Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

sábado, 2 de abril de 2011

Melhor época para ir a Europa - Verão ou Inverno Europeu ou Quando?

Um dilema de muitas pessoas é a questão Qual a melhor época para viajar?

Se você tiver como escolher ótimo. Do contrario vamos lá. 

Diferente do Brasil os países do hemisfério norte tem as 4 estações bem distintas. Para quem nunca viajou fica difícil conseguir visualizar ou imaginar de que forma são estas estações e principalmente como são as temperaturas. Pois o que é frio para quem é acostumado ao frio de algumas regiões do Brasil é totalmente diferente que lá fora. 

Vamos falar de cada estação: 

A Primavera na Europa 

Em minha opinião é melhor época para viajar. Não é frio (claro que tem alguns dias que podem ficar) de Abril a Junho você pode ir que é tranquilo. Os preços são mais baixos, as cidades são mais verdes. O humor das pessoas é muito melhor. (para você notar isto precisa ter morado la. Morei tempo na Alemanha e senti a diferença não apenas nas pessoas mas em mim também). Apenas se você for alérgico a flores então tem que tomar mais cuidado. É neste período também que tem otimas promoções de passagens aéreas para Europa e EUA. Detalhe não deixe de levar uma roupa pra frio pois ainda é época de instabilidade principalmente Abril.  Países como da escandinava evite visitar neste período pois ainda é bastante frio.

Outro detalhe metade de março até metade de Abril costuma chover muito.

Postei mais sobre a Primavera quando e as temperaturas medias nos principais paises

http://www.jonasschwertner.com/2013/03/viajar-na-primavera-para-europa.html

Pré verão e Verão Europeu 

Assim como no Brasil a alta temporada na Europa e EUA é no verão. Mas no verão deles não no nosso. Isto muitas pessoas confundem. 

Julho ja fica mais caro pois alguns lugares as ferias começam metade de julho. Mas o auge mesmo é de Agosto até 15 de setembro.

Julho tambem tem outro problema que são as ferias no hemisferio sul. E soma com pessoal que sai para viajar de lá e outros lugares do mundo fica tudo cheio. Eu adoro o verão. As temperaturas para nos Brasileiros não são tão altas. Claro que tem dias e lugares que chegam a 38ºC. Mas também pode nevar.

Quando morava em Oberstdorf ( www.oberstdorf.de) chegou a nevar em pleno mês de Agosto. Claro que é um fenómeno raro mas pode acontecer. E Paris a noite sempre é mais frio ou seja leve uma roupa de frio para prevenir e torça para que tenha levado sem precisar.

É no verão que as pessoas se sentem bem mais a vontade. Muito comum ver em partes dezenas quando não centenas de pessoas tomando banho de sol.

Isto faz recordar em Julho de 2008 quando estava fazendo um mochilão pela Alemanha com um grupo e passamos pelo English garten  em Munique. Tinha centenas de pessoas la a tarde tomando banho de sol, algumas de top less, outras sem absolutamente nada. Isto tanto jovens, crianças como idosos. E claro todos se respeitando. Mas os brasileiros que estavam comigo congelaram na hora e ficaram de boca aberta sem saber o que falar.

Tem um post apenas sobre o verao. vale a pena ler

http://www.jonasschwertner.com/2013/03/verao-na-europa.html

O Outono na Europa

Iniciando a segunda quinzena de Setembro os preços ja caem na Europa. É mais facíl conseguir hospedagem a preços promocionais e tudo mais. Mas em contrapartida o tempo muda muito. Fica bastante instavel. Começa a chover mais. O mês de Outubro praticamente esvazia de turista por lá. Os criadores de gado nos Alpes trazem suas vacas para baixo ao final da 1º quinzena de outubro e para quem gosta de ver algumas festas típicas vale a pena ver no calendário das cidades que ficam nos alpes quando isto acontece. Pois são festas muito bonitas. É a partir desta data que também as folhas das arvores começam a mudar de cor. Fica bonito sim. Mas tem que ficar preparado.

Novembro é piores meses para viajar. O clima é muito instavel. De manha cedo muitos lugares tem gelo na pista. Nossa quantas vezes eu saia para viajar antes das 07:00 e tinha lugares na pista bem liso. Bem que na Alemanha inicio de novembro ja tinha que estar com pneus de inverno no automovel. Também ja é época em muitos lugares de guardar as motos pois não tem como andar pela manha e nem a noite. Isto quando não neva durante do dia. Mas é aquela neve tipo chuva de verão. Tem sol, neva, ja derrete e depois tem sol. Isto para regiões proximas aos alpes.

Quantas vezes eu saia para caminhar e você olha e vê apenas uma nuvem escura e começava aquela chuva com flocos de neve que batem em você e ja derretem apenas para molhar você...

Novembro também é mês de ferias coletivas de muitos hoteis e estabelecimentos ligados ao turismo. Tem cidades que dependem quase que unicamente do turismo que chegam a fechar 80% dos estabelecimentos.

Eu fiz um postagem apenas para Falar sobre viajar Outono na Europa:

http://www.jonasschwertner.com/2013/05/viajando-no-outono-da-europa.html

Inverno Europeu

Inverno na Europa cai justamente em nossas ferias de verão. É quando a maioria dos brasileiros tiram ferias mesmo que seja a época mais cara do ano para viajar saindo do Brasil e principalmente dentro do Brasil. Eu sempre falo se você pode escolher outra época para viajar viaje.

O inverno vai da segunda quinzena de Dezembro até primeira quinzena de março. Não significa que não vai estar frio antes ou depois e que não vai ter neve.

 Os Europeus tem apenas duas semanas de ferias neste período que seria como nossas ferias de inverno. vai do dia 24 ao dia 06 de janeiro.

A temperatura é bastante diferente de país para país. Portugal, Espanha e Italia são mais quentes (norte na Italia é mais frio).

Mas em geral nestes lugares você pode chegar a pegar temperaturas de 0ºC. O comum é na faixa de 10ºC. Mas tambem pode nevar. Ja nos outros... Bem eu ja peguei até -26ºC e muita neve..e não apenas uma vez.... -10ºC é comum..

 Para Brasileiro que não é acostumado ao frio vai sentir e muito. Vai reclamar do frio, vai estar bem mais restrio ao o que ver. A aparencia das cidades não é das melhores. Se você pegar dias de sol otimo.

Roupas para viajar no Inverno na Europa estão no link abaixo

http://www.jonasschwertner.com/2011/04/roupas-para-inverno-europeu.html

Veja algumas desvantagens em viajar no inverno: 

Se você nunca dirigiu na neve pense varias vezes antes de querer viajar nesta época com automovel alugado. Cidades pequenas tem mais restrições quanto a circulação.
O numero linha de trem cai muito no inverno
O humor do europeu é bem menor
Os dias são bem mais curtos.
Você vai gastar mais com casacos e não adianta usar 10 casacos comprados no brasil que eles são iguais a 1 feitos para o frio da Europa
Você não vai conhecer nem a metade dos lugares que conheceria no verão
Você não poder sentir o clima das pessoas, pois todas estão com pressa para entrar em um lugar quente.
Muitos hosteis estão fechados nesta época.
As passagens para Europa estão bem mais caras pois os Brasileiros vão viajar para lá por ser ferias aqui e os Europeus que podem tirar ferias nesta época querem sumir de lá.

Bem poderia falar muito mais...mas acho que é suficiente.

Mas se você não tem opção vai para lá mas se programe para conhecer cidades maiores. Veja transporte de trem de preferencia pois muitos aeroportos tem problema no inverno. Principalmente Espanha, França e Inglaterra.

Qualquer duvida me escrevam. Espero que estas dicas tenham ajudado. Vou em um novo topico falar sobre roupas.










77 comentários:

  1. Pretendo ir em julho, então pelo visto pagarei mais caro devido ser uma época de férias e calor, :-(

    ResponderExcluir
  2. Veja a postagem que eu fiz sobre passagens aereas http://jonasschwertner.blogspot.com/2011/04/passagens-aereas-para-europa-quando.html

    vai te ajudar a tirar estas duvidas.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena ser professor e só poder ir em janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Professor tem as ferias de julho que da para aproveitar bem tambem.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Josiele. Pretendo viajar em Fevereiro, e ficar o mês todo lá. O que você me diz? Fevereiro pelo que li o seu blog é o final do inverno. É um bom período? Imagino que não esteja tão frio embora um sonho meu é conhecer a neve. Só posso ir nesse mês porque de novembro a janeiro é a fase dos vestibulares que eu vou prestar. É minha primeira viagem internacional, preciso de ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Frio vai estar mas o clima vai estar mais estave e com mais sol. mas frio vai estar da mesma forma.

    ResponderExcluir
  7. Então viajar para Europa em dezembro ... É fria!! Rsrs!!!

    ResponderExcluir
  8. Estou querendo fazer o seguinte roteiro no mês de agosto:

    Belo Horizonte/Londres - 03/08 e 04/08
    Londres - 05/08 a 11/08 (7 dias)
    Londres/Paris - 12/08
    Paris - 13/08 a 19/08 (7 dias)
    Paris/Ibiza - 20/08
    Ibiza - 21/08 a 25/08 (5 dias) (Minha cunhada mora em Ibiza)
    Barcelona/Ibiza - 26/08
    Barcelona - 27/08 a 30/08 (4 dias)
    Barcelona/Belo Horizonte - 31/08

    O que você tem a me dizer a respeito de temperatura, quantidade de filas e valor de hostels (albergues).

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Douglas me envie por e-mail jonasschwertner@hotmail.com que fica mais facil conversar.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jonas, suas dicas são ótimas parabéns. Pretendo ir para Europa (Roteiro: Londres, Paris, Espanha e Portugual) no inicio de mês de março, você acha que vou conseguir aproveitar a viagem nesse período? Mesmo estando frio?

    ResponderExcluir
  11. Kelly tirando londes e Paris que vao estar ainda frio (principalmente Paris) os demais vai estar com temperatura muito agradavel.

    ResponderExcluir
  12. Jonas muito legal suas dicas!Vou viajar 08/07 ate 27/07 para (Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris e Bruxelas) e pelo que andei vendo é verão la, mais gostaria de saber se o calor é tão insuportavel assim.Obs: moro em SP.

    ResponderExcluir
  13. Diogo o calor é suportavel sim. Acontece que como eles não são acostumados com estas temperaturas sofre mais. E você mesmo se ficar bom tempo lá vai sentir isto. As vezes a variação da temperatura é muito grande em um espaço curto de tempo e neste caso sentem mais.

    ResponderExcluir
  14. Olá Jonas, pretendo fazer um passeio pela Itália (Roma, Milão, Veneza e Verona), depois Croácia e Grécia, no mês de Outubro. Você acha que vou "sofrer" muito com a temperatura nesse mês e lugares? Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Bruna na Italia e tranquilo, milao que pode pegar um frio mais forte. Croacia o vento vai puxar mas nada que um bom agasalho nao resolva. Agora Grecia se for apena Athenas tranquilo. As ilhas ja vai estar complicado visitar algo.

    ResponderExcluir
  16. Estou programando ir para Portugal no inicio de Abril e de lá ( minha tia mora lá) visitar França, Espanha, Itália, devo passar 20 dias, o que acha? como deve estar o clima nesses lugares? posso trocar por Setembro ou Outubro, mas gostaria de ir logo rsrs.Abraços

    ResponderExcluir
  17. nossa vou para portugal dia 19/03 depois que eu vi que chove na segunda quinzena de março até fiquei triste

    ResponderExcluir
  18. Junior Portugal, Espanha e Italia o clima vai estar bom. Franca vai estar mais frio. Mas o que mais varia e a regiao. POr exemplo no sul da Franca vai estar bem melhor que Paris. Chuva e uma probalidade maior de pegar

    ResponderExcluir
  19. Pelos relatos acima, o mês de MAIO será uma ótima época, para visitar, Itália, Suiça e França???

    Cleosmarí de Fáveri- Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
  20. sim, melhor que esta apenas julho e agosto

    ResponderExcluir
  21. jonas, vou em maio para luxemburgo amsterdã e paris.vou ficar 8 dias.vc acha que 1.500 euros dá pra me gastar numa boa lá?

    ResponderExcluir
  22. Ariel qual vai ser seu gasto com hospedagem? Voce ja pagou ou reservou? Isto que vai ser o principal diferencial se vai ser ou nao suficiente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 380 euros em hospedagem jonas que vou gastar!! 1.500 euros é livre...só pra gastar mesmo.vc acha suficiente ou vou passar aperto?

      Excluir
  23. então tranquilo. Pergunto isto pois tem pessoas que se hospedam em Hoteis que passam de 100,00 euros diarios...

    ResponderExcluir
  24. Jonas, pretendo ir na segunda quinzena de setembro, seria uma época razoavelmnte de frio ou mais para calor?

    ResponderExcluir
  25. Em média quanto eu devo levar para gastar ja estando pago hospedagem e alimentação? Estou indo para Londres, Amsterdam e Paris!

    ResponderExcluir
  26. Jhessyca eu postei sobre este assunto neste link

    http://www.jonasschwertner.com/2011/04/custo-alimentacao-europa.html

    ResponderExcluir
  27. Viajar para a Alemanha em Outubro é má opção? qual época seria melhor, aliando preço e qualidade da viagem?

    ResponderExcluir
  28. Jonas, Estou pra viajar em dezembro para Alemanha e visitar alguns países do leste Europeu (Polonia, Rep. Checa e Austria). Um amigo meu está morando em Dresden e tem conhecidos em vários lugares, e por isso não terei que pagar por hospedagem na maior parte da viagem. Mas pelo que você falou não é uma boa época para viajar por lá. Acha que vale a pena ir mesmo nessas condições de frio ou melhor cancelar a viagem? PS: Por enquanto eu não posso ir em outro mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce for visitar cidades grandes pode ir tranquilo. apenas se prepare para o frio.

      Excluir
  29. Parabéns pelo blog Jonas!

    Como costuma ser o clima em Paris, Veneza, Florença, Roma, Lisboa, Madrid, Barcelona, Zurique e Lucerna em outubro, entre a primeira e penúltima semana? Que roupas vc sugere levar?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde...
    Estarei em lua de mel no final de Novembro até o meio de Dezembro... Estava com idéia de conhecer a Europa, mas depois de ler seus comentários fiquei com o pé atrás... O que você recomendaria? Já conheço os EUA, Ásia e nunca fui para a Europa, por isso a idéia de ir para lá. Mas não sou muito fã de frio forte, então peço sua ajuda.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario pode ir a Europa mas tente pegar lugares como Portugal e Espanha e PAris se prepare com vento frio..Italia roma também costuma ainda não estar tão frio assim...

      Excluir
  31. Olá Jonas! Primeiramente, parabéns pelo blog! Excelentes dicas...
    Minha dúvida é bem parecida com a última postada, do Mário Buccini. Só tenho livre o período de 17/11 a 18/12 no semestre que vem, e meu plano inicial era conhecer Madrid, Barcelona, Paris, Roma e Veneza... mas fiquei preocupada com o seu post, pois estou com medo principalmente de a chuva estragar todo o passeio... Eu tb não sou fã de muito frio, mas até aguento.
    Posso reprogramar minhas férias para o 1º semestre de 2014, mas não é o que gostaria de fazer... seria apenas em caso de a viagem não valer a pena ser for em Novembro. Peço a sua ajuda para solucionar o dilema... rs
    Muito obrigada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem oportunidade de mudar eu mudaria..mas eu ja peguei dias de sol e calor em Novembro..como ja peguei -16C e neve. As Cidades que você citou menos Paris e Veneza o resto vai estar com temperatura agradavel...

      Excluir
  32. Olá Jonas! Tem idéia de como é o clima em Liverpool no final de Setembro?

    ResponderExcluir
  33. Oi jonas, viajarei final de setembro para europa, estou com um dia a mais em Paris e gostaria de visitar outro lugar, tipo na Belgica ou Londre, o que vc me indicaria e qual site poderia verificar e comprar passagem de trem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelem sobre empresas de trem veja nesta postagem http://www.jonasschwertner.com/2013/04/empresas-trem-da-europa.html um dia você pode ir para londres..

      Excluir
  34. Olá, Gostaria de sua opinião: Desejo ir a Berlim, Praga, Budapeste e V iena (8 dias) e de lá para Portugal (10 dias ) começando dia 07 de outubro/13. É uma boa época, dizem que novembro é pior, mas o que você acha de outubro? Você sugere outro roteiro, estou em dúvida pela distância de Berlim e Viena para Portugal. Acha que deveria fazer países pertos um do outro? Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane 8 dias para fazer estes 4 lugares é pouco tempo e 10 para Portugal... de Budapest a Lisboa são 3 horas de voo. Berlin para Praga 4 horas de trem, Praga Wien mais 4, Wien Budapest 02:30 horas... outubro ja vai estar mais frio.. qualquer coisa me escreva jonasschwertner@hotmail.com que fica mais facil do que por aqui...

      Excluir
  35. ola Jonas
    muito bacana seu blog parabéns!
    Entao, eu e minha esposa nao conhecemos a europa e gostariamos de ir Sao Paulo/roma dia 10/12/13 depois roma/londres dia 17/12/13 e depois londres/sao paulo dia 22/12/13 o que vc acha vamos pegar muita chuva ???.....vai ser furada?

    valru rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chuva masi em Londres.... mas Frio vao pegar e muito....tenham certeza. E Londres se verem Sol serão sortudos...

      Excluir
    2. mas é furada entao ?
      será que nao vamos conseguir arpoveitar, sendo que queremos andar bastante e conhecer bastante lugares

      Excluir
    3. Rodrigo aproveitar sempre da. Mas tem que ir preparado. Os dias vão ser mais curtos então tem que planejar isto.

      Excluir
  36. Jonas, muito bom o seu blog. Estou chegando dia 05 de dezembro em Madri e estou voltando dia 30, por lá também. No caso, eu só tinha essa época para viajar. Você saberia dizer o que tem de interessante no sul de Itália, Portugal e Espanha e qual a temperatura costuma estar por lá?
    E Paris,no início de dezembro, é muito frio ou dá pra encarar?
    Outra coisa, o que você aconselha de roteiro para curtir o frio mesmo ( ski, montanha, etc?)
    Mais uma vez parabéns ae pelo blog. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor me envia e-mail que este assunto vai ser bem logo para falar por aqui: jonasschwertner@hotmail.com

      Excluir
  37. Olá Jonas, parabéns pelo Blog, muito legal!

    Farei a rota romântica (Frankfurt-Fussen-Munique, passando por Garmisch Partenkirchen e Zugspitze) de 01/09 a 11/09, pelo que você postou, parece que o clima nessa época ainda é agradável, mas você acha necessário levar roupa de frio?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana tudo bem? Entao precisa sim. Nao conte com apenas dias quentes...e sempre bom levar um casaco...

      Excluir
  38. Olá Jonas,
    estou iniciando os preparativos para um tour por Barcelona, Roma e Paris, iremos ficar 15 dias, entre 20/12/13 a 5/01/14. Mas lendo suas dicas (que alias são ótimas), fiquei preocupada com a questão da temperatura, na verdade somos do sul do Brasil e na nossa cidade a media é de 10 graus. Acho que esse quesito nao ira nos atrapalhar muito, mas em relação aos lugares turísticos, atrapalha muito?

    obrigada
    Carla

    ResponderExcluir
  39. - Oi estou indo passar 1 mes na Italia vou dia 15 de julho e só volto dia 18 de agosto , o clima lá vai oscilar ! Tipo me preparo para o frio ou calor ? ajuda ae

    ResponderExcluir
  40. Olá Jonas, vou a Europa no meio de Janeiro e fico até inicio de julho, como esta o clima por lá nesse período nas capitais? É bom pra fotos?

    ResponderExcluir
  41. Perdão, irei no dia 16 de janeiro e voltarei dia 04 de fevereiro, o clima lá estará muito frio? As paisagens estarão boas para fotos? Visitarei Londres, Paris, Republica Tcheca, Itália, Irlanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frio e paisagens tipicas de inverno. Dias nublados na Irlanda e Londres e muito vento e frio em Paris. As temperaturas vão estar sim muito baixas ainda.

      Excluir
  42. Jonas tudo bom! Eu venho acompanhando seu site a um tempo! Parabéns! Eu estou fazendo intercambio em Dublin que terminara em outubro. Eu estou planejando comprar o Eurail Global Pass e viajar com minha amiga por 02 meses, novembro e dezembro, e visitar 24 países durante esse tempo fazendo viagens mais rápidas, sempre de trem. Você acha que os custos extras com reservas de trens e hostels serão exagerados durante esse tempo? Obrigado, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a maioria das reservas custa de 3 a 7 euros. Se for trem bala é mais caro. Agora qualquer trem bala saindo de Paris para algum lugar que não seja ICE pode custar o preço de uma passagem normal. Ja paguei uma vez mais de 40,00 euros apenas pela taxa de reserva. Um verdadeiro assalto.

      Excluir
  43. parabéns pelo seu blog.... estamos pensando em ir na ultima semana de novembro e primeira de dezembro para a Italia. Não conhecemos nada lá. Pelo que voce postou, o tempo é frio e instável....Mas poderemos aproveitar com um roteiro de inverno? Ou seria melhor aguardarmos 2014! fazemos 30 anos de casados no dia 02/12 e gostariamos de fazer esta viagem... Sugestões???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A façam mais um roteiro Urbano que é tranquilo ainda nesta epoca.

      Excluir
  44. Oi!! To lendo muito o seu blog... to pra marcar meu casamento pro ano q vem e vou pra Europa de lua de mel... a data vai ser definida ´pela data da viagem e como não consigo fechar nenhum pacote agora tô meio perdida....o q vc acha melhor: setembro,outubro ou novembro..questão de ser melhor e mais barato, tava pensando sul da Europa...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha outubro e novembro vocês vão economizar mais mas não vão aproveitar nada..se pegar tempo ruim o que é bem provavel e forem a paris não vão aguentar 5 minutos la em cima..e ai as fotos vão ser todas com cara estranha e feias..acho que não vale a pena esta "economia burra" que eu chamo... vocês tem que pensar no custo beneficio e lua de mel é uma apenas.

      Excluir
  45. Olá, Jonas! Estou me programando para viajar no início de março para Portugal e Espanha pois tenho amigos e familiares nesses lugares (Espero que não esteja tão frio)! Também queria aproveitar a viagem e conhecer mais dois lugares (Paris e Roma) mas não falo muito inglês, gostaria de saber se existe algum serviço seguro para contratar um guia/tradutor nesses locais e que não seja muiiiiito caro! O que me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende o quanto é muito frio para você... Sobre Guia sempre tem. Se você quiser faze passeio tem a opção de pegar bus e ai tem opção de som em portugues de portugal. Mas guia integral e individual não é tão barato.

      Excluir
  46. Oi Jonas, pretendo viajar em 06/01/14 para paris é muito frio quanto aproximadamente? vc acha que compensa. obrigada parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  47. Olá Jonas,
    Pretendo fazer uma viagem pela Europa e dispondo do período de 20/02 a 10/03.
    poderia me ajudar com o roteiro? De preferencia cidades com clima mais ameno! estou morrendo de medo do frio!
    Obrigada e parabéns! adorei seu blog.

    NIlva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilva posso ajudar sim envia e-mail para mim jonasschwertner@hotmail.com

      Excluir
  48. Olá, Jonas. Estou com viagem programada para Europa, de 20 de dezembro a 25 de janeiro de 2014. Ficarei em Londres, pois minha irma mora lá, mas pretendo conhecer Roma, visitar um parente na Suiça, e claro nao deixar de visitar Paris. O que vc me sugere? Estou indo com marido e 02 crianças, no entanto elas irao somente em Paris pretendemos leva-las na Eurodisney. O que vc me fala da Eurodisney nessa época? Obrigada. Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito frio e acredito que muitos brinquedos vão estar fechados por causa do mau tempo e frio. vai preparada.

      Excluir
  49. Jonas viajo para europa no início de março, passarei por Espanha, França, Itália e Inglaterra, como estará o clima? Qual desses países é bom para compras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italia de Florença para baixo vai estar mais quente..mas norte ainda pode pegar bastante frio..compras eu recomendo na Espanha.mas depende o que você quiser comprar..na Inglaterra tem primark que é bem barato na espanha procure pela corte ingles ou as lojas da zara que na europa são classificadas como de baixa renda..e qualidade inferior...

      Excluir
  50. Olá, Jonas estou me programando para viajar com minha família incluindo esposa e dois filhos (7 e 4 anos) no mês de Agosto/2014 para Europa pela primeira vez. Fiz alguns orçamentos pela CVC, mas estou decidido a viajar por conta própria. O meu pré-roteiro inclui Lisboa, Madri, Barcelona, Roma. Posso contar com seu apoio para montar um roteiro detalhado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode..escreva meu e-mail que fica mais facil.. jonasschwertner@hotmail.com

      Excluir
  51. Estaremos embarcando para Portugal dia 1º de setembro, onde ficaremos até diaa 07/09, quando partiremos para Paris. Ficaremos 3 dias saindo no quarto dia para Belgica por 2 dias, indo par Holanda, depois Frankfurt e , por fim, Zurique. Serão 15 dias. A minha pergunta é sobre a temperatura nesse período e tipo de roupa que poderá ser usada. Obrigado. José Paulo Cucci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José normalmente é calor mas eu quando morava na Alemanha peguei em 2003 neve e em 2008 peguei frio também na faixa de 01ºC. Depois disto nunca mais vi assim.... mas é bom ir ao menos com um casaco ou Euros extras caso surja frente fria inesperada.

      Excluir
  52. Pretendo viajar em setembro para o leste Europeu, daqui do Brasil vou de avião, mas lá só andarei de trem, portanto não posso levar peso. Quero saber que tipo de roupa devo levar, mais roupas de frio ou de calor? Sei que as temperaturas estão em constante mudança, mas tendo como base o clima na Europa nos últimos anos, o mês de setembro é razoavelmente ameno não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa quais países você vai visitar e que datas? Pois muda de país para país. Qualquer coisa escreva no meu email jonasschwertner@hotmail.com

      Excluir
  53. Estou pensando em ir para o sul da Italia partindo de Roma saiu 20/12/14 e retorno dia 2 de janeiro de 2015,vale a pena ( muito frio ) ou vou para o Caribe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando é muito frio para vc? Caribe vai estar bem mais agradavel..

      Excluir