Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Transporte na Europa - Qual o custo?

O transporte é um dos principais custos não apenos


Temos que dividir inicialmente em dois tipos:


Transporte entre cidades : Basicamente Trem, avião e ou automovel

Transporte dentro das cidades : Este são os taxis, metro, ônibus, barco...etc


O transporte entre as cidades é um dos que precisa atenção especial. Não apenas pelo custo financeiro mas também tempo que ele pode “custar” dentro de uma viagem. O mau planejamento dele pode gerar sérios problemas como perder um voo de retorno ao Brasil.

Transportes entre cidades Européias

Depois que você já fez o roteiro, e decidiu qual o meio de transporte vamos as ferramentas de compra e consulta:

Avião: Existem vários sites de pesquisa de preços. Eu costumo usar eles para pesquisar e a compra mesmo pode ser feita pelo site da empresa. Algumas vezes pesquiso no site dos aeroportos para ver quais os vôos que fazem direto. Os sistes de venda de passagem nem sempre tem todas as empresas aéreas.

Ao consultar o valor das passagens veja muito bem o horário que sai e de que aeroporto e como fazer e quanto custa para chegar ao aeroporto e sair do outro. Muitas vezes estes itens acabam custando bem caro. Veja também preços em companhias tradicionais. Nestas eu uso a tática de comprar ida e volta mesmo que eu perca a volta que sai muito mais barato que apenas a ida. E a volta jogo para uma data longe e em dias que sei que sai mais barato. 

Companhias low cost muitas vezes estão em aeroportos muito distantes. Neste caso é importante também ver o horário de chegada e havisar aonde você vai ficar hospedado para não perder reserva.

Outro ponto nas passagens aéreas em vôos não diretos é o tempo de conexão. As vezes você vai precisar ficar esperando dia todo. E ai você perde um dia de sua viagem. Analise este custo também.

Trem: Passagem de trem você pode consultar no site das companhias dos países de onde você esta partindo. Hoje em dia a maioria vende já pela net. E tem promoções que valem até 3 dias da viagem. Mas veja qual o valor Maximo da passagem. Assim você não vai correr surpresas. Quando for comprar analise já os itens que eu falei neste tópico aqui:


Automóvel:  è mais cômodo e você que faz os horários. Ele tem suas vantagens de custo quando se viaja em mais pessoas.

Mas é preciso ter algumas observações:

Nos sites de alugueis de automóveis tem valor base. Se você deixar para reservar quando chegar pode não ter o modelo que você quer. Não esqueça que se você for em 4 pessoas por exemplo da quantidade de malas que vocês estão levando. O bagageiro deles é como no Brasil. Você pode ver caso resolva alugar um modelo que não tem aqui pela net. Nestes sites não esta incluindo valor de seguro e nem GPS. Isto tudo você paga a parte. Alem disto tem que pagar combustível.

Combustível: Na Alemanha na data de hoje (29/04/2011) o litro da gasolina esta em 1,60 euros em media. E o Disel 1,45. Veja pelos sites qual a media de consumo dos automóveis.

Estacionamento: Na Europa você paga por tudo para estacionar. Até em Florestas tem o parkimetro. Os preços são bem variados e o controle é grande. Se você ariscar não pagar pode ter uma multa bem salgada para pagar. Sem contar se não rebocarem. Hotéis em sua maioria cobram para deixar o automóvel estacionado. A noite em um hotel pode ser de 10 a 20 Euros. Evite andar dentro de grandes cidades com automóvel se for ficar mais dias. Devolva ele assim que chegar.

Pedágio: Na Europa tem pedágio também. Veja o trajeto que você pretende fazer que eles apontam os postos de pedágio e valores.


Com automóvel você tem flexibilidade grande. Se for para visitar varias cidades pequenas é ótimo. Mas tem que ver os itens que eu mencionei. O custo por dia depende do trajeto que vocês vão fazer mas usem uma media de no mínimo 150,00 euros para um caro econômico.



Transporte dentro das cidades

Neste ponto um dos principais itens que você precisa analisar é aonde você vai se hospedar. Muitas vezes encontramos promoções de hotéis mas eles ficam muito longe. E nem sempre são servidos por transporte publico ou as vezes ele é muito restrito. Observem bem isto antes de fazer reserva de hotel por que isto vai influenciar no custo.

Taxis: Eu não acho taxis caros na Europa. Para quem anda em SP eles são mais baratos que aqui. Todos usam taxímetro e tem preços controlados. Claro que se for pegar de um aeroporto e ou ir para um (que não seja os que as empresas low cost atendem) o  preço deve ficar na faixa de 40,00 euros. Observe que alguns cobram uma taxa por mala.

Ônibus: é o mais barato. A passagem varia de 1 a 3 euros. Depende a cidade e o ônibus que você vai pegar. Existem passes combinados de metro e ônibus. Se você for ficar mais dias em uma cidade veja as opções pois tem passes de uma semana que são bem abratos. Em Londres por exemplo eu usei o oyster card e pagava na época 15,00 libras para andar de ônibus por semana. Se fosse metro seria para uma semana 50,00 libras. Agora deve ter aumentado um pouco.

Metro: As grandes cidades da Europa são bem servidas de metro. E todas tem ótimas opções de passes para dia todo e para grupos de até 5 pessoas. Em Paris vale a pena você comprar 10 passes que tem um ótimo desconto.

Barco: Em Amsterdam ande pelo menos um dia pelo canalBus. È uma ótima opção de conhecer a cidade. Paguei ano passado 20,00 para passe de um dia.

A pé: Eu adoro andar pelas cidade a pé. Tem mapas que facilitam muito e você conhece de uma forma única as cidades. Claro que o melhor é usar um mix. E depende de onde estiver hospedado. 

5 comentários:

  1. Bom dia meu amigo, como e bom ter uma pessoa com experiência para poder diminuir as dificuldades de uma viagem que a principio vai ser uma aventura.Minha dúvida e como fazer o roteiro entre as cidades que pretendo ir em uma viagem de + ou - 15 dias entrando por Portugual e dali inicia tudo, o que vc me indica de países a conhecer e a Portugal em si e quanto tempo gastaria para ter o mínimo de conhecimento de cada um ,se faço reservas para cada destino ou me aventuro na hora ...e isso tirando pelo menos um dia par conhecer Londres. Agradeço a atenção e por ser esta apessoa a ajudar muitos que sonham em viajar e as vezes vai ser a primeira e a ultima .

    ResponderExcluir
  2. Anderson que bom que esta gostando de meu blog. Sobre uma viagem de 15 dias por onde viajar iniciando por Portugal eu uso mais a parte logistica buscando conhecer paises proximos...como Portugal, espanha e Franca. 15 dias e pouco tempo. Quanto tempo em cada lugar eu tenho postado apartir de junho de 2011 voce pode ver que cada mes tenho muitas dicas de quais cidade e quanto tempo ficar em cada uma.

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando o seu blog! Estou planejando um mochilao de 30 dias e estã me ajudando bastante suas dicas! Vc tem instagram:
    Obrigado! Milena

    ResponderExcluir
  4. Milena eu nao tenho instagram mas tenho face: https://www.facebook.com/Jonas.Schwertner

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu blog, embarco dia 19/03 ,vou ficar 15 dias, começo a aventura por Portugal, mas sem experiencia nenhuma, queria visitar Espanha e Italia seria possivel?

    ResponderExcluir