Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mochila ou Mala, qual a melhor opção?

Esta é uma das duvidas que perturba a maioria dos viajantes de primeira viagem a Europa principalmente. Mas também não existe uma unica resposta. Tem sim uma serie de detalhes que temos que observar para saber em qual caso é vantagem a Mala e qual vantagem é a Mochila.

1º Que tipo de viagem você esta fazendo? Independente ou Pacote?
2º Quantas cidades vão ser visitadas?
3º Qual o meio de transporte entre elas?
4º Quanto tempo em cada cidade?
5º Qual o horario que você vai chegar na mesma?
6º Você esta viajando sozinho ou acompanhado?

Com estes 6 itens já é podemos ter certeza do que é melhor.

Vamos as respostas:

1º Você esta indo com um grupo com tudo organizando, andando de onibus que chega no Hotel tem serviço de maleteiro e você é das pessoas que "não esquece de dar gorgeta para maleteiro" leve mala. Nesta caso você não vai precisar fazer esforço então mala é bem tranquilo.

2º e 3º Estes estão interligados. Se você for a Europa e ficar apenas uma cidade ou o menor numero possivel ai a vantagem é Mala. Mas se você tiver que se mudar de cidade em Cidade e estiver usando meio publico como trem, metro neste caso a Mochila é vantagem. Os trens não tem bagageiro para mala como onibus no Brasil. Tem poucos lugares e é você que vai carregar, é você que não pode deixar em cima dos bancos ao seu lado. Outro problema se você usar voos. Andar nos metros de mala é complicado. Não tem sistema de rampas e muitos nem escada rolante tem. Paris e Madri são os piores metros para quem estiver de mala.
Caso você use empresas de onibus para se locomover de uma cidade para outra não esqueça que a maioria é você mesmo que coloca a mala ou mochila no bagageiro e retira.

4º Viagens muito corridas que você passa cada dia em uma cidade mala atrapalha e muito. Se você for ficar em uma cidade apenas durante o dia até os guarda volumes (forma de armário) não são apropriados para malas. Alguns sim. E se você for do tipo que costuma levar mala grande pior ainda. Você vai ter um grande problema.

5º Chegar em uma cidade no horario de pico e querer usar metro pode ter certeza vai ser inferno. Metros cheios, pessoal fica impaciente pois você se estiver com uma mala vai ocupar muito mais espaço que uma mochila que é claro você vai deixar no chão.

6º se você for mulher e estiver viajando sozinha não pense que todo mundo vai ver você, se comover e querer te ajudar para levantar a mala para embarcar no trem ou guardar ela...não espere muito por isto. E detalhe o trem não espera. Ou seja se for com uma mala leve uma que você consiga carregar.


 Tamanho da Mala ou Mochila. Qual o melhor?

Esta é segunda duvida mais cruel. Depois que muitas pessoas já se estressaram para ver o que vão levar vem o segundo item. O tamanho.

1º Você não precisa levar seu guarda roupa para Europa.

Lembrem disto. Isto vale para todos pois o que eu vejo de homem levando mochilas cargeiras de 85 litros. Eu tenho uma Deuter de 55+10 e esta otimo. Viajo até 30 dias com elas.

Lembrem vocês que vão carregar a mochila e a mala. fazer o teste em casa por alguns minutos é uma coisa..dia após dia de viagem o peso sobe e muito mesmo que você não compre nada. Seu corpo começa a ficar cansado pelo agito e tudo mais e você não aguenta.

Eu pergunto para que levar 30 mudas de roupa (isto sendo otimista pois tem pessoas que eu já vi levarem mais) para passar 30 dias lá???

Na Europa, Estados Unidos, Israel, alguns lugares da Asia que eu visitei todos tem lugares que você pode mandar lavar roupa.

 A mas em Hotel é caro!

Não precisa mandar lavar no Hotel. O que você paga para lavar no Hotel por uma peça você lava uma maquina cheia.

Como Funciona? 

Existem diversos lugares nas ruas, perto dos hoteis, dentro dos hosteis em geral tem tambem maquinas de lavar e secar. Você compra uma ficha na recepção dos hoteis ou a maioria funciona colocando moeda mesmo. Compra primeiro o kit de sabão, coloca na maquina, e depois você mesmo coloca para funcionar. Logico que você tem que ter noção de que tipo de roupa pode misturar para lavar.. deixa a maquina funcionando (se for em hostel eu não fico do lado) ou fica esperando..isto demora uns 45 minutos a 1 hora. Eu sempre faço a noite para não gastar tempo precioso de dia. Depois coloco para secar em outra maquina que você paga tambem e pronto. O processo todo você gasta menos de 10 euros.

Eu me programo para lavar roupa a cada 10 a 12 dias. Programo para fazer isto em cidades que vou passar mais dias.


Outro detalhe eu levo roupas leves e de preferencia que não precisam passar. No verão é calor ou seja não precisa ficar levando casacos. No maximo um mais fino para eventuais mudanças de clima.

E no inverno?


No inverno não queiram levar muitos casacos..levem casaco bom ou compre lá. E não adianta achar ruim aparecer todos os dias na foto com mesmo casaco. Melhor estar bem aquecido, aproveitar a viagem do que passar frio, ficar reclamando dele apenas para aparecer com roupas diferentes nas fotos. E o que você estiver usando por baixo ninguem via ver na rua.

O importante é pensar em Comodidade 

Em um outro post vou falar sobre organização das malas e mochilas.

Amanha falarei sobre Viajar de trem.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo Post meu amooor!
    Ainda bem que tenho você pra me ajudar com as malas...haha

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma mochila de 50 + 10 com sistema de AirContact. tem varias marcas com este sistema.

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, esta era uma das minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  4. Acabei comprando essa pra minha viagemhttp://www.deuter.com.br/detalhes-traveller-55-10-sl, no site diz que é para mulheres ou usuários de até 1,70m. Como eu tenho 1,68m acho que será boa.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog, vou seguir! Estou indo pra europa no mês de maio e vou pegar várias dicas suas, além das que já pesquisei!
    Bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Estou amando seu blog... Muita gentileza tanta informação preciosa para os leigos como eu.. Danubia Neves

    ResponderExcluir
  7. Caro Jonas,

    Estava pensando em ir à Europa em meados de fevereiro, entrando por Frankfurt.
    Mas depois de ler o seu Blog, fiquei com medo do frio e acho que vou mudar a data da viagem.
    Gostaria de saber se sapatos tipo Bull Terrier suportam o frio de março, ou devo levar outro tipo de calçado?
    Tenho bota de montaria de cano alto em couro também.
    Mas li em outro post que não é aconselhável viajar de botas para não levantar suspeitas sobre porte de drogas.
    Se quiser pode responder para "jacilenebarreto@gmail.com"

    ResponderExcluir
  8. Botas podem levar sim. Em meu blog você não leu sobre drogas. Para março sim. Apenas você tem que cuidar para não deixar molhar e usar meias grossas. Botas de couro sem revestimento tambem não adianta muito. Pois o couro protege contra o vento mas o frio que vem do chão tem que ter um revestimento.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jonas! tô indo passar quase 90 dias na França e pretendo levar duas malas (até 32kg cada), você acha que é muita bagagem, considerando o tempo? numa delas é só presentes e coisas que vão ficar por lá

    ResponderExcluir
  10. Bem 64 kg e muita coisa sim....mas se uma delas vai ficar la entao esta tranquilo.

    ResponderExcluir