Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Qual a Melhor Forma de Viajar! em Grupo, Sozinho, Acompanhado ou por Pacotes?

 Este é um grande problema para muitas pessoas que querem viajar para fora do Brasil. Não apenas para Europa mas qualquer lugar do Mundo.

Existe uma melhor forma de ir? 

Não, existem pontos positivos e negativos de cada forma.

Vamos falar sobre cada um dos pontos que eu falei a cima:

Viajar em Grupo:

Existem diversos formas de se viajar em grupo. Normalmente são viagens organizadas por uma agencia de viagem ou por uma pessoa. Não é como pacote. Pois em geral roteiro é personalizado e tudo mais.Tem as viagens que são para todos os bolsos e também gostos.

A quase 3 anos que comecei a acompanhar alguns destes grupos de viagens personalizados para Europa e outra parte do Mundo. Faço isto como free lancer e em geral umas 3 a 4 vezes por ano. Além disto todos os anos eu organizo um mochilão que é um trabalho voluntário que eu faço. Mas este não tem datas fixas. Cada ano faço em meses diferentes e roteiros diferentes.

 O que eu vejo de vantagem em viajar nestes grupos personalizados:

Pessoas que não falam outro idioma a não ser o português é a melhor coisa. Pois no grupo tem pessoas que falam e também em geral tem um acompanhante que cuida das pessoas. Na verdade este acompanhante é um baba de adultos ( e o que eu faço quando vou nestes casos). E o engraçado que você percebe a dependência que elas tem de você. A grande maioria são pessoas que sempre tiveram vontade de conhecer determinados lugares, a maioria tem condição financeira boa mas não tiveram antes esta oportunidade. E fora as pessoas que falam inglês mas tem medo de viajar para fora sozinhas ou que não seja em grupo.

Algumas pessoas me questionam se o custo financeiro para fazer uma viagem assim personalizada ( o Formador do grupo define o roteiro e baseado nele que se faz o orçamento) vale a pena ou se sai muito mais caro. Pelo contrario como se esta viajando em grupo em tarifas mais baixas e fora os acordos que algumas companhias aereas e hotéis tem com as operadoras de viagens que dão uma gratuidade para cada numero X de pessoas. Em Geral um grupo com 20 pessoas o custo do acompanhante acaba sendo menos de 150,00 dolares por pessoa para viagem toda.

Fora que guia fica apenas 4 horas ou o tempo que você paga para fazer city tour. Depois eles somem. ( e estão mais que certos) e o acompanhante fica o tempo todo a disposição. Nossa quantas vezes fui acordado a noite por que uma pessoa estava passando mal e precisava atendimento medico.

O engraçado que brasileiro quer economizar cada centavo com algumas coisas mas muitas vezes economiza com uma coisa e depois paga bem mais caro que outra. Foi o que aconteceu uma vez com um grupo que não  aceitou a proposta que a operadora fez em incluir o custo de U$:136,00 por pessoa no pacote para um grupo de 20 pessoas. Eles resolveram fazer tudo por conta. Chegaram na Alemanha, tinha uma pessoa que achava que falava inglês mais ou menos e não conseguiu pegar o trem na estação de trem Frankfurt pois chegaram em cima e se perderam não sei como lá. Apenas nisto tiveram que cada um comprar ja no primeiro dia uma passagem de mais de 100,00 euros para Munique. Depois tiveram problemas na Italia..nossa foram tantas coisas que uma pessoa que estava no grupo me falou que o lider daquela viagem não quis mais saber em fazer outra viagem assim.

E quais as desvantagens?

Você esta preso a um roteiro, tem que seguir horarios previamente estabelecidos. Vai precisar acompanhar o grupo a não ser que você se responsabilize em chegar no horario marcado ou estar no hotel na hora de partir para outro lugar. E também vai precisar de paciência pois sempre tem pessoas bem difíceis de lidar nestes grupos. Eu que diga. Vocês não tem noção de cada tipo de pessoa que encontrei. Fiz muitas amizades mas infelizmente encontrei cada muquirana e cada tipo. Desde pessoas que se acham e não se enxergam até o tipo que este ano mesmo quando estava recolhendo um dinheiro para o guia local de Israel ( e a remuneração dos guias depende disto) ele falou que não poderia dar nada pois tinha que comprar dois anéis de ouro ainda. Detalhe ele era o que mais ficava na cola do guia perguntando tudo e tal. Sabe você este tipo de coisa eu não entendo. E por isto que os melhores guias fora do Brasil não querem saber de grupos Brasileiros. Pois como eles dependem do salário disto eles pegam qualquer outro grupo menos de Brasileiros. Estes são a ultima opção.

Viajar sozinho:

Viajar sozinho é o que eu mais fiz em minha vida de viajante. Você que define seu roteiro, horários. você que faz tudo e do seu jeito. Em geral quando viajo sozinho eu fico hospedado em Hosteis (albergues da juventude) que é um lugar que se conhece muitas pessoas e você troca muitas idéias e faz amigos. Quem sabe ate consegue uma companhia de viagem por alguns dias ou pelo menos durante o período em que estiver na cidade.

Desvantagens:

Você caso não faça passeios pelas cidades com alguém que conheceu nela ou durante a viagem vai estar sozinho. Não vai ter com quem comentar sobre os lugares e vai precisar ficar pedindo para outras pessoas tirarem suas fotos se você tiver paciência para isto.

Viajar acompanhado:

Não precisa ser necessariamente namorada, esposa...pode ser com amiga ou amigo ou algum parente. É uma viagem bem mais tranquila desde que você seja o "lider" da dupla ou se você for acomodado e aceitar tudo que a outra pessoa quer fazer ou planejou. Nestas situações a maioria destas duplas ou pequenos grupinhos (eu entendo como Grupo de 10 pessoas para cima). O bom que você se diverte, tem companhia.

Desvantagens:

Se você e sua companhia não tiverem uma boa integração e gostos semelhantes podem ter varias problemas durante a viagem. exemplo:

Você gosta de acordar cedo para aproveitar o dia. E a sua companhia quer ficar dormindo até o meio dia mesmo pagando em Euro. Fora outras situações. Eu na virada de 2008 para 2009 estava em Berlin querendo assistir a virada de ano lá. Quando morava na Alemanha nunca tinha ido lá e aquele ano resolvi. estava na época acompanhado por uma namorada (hoje é ex-namorada). Primeiro eu queria chegar ja no inicio da festa. Ou seja pelas 18:00 ela queria apenas depois das 22:00. Chegamos as 23:00.. ai estavamos meia hora apenas e ela queria voltar ao Hotel pois estava achando muito frio e sem graça..e eu todo animado.. Vi a queima de fogos ja na entrada do metro..nossa fiquei muito bravo... bem terminamos logo depois. A detalhe a viagem tinha sido presente meu. hahahaha mereci.


Viajar em Pacotes:

Viajar em pacote é o que a maioria dos turistas fazem. Vão em uma agencia e escolhe um pacote que tem saídas programadas. Paga parcelado, acha que o hotel é como é no material ilustrativo, acha que o café da manha é do jeito que esta na foto... Chega no aeroporto muitas vezes tem um representante da empresa para ver se a pessoa fez o check in. Embarca, chega no destino tem uma placa com o nome da operadora (ex CVC) e ai você é colocado em um serviço de transporte que leva ao Hotel e você que se vira em falar com eles pois não falam português. e você tem os horarios que tem que estar nos pontos marcado. Não vai ter ninguem que vai atrás de você se o telefone não dispertou em seu quarto ou se você esta chegando. simplesmente deixam você para traz. Não vai ter um baba que via ficar cuindando de você.

Ai você embarca em um onibus, vai ter um guia normalmente falando portunhol ou português de Portugal e vai ver da janela de seu onibus varios lugares.

Desvantagens:

As mesmas que viajar com grupo, mas não vai ter uma pessoa cuidando de você. Ou seja qualquer coisa fora de horário você que se vira. Os horarios são determinados e se você não estiver la ja era.

Observe muito bem o roteiro da viagem para não cair em viagens do tipo:

conheça a Europa toda em 17 dias. De Lisboa a Roma. Você não vai conhecer nada. Vai ver estradas de varios países. Veja quantas horas vai passar em um onibus por dia. E ai com cronometro para sair e tirar umas fotos. Acho isto o cumulo. E jogar dinheiro fora.

vantagens:

Você parcela a perder de vista. E tem oportunidade de viajar.



Observações:

Tem destinos que é complicado viajar sozinho ou que não seja em grupo. Isto se você quer realmente conhecer o lugar por completo e não apenas alguns dos principais atrativos. Existem restrições quanto a transporte publico, horarios, também não é qualquer lugar que é simples alugar um automovel e questão de segurança mesmo. Exemplo Oriente Medio. Se você quer apenas algumas cidades é uma coisa mas tudo não.

 E se você tem um grupo de amigos ou familiares ou acredita que pode reunir um grupo para montar uma viagem e quer ter as "VANTAGENS DE UM FORMADOR DE GRUPOS" me escrevam que podemos trocar ideias.

e-mail: j.schwertner@gmx.net ou jonasschwertner@hotmail.com este ultimo tambem é messenger e quando eu estou em SP o meu fone é 11 70323805 (tim)

espero que as dicas de hoje tenham ajudado a esclarecer algumas duvidas. Amanha vou falar sobre Hospedagem

6 comentários:

  1. quanto mais leio suas mensagens mais te admiro!
    Dete

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrs adorei seu relado das desvantagens de viajar acompanhado... morri de rir imaginando a cena...

    ResponderExcluir
  3. Vou viajar para a Europa agora em Agosto/2013 estou gostando bastante do Blog. Gosto do assunto direto, sem enrolaração. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Cybele, tenho ainda muita coisa para publicar para facilitar a vida de quem esta indo viajar.

    ResponderExcluir
  5. fala Jonas como Vai? Muito bom o blog! Pode me dar uma dica? Estou em Israel em tiberiaades AGora⭪de Manha quero ir a jerico e mar morto. Vc disse no site mochileiros q nao eh bom alugar Um carro. Me explica porque? Obrigado⭪grande abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego voltei agora de Israel e não tinha visto sua mensagem. Automoveis com placa de Israel podem ter problemas em teritorio palestino como caso Jerico. Apesar de que jerico é cidade mais tranquila de todas.

      Excluir