Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aeroportos na Europa dicas



Em minha ultima vigem pude observar muitas dificuldades que algumas pessoas tem em viajar. E muito se deve a falta de experiência e falta de informação e pesquisa ante de embarcar. Vou tentar ajudar dando algumas dicas.


Quanto tempo temos que estar no aeroporto?

Para vôos intercontinentais (ex volta ao Brasil) você tem que estar 4 horas antes.
Voo entre países da Europa 2 horas antes
E vôos dentro de um mesmo país 1 hora antes.

Este tempo é para já estar no aeroporto. Não para você sair do Hotel.

Advertência:

Lembre que se você for querer chegar em cima da hora (1 hora antes do voo sair) você pode mas a probalidade em você ter um problema e perder o voo é grande. Ai não adianta chorar, falar que o trem quebrou, atrasou ou que tinha transito. A Culpa é toda sua. E quem vai pagar a multa ou comprar novo bilhete é você. E isto pode custar muito caro e as vezes custar dias de espera para poder voltar ao Brasil por exemplo em alta temporada. E isto acontece muito pois o que eu vejo de pessoas me escrevendo o que podem fazer nestas situações.


Conselho:

Se você já fez o check in busque logo ver aonde é o portão de embarque e também aonde você esta e o tempo que se gasta para chegar. Muitas vezes isto pode demorar e se vocÊ ficar se distraindo vendo lojas e tudo mais pode custar seu voo. Não se esqueça que na Europa você também vai enfrentar fila, vai precisar passar por detector de metais e depende o voo pela imigração. E tudo tem fila e demora. Alguns aeroportos como Madri muitas vezes você tem que se locomover de um terminal par ao outro e isto também demora. E para quem acha que 2 horas antes é muito tempo as vezes chega na ultima chamada para o embarque. Já vi pessoas que perderam o voo por que ficaram no free shopp fazendo compras e quando olharam para o relógio não conseguiram chegar a tempo para embarcar. JÁ ERA. A culpa é sua e você que vai pagar para remarcar.

 Dica:

Preste sempre atenção nos painéis. Muitas vezes os vôos atrasam ou são mudados de portão. Ter uma passagem impressa com o numero de portão não garante que ele realmente vai estar La. Fique atento sempre. E caso for perguntar para um funcionário espere ele terminar de atender as outras pessoas e ai pergunte educadamente.

Uma situação que eu vi este mês (junho 2011) foi no aeroporto de Orly em Paris.  O grupo já começou querendo fazer o check in na vueling e pontuar para o fidelidade da TAM mas a vueling não faz parte da staraliance (faltou eles terem feito uma simples pesquisa) e como não falavam poucas palavras de inglês estavam atrasando toda a fila enquanto tentavam discutir com a funcionaria para pontuarem e ela explicando que não pontua.).

Depois dentro da área de embarque o voo atrasou 20 minutos. Mas em geral eles anunciam no painel uma determinada hora qual o portão de embarque e se o voo esta no horário.

Importante

Muitas vezes você compra um bilhete por exemplo da empresa XX mas ela tem um acordo com a Empresa YY e o voo vai ser da Empresa YY então você precisa ver no painel que tem o portão de embarque e o horário pode ter ate 3 empresas ou mais saindo no mesmo horário do mesmo portão. São os acordos que se chamam code share. Ou seja você esta com um bilhete de uma empresa mas vai voar pela outra.

Prestar atenção no que falam!

Muitas pessoas não olham os painéis e ou quando é realmente necessário vão conversar com algum funcionário.

Primeira dica: Se eles estão atendendo alguém seja educado. E espere você ser atendido. Já vi muitos simplesmente chegarem e começarem a falar enquanto estão atendendo outra pessoa. Espere na fila. Pois se você for mau educado pode ter certeza que não vai ter ajuda. Ou vai ter respostas da forma como você merece.

Se você não fala quase nada de inglês e eu vi esta situação este ano no aeroporto de Orly em Paris (foi o mesmo grupo que eu já mencionei aqui) e ouvi a seguinte situação:

Nos estávamos dentro do terminal 9 e o nosso voo estava com 20 minutos de atraso anunciado no painel. Uma das integrantes do grupo foi no guichê aonde estava sendo realizado um embarque e a comissária estava atendendo um passageiro. Simplesmente chegou já falando e a comissária que não precisa ficar ouvindo este tipo de grosseria falou “WAIT” e a mulher (neste caso era Brasileira) entendeu “EIGTH” ou seja já ficou toda desesperada e chamou a todos do grupo que precisavam sair pois estavam no terminal errado ai eu não agüentei e fui intervir antes que fosse dar mais rolo ainda. E expliquei o que a comissária falou e tudo mais.


Bagagem


Tem muitas situações que você precisa analisar:

Vôos entre Brasil e Europa em que sua passagem foi comprada no Brasil:

Neste caso você tem direito de levar duas malas de 32 kg cada inclusive na conexão dentro da Europa ( você tem direto de levar as malas na conexão se o bilhete foi comprado junto ex de São Paulo para Praga. Não tem voo direto mas seu destino é Praga. Você vai precisar fazer uma conexão. E sua Mala vai até o final.  Sobre o Peso não esqueça que é duas de 32 kg. Se uma tiver 40 eles podem mandar você tirar 8 kkg fora dela.

No caso da Volta é a mesma coisa.

Se você comprou sua passagem na Europa exemplo apenas a volta:

Neste caso vale as regras da Europa. Você tem direito de levar apenas uma mala de até 23 kg.

Em vôos dentro da Europa qual as regras?

Isto varia de companhia para companhia. As tradicionais você tem direito de levar uma mala de até 23 kg fora a bagagem de mão. Se tiver mais de 23 kg paga excesso.

Algumas empresas principalmente aquelas mais econômicas cobram para despachar qualquer mala. E algumas passagens não dão direito de levar mala de graça. Ou seja na hora de comprar leia bem as regras.

Bagagem de Mão


È 1 apenas por pessoa. Tirando alguns acessórios que não contam. Por exemplo laptop. Dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário