Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Roupas para Inverno Europeu

Roupas inverno Europeu

Para quem é do Sul do Brasil e nunca viajou para lugar muito frio já é difícil imaginar e prever o frio da Europa imagina o quanto é difícil para pessoas de outras regiões do Brasil e mundo que nem o frio do Brasil sentiram.
Vou falar hoje um pouco do inverno e sobre roupas que se devem usar.

O frio é igual em todos os países?

Não, Europa tem uma geografia que influencia muito no frio. Também não é tão pequena assim.
Países como Portugal, Espanha, Itália (da altura de Veneza para baixo) e Grécia sofrem muito menos com o inverno que os demais. Não que não vai fazer frio. Mas ele não vai ser tão constante e a probabilidade de nevar é bem menor.
Portugal e Espanha a media das temperaturas no inverno dificilmente vai ser menor de 0ºC. O normal vai ser acima de 10ºC. Mas claro que a cada ano tem feito mais dias de frio e nevando mais. Alguns lugares que a mais de 20 anos não nevava nevou nos últimos 2 anos.

Ou seja se você vai para um destes lugares no inverno se prepare.

Qual a temperatura que precisa estar para nevar?

Em solo se estiver 1ºC positivo já pode nevar. Claro que para isto acontecer teria que ser como para nos um dia de chuva (me referindo as nuvens e as condições do tempo). E a temperatura nas nuvens tem que estar muito mais baixa. Mas no solo com apenas 1ºC já é suficiente. Ou seja pode ter dias de sol e ser muito mais frio mesmo. A menor temperatura que eu peguei na Europa foi -26ºC na Alemanha quando morava lá. -10C era coisa que eu era acostumado quase todos os dias...claro que não o dia todo..tinha 3 horas que chegava a 0ºC.

Paris que é um destino muito procurado para mim é a capital mais fria da Europa. Não digo no inverno mas o ano todo quase. Quantas vezes já estive em maio, junho, setembro e peguei frio na faixa de 6ºC. La venta muito e se você for querer subir a torre se prepare. Mas lembro esta temperatura é mais a noite e de manha e em cima da torre chega a ser mais frio.

Que peças de roupas não podem faltar em uma viagem ao inverno?

Calçado: È o mais importante. Não adiante você usar 100 kg de roupa se não tiver aquecido e com o pé seco. Eu tenho calçados especiais para andar na neve (tênis mesmo). Mas se for comprar no Brasil compre algum que tenha tecnologia de Goretex. São um pouco mais caros mas vão proteger seu pé de não soar e permitem a transpiração.
Se você Fo viajar para lugares que tenha muita neve e por vários dias compre quando chegar lá um calçado especial para andar na neve. Não precisa ser bota. Tem muitos tênis que custam até 50 euros e servem bem. Claro que são mais simples e marcas desconhecidas. Se for querer comprar algo de marca ai custa acima de 100 euros. Mas vai de seu gosto e de quantos dias vai usar. Pois no Brasil eles são muito quente e complicado conseguir usar. Eu mesmo tenho 2 pares destes e uso apenas fora .
O importante é manter seu pé seco.
Mulheres não queiram andar na neve de calçado aberto ou baixo. Salto nem pensar.
Se forem comprar botas elas tem que ser Goretex também. Não precisam especificamente serem revestidas por dentro. Bem que o revestimento mantém mais aquecido. Mas se tiver boas meias não é necessario
Meias: eu gosto de usar aquelas cano alto e grossas. Eu uso para fazer trilhas. São ótimas. Meias sociais ou nada e mesma coisa. Não adianta usar 3 pares de meia que eles vão ser um transtorno para você.  Com mais de 1 par seu pé vai soar e o suor vai esfriar e o seu pé vai congelar.
Mulheres usam aquelas meias grandes que cobrem a perna toda. E mais uma meia mais grossa.
Segunda pele: è uma ótima opção. Use 1 boa. Tem no Brasil.
Calças: Não queira usar 3 calças de jeans que não adianta nada. O vento vai subir pelas pernas. E vai congelar você.  Eu usava sempre calça de esquiar mas agora aposentei ela. (não vale a pena comprar apenas para viajar poucos dias elas custam a partir de 150,00 euros. Eu uso uma calça de moletom por baixo e uma jeans por cima. Como eu fico andando meu corpo fica quente. E dentro dos estabelecimentos e aquecido.
Camiseta: Eu uso uma e normalmente uma de manga longa também. Não adianta usar mais por que seu corpo vai ficar muito quente e vem novamente a questão do suor.
Colete: Eu gosto de usar. E esquenta bem. E se fica muito quente posso tirar.
Casaco: Esta é uma questão complicada. Os casacos feitos no Brasil são feitos para o frio daqui. E os que são vendidos para o frio da Europa são muito caros comprar aqui. Usando tudo que eu falei  anteriormente já ajuda para esquentar muito. Se você não tem casaco muito grossos compre um no Brasil ou vai usando 2. Se você não for para os lugares mais frios da Europa e for ficar mais tempo compre um lá. Tem de tudo que valor.
Cachecol: muito importante usar. Protege sua garganta.
Toca: è bom usar também. Protege a cabeça e faz uma diferença.
Luvas: Luvas vocês tem que observar o seguinte. Não adianta serem apenas grossas. Pesem seguinte se forem de lã apenas vão molhar se você tiver contato com a neve e ai vai congelar sua mão. A mesma coisa com aquelas que são apenas de tecido.  Você vai acabar segurando em algum lugar, vai ficar úmido e sua mão vai gelar. Não adianta comprar luvas para esquiar para andar na rua. Vai sofrer de calor e não vai conseguir ficar usando.  Eu tenho alguns pares e todas tem uma parte com material tipo borracha. E na palma da mão e nos dedos. Assim se eu pegar em algo molhado ou na neve não vai molhar. E usar 2 luvas e ruim também.

Um conselho principalmente para as mulheres: Pensem no conforto e não nas fotos que vocês vão aparecer com o mesmo casaco sempre. È o preço que se paga para viajar no inverno. A saúde de vocês vale mais.  E camisas e tudo mais que vocês vão estar usando por baixo ninguém vai ver. Ou seja não precisam levar tanto assim. E podem mandar lavar lá.

Qualquer duvida me escrevam aqui ou mandem e-mail. Amanha vou falar sobre roupa de verão e depois sobre organizar mochila e mala.

Jonas Schwertner

32 comentários:

  1. Muito bom o post Jonas! Estou indo em dezembro para a Alemanha, Áustria, Rep Tcheca e Hungria e o que mais me preocupa é o frio. Suas dicas foram muito esclarecedoras. Obrigada! Thaís Zundt, www.proximosdestinos.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das dicas, vou para Munich em fevereiro você sabe se nessa época costuma nevar?
    Vou continuar lendo o blog para pegar mais dicas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sabrina, bem em fevereiro pode nevar sim. mas com as temperaturas que esta hoje acho menos provavel de acontecer este ano. mas se for para Fussen ai vai pegar neve.

    ResponderExcluir
  4. obrigada.. pelas dicas.. mas ainda tenho medo do frio... pretendo ir no final do ano.. para Londres... mas tb to planejando... passear de trem.... para Paris... Belgica..
    sabe gosto de planejar tudo antes de embarcar em uma aventura... quero me divertir... e não sofrer e passar.. frio... bjssss

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite,adorei as dicas e estou com dùvidas irei viajar pra Bélgica na cidade de Antuèrpia dia 28/03/2012 e quero saber se esta frio e estou pensando usar vestido è aconselhado?

    ResponderExcluir
  6. Este ano ainda esta frio...la sempre puxa um vento a mais. Voce ate pode ir de saia mas use algo por baixo para se manter mais aquecida. O melhor e 7 dias antes ver a previsao da temperatura.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde. Adorei as dicas para viagens na Europa, principalmente para Paris. Um lugar é muito frio. Sorte que já estava preparada e pude me informa sobre o clima no local. Já que tenho uma loja para roupas e acessórios para inverno tenho que está bem informada para esclarecer algumas duvidas aos meus clientes, e desde já lhe dou os parabéns pela iniciativa em dar essas informações para o publico que tem essas duvidas e como se manter aquecido na Europa. http://www.tcheinverno.com.br/index.php

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jonas! Viajarei para França e Itália no meio de dezembro e quero dar uma esticadinha na Áustria e Alemanha. Vale a pena? Tenho medo de pegar nevasca e estragar meu passeio. Ah, me indica alguma loja no Brasil para comprar botas especiais para o inverno de lá? Obrigada!Marina

    ResponderExcluir
  9. Mariana, Alemanha e Austria tem estrutura para neve...voce vai ter problemas antes na Italia que nao tem uma estrutura como a deles..

    ResponderExcluir
  10. Oi,tudo bem?
    Sei que estou vários meses atrasada pra comentar aqui, mas estive fazendo umas pesquisas e acabei achando seu blog. :)
    Pretendo ir à Alemanha(Berlim e vários lugares na Baviera) em janeiro e me parece que vai fazer bastante frio! Costumam haver problemas nas ferrovias por aí? (Cancelamento de viagens por determinados trechos em razão da neve, redução no número de viagens por dia etc.) Espero fazer as viagens do sul de trem estou preocupada! Infelizmente não posso viajar em outra época do ano.
    Obrigada,
    Carolina :)

    ResponderExcluir
  11. oi Carolina, então o numero de horarios e viagens de trens você ja consegue consultar pelo site. Eles tem mudanças sim do verão para inverno mas é por causa de fluxo. Enquanto algumas rotas tem viagens cortadas outras tem suplemento. Mas nada que você ja não possa consultar agora. Eu nunca tive problema com cancelamento. Ja teve pequenos atrasos isto sim. Mas em geral nos primeiros trens da manha apenas (antes das 07:00)

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pela resposta. :) Andei consultando o bahn.de e parece que não há ainda os horários disponíveis de janeiro (só tem até 8 de dezembro), então vou checar depois. De qualquer forma, obrigada pelas informações, fico mais despreocupada porque imprevistos são sempre chatos em viagens. Como não pretendo também pegar trens antes das 7 (a maioria dos percursos são curtos, então dá pra sair esse horário e aproveirar o dia, eu imagino), acho que vai dar certo. Valeu :)

    ResponderExcluir
  13. Olá Jonas, descobri o site hoje, todas as dicas que li me foram extremamente úteis (uma muito importante para mim foi a da alimentação, achei que o custo nos restaurantes são muito altos, vou tentar cozinhar o máximo que puder durante os 30 dias que ficarei na Calabria - Itália), muito obrigado por compartilhar o conhecimento.
    Minha viagem está marcada para Janeiro, estou pensando em deixar para comprar as roupas de inverno lá, você acredita que vale a pena ou é melhor eu comprar aqui, tem muita diferença nos preços?
    Abraços.
    Berges.

    ResponderExcluir
  14. Compre algumas aqui para chegar la e poder comprar...

    ResponderExcluir
  15. Olá Jonas
    Bem legal seu blog...li mta coisa.
    Estou indo passar cerca de 80 dias na República Tcheca e vou chegar pela Alemanha. Por ser mtos dias, o seguro viagem vai ficar bem caro. Vc acha mto arriscado viajar sem contratá-lo e a imigração me barrar?
    obrigada

    silvania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvania se a imgiração pedir e você não tem eles podem deportar. OU seja você perde a viagem toda. Se você precisar de medico a consulta para extrangeiras custa media de 300 euros. você pode ver um seguro longstay que sai mais em conta.

      Excluir
  16. Boa noite!
    Achei seu blog aleatoriamente enquanto procurava algumas coisas sobre intercâmbio. Pretendo estudar 2 meses e meio em Barcelona no final do ano que vem, e estou pesquisando tudo. Seu blog está me dando muita ajuda.
    Continue, haha.
    Obs: Sou de Curitiba, cidade fria. Escolhi final do ano exatamente por ser inverno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morei 4 anos em Curitiba adorei e voltaria. O inverno da Europa é bem diferente que em Curitiba...

      Excluir
  17. Oi Jonas, parabéns pelo site.
    Estou pensando em fazer Portugal, Espanha e sul da França no final de janeiro mas pensei em pegar carro pq somos em 4 pessoas. O frio atrapalha muito dirigir (é desconfortável demais?) ou só qd houver neve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João depende as cidades que vocÊ vai passar vai pegar neve. Então tem que ter mais cuidado ao dirigir. E se ja pegou neve nos EUA não é a mesma coisa...

      Excluir
  18. Jonas, (olha eu postando de novo), minha viagem vai durar cerca de 15 dias, você acha que devo contratar um seguro? Onde posso fazer isso e qual a média de custo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. adorei, tudo o que eu precisava saber rs, bj

    ResponderExcluir
  20. Jonas, muito bacana o blog. Sempre recomendo para quevai à Europa. Vou em janeiro e já temos Paris, Londres, Barcelona e Lisboa na programação. Estamos pensando em incluir Amsterdã, Bruges e Bruxelas. O receio é apenas o frio excessivo. O que vc acha? Obrigado e um abraço. Gustavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo obrigado por indicar meu blog. Bem amsterdam e Bruxelas eu ja fui algumas vezes inverno e foi tranquilo. Claro que amsterdam o passeio no canal bus tem que fazer com ele fechado mas é suportavel. Agora Bruges não vale a pena.

      Excluir
  21. Ola Jonas, superrr interessante todas as dicas do blog. Já estou na Europa, morando a três semanas em Córdoba na Espanha e entre os dias 23-12 e 05-01 vou fazer: Hungria - Budapeste, Eslováquia- Bratislava, Áustria - Viena, Rep. Checa - Praga e Polónia - Wroclaw e Krakaw. Acha que vou pegar um frio rigoroso? Compro roupas e sapatos por aqui na Espanha (que está fazendo um calorrr) ou deixo pra comprar no meu destino? Já estou com hosteles reservados e passagens também, sabe me dizer mais ou menos sobre os outros custos dessas cidades? Quanto em euros seria suficiente (alimentação, "passeios") para esses 13-14 dias? Obrigadaaaaaaaa.. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca se prepara que lá é muito mais frio que ai. JA compre algo ai mesmo para chegar lá senão você nem nas lojas consegue chegar. E calçado principalmente.

      Excluir
  22. Parabéns pelo Blog!...muito legal ler todas as dicas,eu já estava me esquecendo de umas coisinhas antes da viagem!... vou para um Tour na Europa, poucos lugares, assim da pra conhecer mais cada lugar....Lisboa, Barcelona, Paris...saio na 2ª quinzena de novembro e volto no final da 1ª quinzena de dezembro...Será que estará muito frio?...quais as dicas que voce tem de roupas para esta época?

    Grande abraço...

    Tadeu

    ResponderExcluir
  23. Oi Jonas, como é o frio em Londres na primeira quinzena de abril? O que devo levar? É tempo de usar botas e cachecol ainda ? Um gde beijo e obrigada. Ana.

    ResponderExcluir
  24. Minha filha vai fazer intercambio em Chicago,no periodo de agosto a novembro.que roupa levar ?adorei seu blog.Otimo!

    ResponderExcluir