações pelo Blog! Gostaria de uma ajuda em relação a algumas duvidas que tenho. Estou indo de viagem para Malaga - Espanha em agosto num prazo estimado de 90 dias, onde meu namorado é residente do pais mas não original do mesmo,ele é europeu mas não é original da Espanha, então por isso esta retirando sua NIE, ele trabalha e tem moradia fixa, será que ele mesmo poderá mandar-me a carta convite na qual eu preciso, ou devo pedir a algum amigo que é original do pais? sendo que na carta convite estará descrita que se responsabilizam pelas despesas. Mesmo com esta carta é preciso levar um extrato bancário autenticado pelo mesmo, para comprovar renda? Tenho que fazer uma reserva de pacote turístico com itinerário? pois li no site do consulado espanhol dizendo algo parecido.
    Em relação ao seguro viagem devo comprar para 90 dias?
    Quero comprar os Bilhetes na próxima semana para o mês de agosto com prazo de 90 dias no pais, será que terei problemas por ser o limite máximo exido para turista? será que posso ficar todo este tempo tendo em mãos a carta convite e o bilhete de volta na data antes do prazo de vencimento ha 90 dias? como devo proceder? Pois estou um pouco insegura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele se ele esta legalemente nao vai ter problemas. Mas na Espanha ele precisa registrar esta carta na municipalidade. O seguro saude voce e obrigada a fazer pelos 90 dias. Se voce tem a carta nao precisa de pacote. Mas e bom levar alguns Euros. Digo isto pois nunca se sabe o que pode acontecer nestes 90 dias... E quanto a passagem noccaso de quem ficar prazo tao longo antes de comprar jase informe quais sao as taxas para caso voce queira alterar ou melhor antecipar a volta. Isto e bem importante.

      Excluir
  99. Olá Jonas, parabéns pelo seu blog! Assim como a Franciele eu também
    estou indo pra Espanha e estou muito insegura por ouvir muitos brasileiros q foram deportados. Eu irei visitar meu namorado e ficar apenas dez dias, vou com seguro saúde, 500 euros e cartão. Já passei pra ele o modelo da carta convite no seu blog. Ele eh espanhol, tem casa fixa e emprego( eh professor )em Múrcia. Eu tenho empresa aqui no Brasil e visto americano no meu passaporte espero q isso conte ao meu favor. O q eu gostaria de saber eh se ele vai precisar registrar a carta ou apenas assinar e mandar como vc sugeriu no começo do seu blog?
    No aguardo.

    ResponderExcluir
  100. Edilane como ele mora na Espanha e se o seu voo for direto e recomendavel le fazer o registro sim na cidade. Na maioria dos paises nao precisa. mas se voce for pegar voo direto para espanha faca por precaucao.

    ResponderExcluir
  101. Olá Jonas, parabéns pelo seu blog, extremamente útil. Vou para Barcelona em agosto, a conexão será em Madrid, passo pela imigração em Madrid e Barcelona?? Vou ficar na casa de um amigo ele tem q fazer a carta-convite, mas precisa ser registrada?? e me mandar via correio??? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane você vai passar pela imigração em Madri. A Espanha pede para que as cartas sejam registradas no municipio. E simples mas recomendado fazer.

      Excluir
  102. Obrigada por responder. Só mais uma dúvida, como eh feito esse registro? Quais são os lugares?

    ResponderExcluir
  103. Márcia

    Olá Jonas! Parabéns pelo blog! Estou aproveitando muito suas dicas!
    Tenho só uma dúvida: Eu e meu marido vamos para a Europa dia 01/06, nosso primeiro voo é direto para Paris e vamos ficar lá até o dia 5 e temos reservas de hotel. Depois vamos para Zurique e lá passaremos 10 dias na casa de amigos brasileiros que estão legais na Suiça. Eles vão nos enviar a carta convite escaneada por e-mail (já vi nos seus comentários que não há problema em ser escaneada). Durante os dias que estaremos em Zurique, iremos para Praga durante 3 dias e temos reservas em hotel lá. Depois iremos para Amsterdã antes de voltarmos ao Brasil e temos reserva em hotel lá. A minha dúvida é se teremos que apresentar a carta convite em Paris? Elá está escrita em alemão. Acredito que não já que temos reserva em hotel lá, mas como é a nossa primeira viagem internacional, estou com essa dúvida. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vocês tem varias reservas de hoteis e ja deverão estar com as passagens da Suiça para Praga que é distante dificilmente vão pedir mais que isto. Mas caso questionem aonde vão ficar na Suiça ai falem que na casa de amigos e mostrem a carta.

      Excluir
    2. Certo. Muito obrigada Jonas! Seu blog ajuda muito ;)

      Excluir
  104. Oi Jonas!! curti muito seu post, mais me esclarece uma duvida, eu tenho amigos em Londres, e eles vão me mandar uma carta convite pra facilitar minha entrada! mais eu não quero ficar minha viagem inteira em Londres, pretendo ir pra Suíça, frança, Áustria, Italia, Holanda, e queria saber se o visto que eu receber pra entrar vai ser valido pra esses outros países também, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Carta deles serve apenas para o reino Unido. No restante você vai precisar ter reservas de Hoteis ou Hosteis e dinheiro para comprovar que pode viajar e passagens de regresso.

      Excluir
  105. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  106. Jonas minha dúvida não é com um país Europeu, mas preciso muito de sua ajuda, estou tentando ir a argélia mas estou me confrontando com muitos problemas 1º o consulado tá exigindo reserva de hotel ou carta convite para conseguir o visto na Argélia, mas se não conseguir a carta convite, a saida seria o hoteis mas estão exigindo meu passaporte original e pagamento avista, eles não poderia estipular valores, para que eu possa entra no país? 2º meu voo faz escala em lisboa preciso de uma carta convite de lá ou como devo procedi? 3º tenho uma amiga lá Argélia se ela fizer a carta convite, ela precisa está presente no aeroporto no dia da minha chegada, pois a mesma mora muito distante e poderia ser um familiar dela? 4º Não falo outro idioma,achas que terei problema na alfandega ou eles terá gente que fale meu idioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Juliana, vamos as suas duvidas.

      Primeiro sobre Lisboa. Se você for apenas fazer uma conexão em Lisboa não precisa de carta nem reserva. Se você for ficar alguns dias ai sim precisa ter uma reserva em Hotel ou uma carta convite.

      Sobre o visto da Argelia. Bem parece ser complicado mas é simples. Você precisa ter a carta de sua amiga. ela não precisa buscar você no aeroporto mas você vai ter que dar um jeito de chegar a casa dela e o pessoal lá não fala Portugues. Como você vai ficar na casa dela fica bem mais simples. Simplesmente na carta que você tem que escrever diga que vai para visitar ela, como você vai fazer para chegar a Argelia e a casa dela, que dia chega e que dia volta. E a Carta de sua amiga dizendo que esta convidando você para ficar com ela com endereço e tudo mais. No mais fica tranquila.

      Excluir
    2. Boa noite Jonas, vc me ajudou muito só fiquei com dúvida qdo vc fala que deve consta na carta que vou escrever, não sabia que teria que escrever uma carta tbm.

      Excluir
    3. Juliana no proprio procedimento do visto esta dizendo que você também precisa fazer esta carta. Que na verdade é o seu roteiro pelo país.

      Excluir
  107. Jonas, obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  108. Bom dia Jonas

    Meu nome é Camila!

    Gostaria de tirar algumas dúvidas:

    Eu vou para a Espanha (Aeroporto de Madri) em Setembro ficar na casa de um amigo e fazer um tour com ele por 30 dias!Ele tem casa em Madri e em Alicante, sendo assim gostaria de saber se na carta convite ele precisa colocar o endereço das duas cidades sendo que tbm vamos para Alicante?

    Está carta além de ter a assinatura dele é necessário realizar mais algum procedimento?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila mesmo ele tendo duas casas ele tem apenas uma residencia fixa. Ele precisa mencionar esta. Alem disto você tem que ter o seguro saúde e no caso da Espanha ele precisa registrar a carta na prefeitura.

      Excluir
    2. Bom dia Jonas

      Muito obrigada pelas informações!

      Tenho mais algumas dúvida!rsrs

      Estou com o meu passaporte novo e em branco, você acha melhor eu levar o meu antigo, pois no velho tenho o visto da China, e carimbo de outras viagens que eu fiz ( Chile, Bolívia e Perú), porém no passaporte antigo o meu nome está com o nome de casada e no novo não, pois me separei!?

      Tem algum problema de eu comprar uma passagem que tem escala ou é melhor comprar um voo direto para não haver problemas?

      Você teria o modelo da carta em Espanhol?

      Muito obrigada Jonas! = )

      Excluir
    3. Entao sobre a carta em Espanhol e apena traduzir esta... Sobre passaporte Antigo e Inutel. Os paises que voce visitou nao ajudam com Europa. Se for voo com escala tem que ter uma carta em ingles para apresentar no pais que vc vai fazer a mesma.

      Excluir
  109. Boa noite vou a Zurique visitar meus primos mas faço conexão em Madrid , a carta convite deverá estar em português, espanhol ou alemão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você vai entrar por MAdri mas vai para Suiça faça a carta em ingles.

      Excluir
  110. Bom dia Jonas

    Muito obrigado pelas informações! = )

    ResponderExcluir
  111. Olá Jonas, estou indo para Suíça , pretendo ficar 90 dias na casa de meu "amigo", nos conhecemos pela net, e nunca nos vimos pessoalmente, tenho cartão de crédito internacional, seguro saúde, mil doláres, vou Por Lisboa, como nunca nos vimos, o que devo responder se eles me fazem esta pergunta? em que idioma deve ser a carta convite? levo euro, dolár ou franco suiço? estou desempregada, vou ter problemas quanto a isso? será que vão me perguntar de onde nos conhecemos? minha viajem esta marcada para o dia 5 de junho.
    Por favor, desde já te agradeço e espero breve retorno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severina acho que foi você que enviou por e-mail e eu respondi..veja se não foi para caixa de spam. Sobre Dinheiro leve Euros ou Francos. Mande por e-mail jonasschwertner@hotmail.com pois sua situação e bem mais complicada. A Carta faça duas uma em alemão e outra em portugues. E sempre fale a verdade. Conhecer pessoas pela net e ja no primeiro encontro passar 90 dias é complicado não apenas para imigração mas sim pela situação.

      Excluir
    2. obrigado Jonas pelas informações, agora me sinto insegura, quanto a imigração!
      não sei o que faço agora, talvez se a carta fosse no nome de uma amiga dele brasileira, podia dizer que era minha amiga do brasil, será?
      agora tenho dúvidas!!!!!!!!!

      obg jonas.

      Excluir
    3. Severina me envie por e-mail que fica mais facil responder jonasschwertner@hotmail.com O que mais pega em seu caso e Motivo que vc teria para voltar ao Brasil. E que voce nao trabalha fica claro na imigracao pelo tempo que vcvai ficar..se fosse para ficar 30 dias em uma primeira viagem..mas logo 90.

      Excluir
  112. Ola Jonas desde ja obrigado é o seguinte vou para belgica com visto de turista este ano e gostaria de saber se meu namorado pode fazer a carta e enviar para mim enquanto eu tiver na belgica ele é italiano e vive na alemanha ou só vale se eu estiver no brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinha depois que você chegou na Europa ja era. A carta para você entrar tem que ser enviada antes do Embarque. A carta você tem que apresentar na imigração e ele não vai poder falar com você antes disto..apenas depois que você pegou as malas e sai para fora...

      Excluir
  113. isso tudo por que vou esta trabalhando na belgica durante o tempo da minha estadia e depois terei que tornar ao brasil e gostaria de saber se posso fazer isso enquanto tiver na europa ou faço a estenção e continuo por lá se possivel for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinha se você trabalhar com visto de turista pode ser deportada por estar trabalhando ilegal. Lembre que vocÊ vai ter visto de "TURISTA" que em hipótese alguma da direito de trabalhar. Você não pode ficar mais de 90 dias com visto de Turista. Para ficar mais apenas casando nestes 90 dias e dando entrada nos papeis e pedido de residencia. Do contrario tem que voltar ao Brasil. E se ficar ilegal tudo se torna mais dificil pois você não vai mais ter livre circulação para qualquer lugar que quer devido a imigração... Lembre que para Trabalhar tem que ter visto de Trabalho. Visto de Turista é para turismo apenas... as pessoas trabalham sim mas de forma ilegal.

      Excluir
  114. ou faço isso antes de viajar
    eu viajo dia 12.de junho deste ano (2013) me ajuda ah eu tou amando este blog ele é muito DRX ajuda bastante

    ResponderExcluir
  115. brigadim agora tirei minhas duvidas a respeito muito brigadim

    ResponderExcluir
  116. olá, Jonas!
    Desejo que você esteja bem.
    Parabenizo pelo sua blog e também por sua iniciativa de ajudar as pessoas.
    Necessito de algumas informações suas.
    irei viajar para a Itália de férias, serão 21 dias, vou dia 07 e volto dia 28, sou funcionaria publica.
    Quais os documentos que devo mostrar para comprovar que vou e volto ao Brasil?
    Eu tenho a carta-convite para chegar até a Itália,mas irei viajar pela TAP com escala em Lisboa. Será Lisboa-Veneza.
    Essa carta tem de ser registrada? Porque não está! E também não especifica que as minhas despesas serão pagas, apenas diz que me hospedará do periodo de 7 a 28 de junho-2013
    Outra coisa: estou levando 1000 euros, com o cartão visa travel money do Banco do Brasil.
    Será que preciso levar euros em especie? Quantos?
    Se me perguntarem o que o meu noivo é meu, digo que é noivo ou amigo? Uso a nossa aliança de noivado.
    Também fiz o seguro no valor de 30 mil euros e tenho a passagem de volta, sempre via Lisboa.
    Agradeço a ajuda.
    Abraço,
    Margarida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida como você vai ficar apenas 21 dias, esta com uma quantia consideravel ed Euros e não vai ter despesa com hospedagem pode ir mais tranquila. No caso de Lisboa não vai precisar ser registrado. E sempre fale a verdedade

      Excluir
  117. Olá Jonas, primeiramente parabéns pelo seu blog.
    Tenho dúvidas..vou para Paris com meu namorado, ficaremos 2 dias lá em um hotel, então pegaremos o trem Eurostar para Londres visitar minha mãe que está legal lá. Minha mãe vai pra Paris com o marido dela nos encontrar para irmos juntos pra Londres e ficaremos 1 semana na casa dela. Minha dúvida é: Se eles forem nos buscar em Paris e vão passar na imigração britânica na estação de trem conosco, precisamos da carta convite dela se ela vai estar la pessoalmente? é mais seguro se ela estiver junto ou é melhor ela não ir nos buscar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula é bom ter a carta principalmente por causa de seu namorado que não é mebro oficial da familia e eles podem pedir para entrar separadamente. Como ela vai estar junto fica bem mais facil em qualquer problema ja falar que esta acompanhado dela.

      Excluir
    2. hmm entendi...e preciso das cartas em francês também?

      Excluir
  118. Olá, Jonas. Tudo bem?
    Parabéns pela sua atitude.
    Bom, eu estou com indo para a Europa em setembro e tenho inúmeras dúvidas. Vou tentar explicar o meu caso:
    Primeiro, chego na França (Toulouse)com conexão na Espanha.
    Cinco dias depois, quero ir pra Irlanda, ficar um mês fazendo um curso de inglês. Tenho uma amiga que mora na Irlanda (brasileira) que tem visto de estudante por um ano e vai me receber em sua casa neste mês.
    O meu "namorado" é francês. Nos conhecemos quando ele veio por dois meses ao Brasil e agora eu quero visitá-lo.
    Ele disse que manda a carta convite.
    Eu só volto em dezembro. Ou seja, vou ficar os 90 dias permitidos para turista.
    Minhas dúvidas são: Posso pedir que ele faça a carta por 3 meses informando que vou ficar na França e, da França, ir pra Irlanda apenas com o comprovante de matrícula na escola de inglês?
    Você acha que preciso declarar quanto neste tipo de viagem?
    Sou estudante universitária, portanto não possuo renda. Eu levo algum comprovante de vínculo com a universidade?
    Estou bem desesperada, porque meu "namorado" não sabe de nada que é preciso pra que eu vá, além da passagem, visto que foi muito simples ele vir pro Brasil, então ele não consegue me ajudar com isso.

    Já agradeço pela sua atenção, Jonas!
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane voce vai ter que pedir 2 cartas para ele. O motivo que como ele não mora na Irlanda e a Irlanda não faz parte do tratado de shenguen você vai passar pela imigração de la. ou seja na irlanda voce vai precisar uma carta de sua amiga alem do comprovante do curso e se ele estiver pago o comprovante do pagamento ou tem que comprovar que tem dinheiro para pagar ele e também para despesas la. fora isto vai precisar de seguro saúde para os 3 meses. Na volta para frança acredito que você nem vão perguntar nada na imigração mas é bom ter uma carta dele do periodo que você chega de dublin até o dia que você volta ao Brasil. leia esta postagem que vai ser util: http://www.jonasschwertner.com/2013/06/viajar-por-mais-de-90-dias-pela-europa.html

      Excluir
    2. Jonas, realmente muito útil este link.
      Já guardei suas dicas.
      Mas quanto a carta convite, você mencionou um prazo mínimo.
      Mesmo eu explicando que vou ficar na casa do meu namorado, não posso ter uma carta pra 3 meses?

      Excluir
    3. Daiane até 3 meses sim é o prazo maximo que você pode ficar. A carta não pode passar este periodo.

      Excluir
  119. Jonas por favor vc poderia me enviar um modelo de carta convite em inglês ou francês,pois estou tendo dificuldade de explicar a minha amiga Argélia como fazer essa carta. jullyanna_barreto@hotmail.com, vc é minha única esperança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è o mesmo que esta em portugues mas apenas traduzida para o idioma que vc quiser.

      Excluir
  120. Ola jonas primeiramente quero lhe parabenizar pelo post que esta perfeito mais ai vai minha pergunta gostaria de saber se eu indo como turista a espanha passando 90 dias ok e nesses 90 eu posso me casa estando como turistas na espanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nestes 90 dias você pode casar sim. mas para ficar mais de 90 mesmo casada tem que entrar logo com pedido de residencia.

      Excluir
  121. Olá, boa tarde. Voltei aqui só pra dizer que fui a turismo para Suiça em vôo direto de Guarulhos para Zurich. Na chegada a Zurich uma funcionaria muito simpatica me atendeu, não me solicitou nenhum documento, somente a passagem de volta. E o fato mais engraçado é que haviam funcionarios que falavam portugues (um pouco puxado para o portugues de portugal). É isso...aconselho todos a terem todos os documentos em mãos, pois essa parte depende muito do humor dos funcionarios. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Reynaldo e assim mesmo. tem vezes que nem a passagem pedem para voce. Mas se voce pegar alguem de mau humor ele vai pedir tudo que esta nas regras. E se nao tiver tem direito de mandar de volta. Sempre e bom ir com tudo certo. Alguns aeroportos ja estao escalando oficiais que falam portugues no horario que chegam voos direto do Brasil o que facilita.

      Excluir
  122. Ola jonas me tire mais uma duvida por favor.

    Meu namorado e español,ele vai fazer a carta convite registrada na espanha para eu ter uma segurança maior vou compra a passagem pra 10 ou 15 dias e na carta convite vai constar que eu vou fica 10 ou 15 ok...
    ai vem minha duvida sera que eu ou ele vai ter algum problema porque eu não voltei na data que estava na carta convite?

    ou com o passaporte já carimbado tenho o direito de passar no os 90 dias normalmente

    minha intenção e me casar com ele e entrar com um pedido de residencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Athaydemendez, caso você ultrapasse os 90 dias e se depois deste periodo a imigração pegar você pode acontecer sim dele ter problemas. O sistema ainda não esta tão bem desenvolvido que identifica que a pessoa não voltou na data certa e ligada a carta. Então pode ficar tranquila. (ao menos até os 90 dias)

      Excluir
  123. Boa tarde Jonas,

    estou escrevendo, pois fiquei com algumas dúvidas.

    Meu irmão e minha cunhada chegam a Paris no próximo domingo e ficarão no apartamento que eu aluguei, durante nove dias.

    Estou aqui por um período de 2 meses e 3 semanas, como turista mesmo. Aproveitei e fiz um curso de francês, mas como não estava com nada certo antes da viagem, não possuo visto de estudante nem nada. Apenas realizando um sonho de menina de ficar em Paris por alguns meses.

    Para tanto estou em um apartamento alugado, como muitos turistas que ficam por mais tempo o fazem. Tenho toda a documentação certinha.

    Nada me foi solicitado na imigração. Passei sem que o guarda me fizesse qualquer pergunta.

    Agora meu irmão e cunhada estão vindo passar alguns dias comigo e uma das preocupações dele é com essa tal carta-convite. Pois todos os locais que lemos dizem que deve ser redigida por cidadão do país ou imigrante legal. No entanto não me encaixo em nenhuma dessas características, pois sou uma turista como eles.

    Todas as despesas para permanência ficarão por conta deles e eles têm como comprovar.

    Eles já estão de posse de copia do meu passaporte, da minha passagem de ida e volta e do contrato de aluguel, para que vejam que ele ficará no mesmo apartamento que eu estou alugando durante esse período e que sou sua irmã.

    Você acredita que mais algum documento seja necessário? Eles inclusive estão me ajudando a pagar o aluguel desses dias de estadia, mas o contrato foi feito em meu nome.

    Estou com número de telefone pré-pago em Paris, para inclusive acesso à internet. Eles estão com esse número caso necessitem, e também estarei buscando ambos no aeroporto.

    Não tenho visto a imigração francesa barrar ou mesmo perguntar detalhes tão específicos para turistas brasileiros.

    Você acredita que eles possam ter algum problema na imigração?

    Obrigada pela resposta.

    Atenciosamente,

    Ana Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana apesar de que ja conversamos por e-mail vou responder para que outras pessoas possam ter a mesma duvida. No caso de vocês o seu contrato de aluguel vale como comprovante de reserva e que ja esta pago por você. nesta situação funciona como reserva de hotel.

      Excluir
  124. Ola jonas amei o blog e esse seu post estar perfeiiito me tirou muitas duvidas mais ainda tenho uma e o seguinte vou para Italia ficarei 10 dias vou com reserva de hotel passagem de ida e volta vou levar dinheiro para minha estadia lá tb porem não ficarei por la isso e so pra eu passa tranquila pela imigração,mais dela estou pensando em ir a espanha ai vem minha duvida seria possivel eu ir pra espanha depois de entrar na italia ou para eu ir a espanha teria que apresentar algum tipo de reserva de hotel outra vez?
    ficarei la por mais ou menos 2 meses e logo depois compro uma passagem de volta tire minha duvida porfavor desde ja agradeço bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao vai precisr apresentar nada no voo para Espanha

      Excluir
  125. Maria 30 de junho de 2013

    Olá Jonas, me orienta por gentizeza,
    convidei um amigo africano que tem asilo politico na italia para passar 21 dias no Brasil na minha residência, ele precisa de uma carta convite, essa carta tem que ser em inglês ou português. Se você tem mais alguma orientação que possa me esclarecer.Será que ele vai ter algum problema na viagem pois o voo dele não é direto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ele vem ao Brasil e vai ser em portugues.

      Excluir
  126. Olá jonas,
    Mais uma coisa, preciso registrar essa carta no cartório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas tem que verificar de que pais ele tem passaporte. Pois dependendo qual for ele precisa pegar o visto na Italia. (embaixada do Brasil)

      Excluir
  127. Olá Jonas, ficarei 35 dias na casa de um amigo em Munique na Alemanha e o vôo com escala em Frankfurt. Estou com a carta convite digitada no computador e assinada a mão, mas sem registro em cartório. Também estou levando o seguro saúde, dinheiro e passagens de ida e volta. Meu amigo é alemão, porém, como ele está fazendo faculdade, ele está morando com 2 amigos e a casa está no nome de 1 deles. Existe algum problema quanto a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao por que ele tem o registro que esta morando com ele. Na Alemanha isto e muito bem controlado.

      Excluir
  128. Olá Jonas,estou indo para Portugal ficar na casa do meu namorado ele ira arcar com todas as dispersas ,do mesmo jeito preciso comprovar uma quantia em euros na minha conta bancaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly e bom voce ter alguns Euros. Pois nao e recomendado ir para outro pais e depender de tudo dele. Caso de um imprevisto voce ficara de maos atadas.

      Excluir
  129. Oi Jonas, gostei muito das suas orientações aqui do site!
    Vou viajar pela primeira vez para fora do país, irei para Europa.
    Minha irmã acabe de ir para Hungria a estudos (pelo programa do governo o Ciência sem Fronteiras), então ela está sendo mantida lá com uma quantia que o governo brasileiro manda mensalmente para ela. Irei agora em setembro para lá, visitá-la, porém quero viajar pela Europa também, pretendo ficar os 90 dias permitidos. Tenho amigos na Alemanha, Itália e Ammesterdan. Tenho medo de ser deportada, não sei ainda se irei direto para Hungria ou algum desses outros países, decidirei isso conforme o valor da passagem aérea. Acho melhor eu ir para algum desses outros países ao invés da Hungria direto? Afinal minha irmã acaba de ir (foi agora no final de julho) e se mantém lá por conta do governo, não sei se poderia estar recebendo visita e nem se ela poderia estar fazendo a carta convite para mim.
    Poderia me ajudar nessa questão? O que é melhor eu fazer?
    Desde já, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca primeiro para Hungria nao tem voos diretos do Brasil para la. Apenas com scala. Ou seja a imigracao voce vai fazer no pais da escala.

      Ela como bolsista temporaria nao pode dar carta. Pois como ela pode dar uma carta para se responsabilizar pelas suas despesas na Hungria se ela mesmo esta sendo mantida por um programa. Entao nesta situacao nao pode. Se ela mora em um apt apenas ela e diferente. Ela pode dar carta dizendo que voce vai ficar hospedada no apt dela. Mas voce vai precisar comprovar que tem recursos para se manter durante todo o periodo. Se ela dar a carta seu voo tem que ir para Hungria. Depois voce pode sim ir para Alemanha e outros lugares. se voce tiver uma carta dizendo que a pessoa vai receber voce na Hungria e voce vai desembarcar em Paris por exemplo pode ter serio problema de divergencia de informacoes e ficaria claro que voce esta apenas se usando de uma carta de um lugar para ficar em outro.

      O Melhor e primeiro ver se a sua irma ela pode e tem lugar para receber voce. Alguns casos de intercambio as pessoas nao podem receber outras pessoas na casa ou dormitorio que estao. Se ela pode entao ela pode dar a carta para voce.

      Ela podendo dar a carta para voce compre a passagem para la. E depois viaje pelo resto da Europa.

      Excluir
  130. Jonas,
    desde já agradeço a atenção!
    Vou viajar para a Europa no mês de Setembro de 2013, ficando por 30 dias, chego por LISBOA e saiu por ROMA. Minha amiga brasileira vai enviar a carta convite para o período que estiver em Portugal, mas e depois vou ficar hospedada nas casas de outros amigos e em hostels, será preciso a carta para cada amigo de cada país? É melhor entrar e sair por Portugal ou não tem problema de sair pela Itália?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça para ela enviar a carta para o periodo total. Você vai passar apenas uma vez na imigração para entrar e depois na saída apenas

      Excluir
  131. Jonas,
    vou explicar melhor. Primeiro chego por Portugal e fico hospedada na casa de uma amiga em Lisboa que é brasileira casada com um português, depois vou para Espanha e fico hospedada na casa de um primo casada com uma espanhola, depois vou para Paris e fico hospedada na casa de uma amiga brasileira que trabalha legalmente na França. Posteriormente, fico hospedada na Suíça na casa de amiga brasileira casada com um suíço e por fim vou para Itália ficar em Hostel. E volto de Roma para Recife. Como devo proceder? Devo ter uma carta convite de cada amigo que vou ficar hospedada juntamente com as reservas de hostels? Obrigada

    ResponderExcluir
  132. Oi Jonas, como vai? Estarei lindo para Londres pela Air France , com conexão em Paris (CDG). Precisarei da carta convite em francês, ou somente em inglês? Muito obrigada. Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo somente em ingles pois você não vai passar pela imigração da França.

      Excluir
  133. Apenas para dar meus parabéns ao Jonas pela iniciativa, pelo Blog e por todos os esclarecimentos que li.

    ResponderExcluir
  134. ola me chama Renata e vou visitar a família do meu noivo que é espanhol em fim a carta convite que ele deve fazer ele ira enviar para mim aqui no brasil , ou como ele deve fazer por favor me esclareçam essa duvida porque nem ele sabe direito como fazer

    ResponderExcluir
  135. Olá Jonas,
    e no meu caso, que irei com destino a Portugal, mas o voo fará conexão em Madri, apenas a carta do meu amigo que reside em Portugal é suficiente? É necessário das cartas, uma em português e outra em espanhol?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline melhor em ingles e português. Se ele escreve fluente espanhol pode ser tambem.

      Excluir
  136. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  137. olá Jonas,
    Graças a sua ajuda consegui o visto para Agélia, mas agora conheci uma moça que mora na Itália e ela falou que os homens são extremamente agressivas, sabe de algum relato? por favor se souber me fala, pois fiquei temerosa, já que irei para casa de um amigo (argeliano)lá.Outra dúvida meu voo na volta irá fazer uma conexão de 20 hrs, poderei sair para ir dormi em um hotel? Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana eles tem outra cultura. Veja mais sobre a cultura de povos islamicos. Lembre você é acostumada com cultura ocidental que a mulher tem determinados direitos e liberdades lá é outra e você não pode querer impor a sua em um país diferente.

      Excluir
  138. Olá,
    farei uma viagem de 6 meses na europa, os dois primeiros destes será à turismo (alemanha, holanda, bélgica, áustria) e nos 4 últimos farei um curso em Paris.

    você sabe se há algum problema em entrar na UE primeiro com o visto de turista e depois com o de estudante?

    que problemas posso enfrentar que possa prevenir agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ja vai ter que ter o visto de estudante antes de sair do Brasil. Não tem como tirar la. Então no seu caso tem que ver se ele da direito de você ficar o periodo dele como estudante e mais periodo como turista ou você tem que tirar para o periodo completo como estudante.

      Excluir
  139. Olá, tudo bem? queria tirar a seguinte dúvida. Estou indo para a Itália esse mês. Meu namorado irá comprar minha passagem da Itália para o Brasil de ida e volta, falei sobre a carta e o seguro, e disse que se compra td isso por lá automaticamente, é verdade? não precisa ?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele comprar por ma agencia e a agencia vender o seguro e a passagem junto sim. nenhuma empresa aera vende automaticamente junto ainda mais que a saida é do Brasil e aqui é proibido a venda casada. E carta não se vende se faz.

      Excluir
  140. Segue a carta traduzida para o Alemao, para quem precisar:

    Einwanderungsbehoerde

    Sehr geehrte Damen und Herren,
    Ich, (seu nome), Passport (seu passaporte), zur Zeit wohnhaft in (sua residencia no pais europeu), habe meine Schwester (nome da pessoa convidada, nacionalidade, endereco do Brasil, passaporte) zu mir auf Besuch eingeladen.
    Zeitraum: (dia e mes de chegada e retorno)
    Waehrend dieser Zeit wird sie bei mir in meinem Appartment wohnen.
    Fuer weitere Fragen stehe ich gerne zur Verfuegung.
    Sie koennen mich unter (seu telefone de contato)
    Mit freundlichen Gruessen
    Cidade, dia que a carta foi escrita

    ResponderExcluir
  141. Daniel, eu vou ficar na Espanha por 2 semanas. Eu preciso mesmo de seguro saúde? Porque a minha amiga brasileira que está morando lá, ela não precisou disso para entrar na Espanha e não teve nenhum problema

    ResponderExcluir
  142. Jonas, tudo bem?
    Gostaria de saber se a carta convite precisa ser a original assinada ou se pode ser assinada e digitalizada. Estou indo visitar um amigo na Dinamarca. Você tem algum modelo em dinamarquês? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende o país que você for e principalmente por onde vai entrar. A maioria aceita digitalizada mas alguns exigem a original. E o modelo em dinamarquês é apenas traduzir. mas como do Brasil não tem voo direto para lá você tem que ter em ingles também.

      Excluir
  143. Jonas, bom dia! Eu vou para Belgica pela 2a.vez agora no mês de dezembrio e eu vou ficar na casa de meu noivo por 15 dias e o idioma dele nativo é o frances.Como farei conexão em Madrid, a carta convite pode ser no idioma do meu noivo que é francês ou eu preciso de 2 cartas, uma escrita em francês e outra em espanhol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli precisa precisa apenas uma e como você vai passar espanha tem que ser em ingles.

      Excluir
  144. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  145. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir