Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

Viajando de Trem pela Europa

Quando pensamos meios de transporte na Europa logo vem em mente viajar de Trem. Também não é a toa. Eles tem um ótimo sistema e funciona.
Vou explicar algumas coisas sobre diferentes trens e seus serviços, reservas de assento.

Trem não é tudo a mesma coisa?

Não, existem diversos trens e serviços diferentes. Os mais comuns são seguintes:

R: Regional, atendem cidades pequenas e servem rotas dentro de um mesmo estado. (na Europa os países também são divididos em estados e ou Federações). Estes trens são bem simples, em geral mais velhos. Não tem opção para reservar assento.

RE: Regional Express: Em geral atendem apenas as principais cidades dentro de um mesmo estado. Tem alguns que fazem rotas entre cidades de outros estados. Não tem opção para reservar assento. 

IC: Inter City, são trens com uma velocidade maior e servem as principais cidades de um mesmo país. Estes trens em geral tem restaurante abordo. E não aceitam passes regionais. Apenas nacionais ou de nível Europeu. E se você quiser ter um lugar reservado para sentar você tem que pagar separadamente.

EC: Euro City, Da mesma forma como o Inter City apenas que serve rotas ligando as principais cidades entre alguns países. Também tem restaurante e é necessário fazer reserva de assento se você quiser ter lugar para sentar garantido.

ICE, TGV: São trens de alta velocidade. Ou Trem Bala. Tem outros códigos também. Eles chegam até a 300 km por hora, são mais confortáveis e ao comprar passagem com um deles já é especificado o trem e horário. E é necessário pagar também taxa de reserva para ter assento garantido.

N, D, EM, CNL: São trens noturnos, tem diversas classes que vão desde assentos normais (lembrando que os assentos dos trens mesmo de 1º classe também não são tão confortáveis como os ônibus inter estaduais do Brasil). cabines com 6 camas, cabines com 4 camas, cabines para 2 pessoas.
Os trens noturnos tem em geral apenas um horário e se você quer um lugar para sentar ou dormir tem que reservar lugar. Lembrando que nestes você não tiver lugar para sentar você não viaja. 

Obs: Tanto os R, RE e outros trens que são menos freqüentes que servem rotas dentro de um mesmo estado tem ótimas promoções para quem viaja fora do horário de pico ou aos finais de semana ou com até 5 pessoas. Vale a pena conferir nos sites das empresas ou perguntar nos guiches locais.

Obs: Uma duvida que varias pessoas me perguntam é:

Se eu comprar um passe de trem ou uma passagem eu tenho lugar garantido no trem?

Não, a reserva de seu assento você tem que pagar separadamente. E se você sentar em um trem que tiver lugar reservado e a pessoa embarque na estação seguinte você é obrigada a sair. E não adianta fingir que não entende a língua local. Muitos trens que você compra passagem avulso dão um período para você fazer o trajeto e não estipulam horário para você sair.

O que acontece se eu perder o trem?

Tirando os trens balas as outras passagens não tem uma data e horário especifico para vocês usarem. Você podem embarcar no próximo. Mas se você tinha reserva de assento esta você perdeu.

E o que acontece se o trem foi cancelado e ou falaram para pegar outro?
Você neste caso vai precisar procurar um assento que não esta reservado e ficar Nele. A sua reserva foi para outro trem que por algum motivo não venho.

Como eu posso saber se o assento esta reservado ou não?
Tem marcação na porta quando o trem tem cabines ou esta marcado em um painel luminoso.

O trem tem bagageiro como Ônibus?
Não, e você que vai precisar colocar a sua mala em um pequeno lugar que tem para malas. E lembre você não pode deixar a mala em cima de outro banco. Em alguns trens tem como colocar a mala em um compartimento sobre a cabeça. E outro detalhe se você deixar no corredor os funcionários vão reclamar e vão pedir para você retirar a mala de lá.

Qual a vantagem do trem?

Em distancias curtas ele sai bem mais barato. Se você for ver passagens normais ele sai caro. Mas tem que explorar os passes regionais e a nível Europa. Outra vantagem que você sai do centro e chega no centro. Não tem que pagar excesso de bagagem e pode ver mais a paisagem.
E o trem Noturno?

Eu já viajei muito de trem noturno quando morava na Alemanha. Depois também usei. Mas na verdade você não economiza uma pernoite em Hostel não. Pois o valor da taxa de reserva que você paga muitas vezes custa mais que uma noite em Hotel.

Eu vou falar mais para frente sobre passes dando exemplos.

Espero que estas dicas tenham ajudado um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário