Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

Imigração na Europa - Na hora de entrar na Europa

Imigração, a na hora de entrar na Europa
Um dos maiores medos de quem esta indo pela primeira vez para Europa e a imigração.
Hoje temos o Brasil vôos diretos regulares para:
Portugal
Espanha
Franca
Inglaterra
Suíça
Itália
Alemanha

As exigências para entrar são basicamente as mesmas para todos:

Passagem de volta, comprovação que você tem recursos financeiros para ficar viajando, roteiro de viagem, reservas, seguro saúde e o principal: Estar realmente indo a Turismo.
Vou falar de algumas perguntas freqüentes que as pessoas me fazem:

Eles fazem perguntas a todos?

Não, eu mesmo fui rara as vezes que me perguntaram alguma coisa. E olha que tem anos que chego a ir 7 vezes a Europa. Mas como muitos me dizem não conto, mas vejo muitas situações e auxilio varias pessoas e conheci alguns policiais de imigração que me explicaram muitas coisas. E baseado nisto tudo que vou falar mais sobre a entrada na Europa.
Vou dar antes de explicar a dica mais importante e infalível:
Se você realmente esta indo a turismo e for um turista consciente fale apenas a verdade. Caso eles perguntem alguma coisa para vocês e você começou a se contradizer a situação vai apenas piorar.

Vou entrar pela Alemanha e não falo alemão nem inglês. O que devo fazer?

Caso você caia em uma situação destas os policiais de imigração vão deixar você em uma sala ate encontrar alguém que fale ou a sua língua ou o espanhol. Se você estiver indo em grupo nestas horas eles muitas vezes autorizam o tour líder a entrar junto com você. Na Europa eu nunca precisei, mas em Israel já tive que tirar uma pessoa da salinha de entrevista.

Por que tenho que ter a passagem de volta ou com a data marcada?

Você esta de férias. E quem esta de férias tem férias por um período já pré determinado. Se você comprar apenas passagem de ida para Europa e bem provável que você tenha pagado mesmo valor que ida e volta. E caso perguntem para você sobre a sua volta e peca a passagem você vai ter sérios problemas. Não adianta falar que
Eu não tenho roteiro.. Quero sair viajando por La. Posso ter problemas?
Se você tiver muito dinheiro você não terá problema, mas do contrario sim. Pois o lógico em uma viagem a Europa e você já ter um roteiro pré definido. E saber o porquê você quer ir para estas cidades.

Tem pré conceito maior contra Mulheres na hora da imigração?

A palavra correta não e pré conceito e sim o índice de mulheres que ficam ilegalmente ou que vão para se prostituir e muito maiores. Por isto as mulheres têm uma avaliação mais rígida. Principalmente as que vêm das regiões nordeste e norte do Brasil e do estado de Goiás.

Por que mulheres desta região têm mais problemas?

Pois o índice de mulheres que fica ilegal e em numero muito maior do que qualquer outra região. 

E como eles sabem de onde a pessoa vem?

Eles têm sistema interligado com as companhias aéreas e conseguem visualizar no sistema de onde você embarcou. Também tem as características físicas destas regiões.

Tem uma cota de pessoas que eles têm que deportar por dia?

Não, isto e a maior besteira que alguém pode dizer. Em nenhum pais existe esta cota.


Viajar em grupo e mais fácil entrar que viajando sozinho?

Sim, pois o grupo já mostra uma organização maior e tudo mais.  Não significa que não podem encher o saco se você estiver viajando em grupo, mas facilita e muito. Claro desde que você tenha como provar que esta viajando em grupo. Isto eles vão ver pelas reservas, roteiro e estas coisas.

O numero de malas pode ajudar ou atrapalhar?

Você tem que ter roupas condizendo com a época e o numero de dias que você vai. Se for ficar 7 dias não vai levar duas malas de 32 kg. Assim como se for ao verão não vai levar vários casacos e tudo mais. E muito raro pedirem para ver a mala. Esta situação acontece quando você e levada para sala de entrevista e pode ser solicitado caso você esteja cheio de controvérsias.

Dizer que vou ficar na casa de um amigo (a) ajuda?

Se eles tiverem legalmente sim.  De preferência tenha uma carta e o endereço e telefone. Lembre que eles podem checar os dados desta pessoa, ligar para ela e se não forem reais você vai ter um grande problema.

E as roupas fazem diferença? (especial para mulheres)

Sim, sejam discretos nada decotes grandes ou roupas provocativas. Evitem roupas que podem pensar que vocês estejam indos para outro objetivo.

E tem diferença se eu entrar por companhia aérea?

Sim, quem vai de Ibéria esta indo por que e a mais barata. Ou seja, não e apenas por que e Espanha, mas sabem que quem esta voando com esta companhia têm condições financeiras não tão favoráveis e quando comprou a passagem optou por preço e não todos os outros itens.  Depois me perguntam o porquê disto? Simples quem este indo para morar na Europa ilegalmente já não tem uma condição financeira boa no Brasil e claro que vai querer chegar La gastando o menos possível.

Países como Espanha e Portugal são mais difíceis de entrar por preconceito ou algo assim?

Não, simplesmente por que a grande maioria de pessoas que vai trabalhar ilegalmente na Europa opta por estes países devido à língua. Como brasileiro em geral fala apenas português não vai querer se aventurar em países como Alemanha, Áustria... Etc. E na Inglaterra já e outra historia. Primeiro que tem dois perfis de quem fica ilegalmente:
Estudantes: Pessoas que entraram com visto de estudante e ficam La. Hoje as regras para conseguir um visto de estudante mudaram muito se comparar a 6 anos atrás. Cada ano eles vão fechando o certo e dificultando. E acredito que com as novas regras deste ano e do ano passado realmente quem vai e resolve ficar não esta ficando pela questão financeira e simplesmente por outros motivos.
O outro perfil: Pessoas que tem amigos ou parentes já trabalhando ilegalmente ou ate mesmo legalmente. Um puxa o outro. Ou seja, se você esta indo para ficar na casa de alguém pode ter certeza que na hora de você chegarem eles vão perguntar varias coisas para você e depois vão investigar a pessoa aonde você vai ficar.

Amanha vou postar a segunda fase da parte de imigração e vou detalhar como e a entrada em cada um dos países que eu citei acima.

 Jonas Schwertner

75 comentários:

  1. Olá Jonas, tudo bem?
    Estou viajando para Alemanha, Berlim, dia 24.12, como turista, sendo que a passagem de ida e volta e o seguro estão acertados. Pretendo fazer curso de alemão nas Wolkshochschule, em Berlim, onde ficarei. No momento, a maioria dos cursos colocam as vagas como lotadas, mas verei se existem outras escolas com estrutura semelhante, ou pesquisarei se as turmas abrem vagas que não foram preenchidas. Enfim, já estudei alemão, mas, em grande medida, para prática de leitura e na hora de falar a língua trava. Mas, o ponto principal é o seguinte: ainda não consegui acertar a hospedagem. Estou buscando contatos e quartos. Também pensei em reservar um Hostel pela internet por alguns dias, porém tal reserva funciona daqui e é reconhecida pela Imigração? Pergunto isso porque estou preocupado com a Imigração. Pois, parece que eles podem questionar onde será a hospedagem. Enfim, o meu problema, por enquanto, é a hospedagem.
    Ahh, vou entrar na Europa por Paris.
    Abraços,
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. PAulo tudo bem? então sobre hospedagem reserva em hosteis é valida sim. São empresas legais e portanto é valido assim como a reserva em um hotel. nao muda nada para a imigração.

    sobre cursos eles vão reabrir depois do dia 06 de janeiro. tem muitos por la. e não é dificil conseguir entrar.

    voce vai destravar naturalmente depois de passar um tempo la. mas se afaste de brasileiros. abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Jonas!

    Minha situação é a seguinte: Estou indo à Itália pela terceira vez,sempre respeitando os 90 dias que se deve estar fora da União Européia. Só que dessa vez pretendo me casar, reuni todos os documentos e tive que comprar passagem de volta,claro. Tenho carta de convite do meu noivo autenticada pelo vice consul da Itália aqui no Brasil,euros,etc. O meu único receio é que por já ser a terceira entrada no país eles impliquem comigo. Então minha pergunta é se eles podem me barrar só pq estou indo pela terceira vez ? E se me entrevistarem devo falar que pretendo me casar dentro dos 90 dias ou devo sustentar que estou indo só a turismo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilianna tudo bem? entao voce a principio esta indo como turista. Enquanto voce nao estiver casada ou com visto de residente voce e turista.O numero de vezes nao faz diferenca. Eu ja cheguei a ir 7 vezes em um mesmo ano para Europa e nunca tive problema.

    ResponderExcluir
  5. Certo,Jonas. Então só pra ficarf claro pra mim. Se eles me perguntam eu afirmo categoricamente que estou indo só a turismo e pretendo voltar na data marcada na passagem,isso? E essa carta de hospitalidade autenticada no consulado italiano é garantia de alguma coisa? Obrigada de novo, Jonas. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. sim, voce tem que afirmar que vai voltar. Pois ate o momento em que voce nao estiver casada e com os papeis voce esta como turista e esta sob as leis que regem os turistas... a carta convite e a garantia que alguem esta responsavel por você durante o periodo em que estiver como turista especificado na carta apenas. E da responsabilidade para esta pessoa que lhe deu a carta. Qualquer coisa me escreva e-mail jonasschwertner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Jonas! Tá chegando o dia de novo. Qualquer dúvida te escrevo. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ola Jonas,
    Estarei embarcando para Paris em dezembro, a minha dúvida é sobre a imigração eu acho que é a mesma que o nosso amigo que vai para a Alemanha.
    Eu vou ficar 26 dias em Paris, quero fazer reserva no hostel eu tenho que pagar todo o período de estada para passar pela imigração, terei algum problema se fizer só uma reserva?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Jordan tudo bem? Você não precisa chegar com os hoteis totalmente pagos mas é aconselhavel ter a reserva ja para o periodo todo.

    ResponderExcluir
  10. E ai Jonas, blz? Parabéns pelo blog!
    Então cara, estou querendo passar o reveillon em Berlin..mas estou com duvidas devido ao frio e imigração!
    Nunca viajei para o exterior e tenho poquissimo ingles...sera um grande problema na imigração?
    Estou pensando em ir para outro país depois de la...vlw cara!!

    ResponderExcluir
  11. William se você tiver reservas e dinheiro e passagem de volta não precisa se preocupar. vai, se divirta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jonas! Qualquer duvida, pergunto kkkkk

      Excluir
  12. ola jonas, estou indo para Roma sozinho dia 31/10 com volta marcada para dia 11/11, nao falo ingles, nem italiano e nem espanhou, pretendo visitar outro pais, espanha ou fraça. Quais concelhos e cuidados recomenda. Ha e sugestao do segundo país? penso viajar de trem por la o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai dia 31 e chega la dia 01/11 e dia 11/11 ja volta ou seja tem apenas 10 dias uteis para viajar. Nestes 10 dias você quer conhecer quais cidades da italia? Primeiro monte roteiro. Roma o minimo são 2 dias uteis. Lembrando que como você volta de Roma para não correr risco de perder voo tem que estar um dia antes la ou seja dia 10/11 ja teria que estar. Eu acho que você poderia nesta viagem ficar apenas na italia, conhecer Roma, Florença, Veneza e aredores que ficaria mais tranquilo. faça as reservas ja de Hotel ou Hostel para não ter problema na imigração.

      Excluir
  13. Oi Jonas,

    tenho uma duvida sobre a carta convite: O que deve constar nela e se ela tem que ser autenticada em cartório, como se faz a validação dela?

    ResponderExcluir
  14. Bethe sobre carta convite veja nesta postagem
    http://www.jonasschwertner.com/2011/12/carta-convite-para-entrar-europa.html

    ResponderExcluir
  15. Bom dia.
    EStarei viajando dia 27/09 e retorno dia 13/10. Meu destino é Italia mas faço conexão em Portugal. Estou levando carta convite em italiano e portugues. Cash passport no valor de 400 euros e mais 200 euros em especie. Gostaria de saber se de posse desses itens posso ter algum problema? Grata se for atendida

    ResponderExcluir
  16. Glaucy você vai ficar quantos dias? a principio nao. mas não esqueca o seguro saude.

    ResponderExcluir
  17. E as despesas que terei la serão todas arcadas por meu namorado.

    ResponderExcluir
  18. Glaucy o seguro você é obrigada a fazer antes de ir. O resto não terá problema algum.

    ResponderExcluir
  19. SI VOCÊ FOR POR FRANKFURT, CERTAMENTE UM POLICIAL VAI TE BARRAR E TI INVESTIGAR DO PE A CABEÇA, LA NA ALEMANHA AINDA EXISTE O HOLOCAUSTO E RITLE AINDA VIVE NAQUELE LOCAL, PRICIPAL ALVO SAO OS NEGROS E EM SEGUNDO MULHERES SOLTEIRAS NOVAS, DIFICIL ELES BARRAM PESSOAS COM MAIS DE 40 ANOS, MELHOR IR POR PORTUGAL, POIS OS PORTUGUESES SÃO MAIS GENTIS COM OS BRASILEIROS DEVIDO A UNIÃO DOS GOVERNOS, PRINCIPALMENTE AGORA DEPOIS DA PRESIDENTE TENTAR LIBERAR A ENTRADA DE TODOS OS BRASILEIROS PARA PORTUGAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Discordo de Voce Dario. Se voce ver o numero de Brasileiros deportados Portugal esta entre os 3 que mais deportan. Na Alemanha barra alguns casos apenas. Mulheres viajando sozinhas tem um perfil que as estatisticas comprovam que vao para la para prostituicao. entao as que estao indo viajar acabam muitas vezes sofrendo isto. Mas nao e apenas idade. Tem perfil completo como de que lugar do Brasil, roupas que usam e tudo mais. As informacoes ja sao passadas na hora do embarque para a policia. Isto acontece nao apenas na Alemanha mas em todo o mundo. Conheco muitos negros que ja viajaram pela Alemanha e todos falaram que se impressionaram como foram bem recebidos. Nunca vi ou escutei e um reclamar da imigracao de la.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Jonas, estou lendo seu blog todo ... rs e a cada post que me interessa ou surge dúvida eu coloco uma pergunta, então vamos a esse. Minha pergunta é: eu vou do Brasil para Europa, chego em um país (provável Itália) e saio de outro (provável Portugal), fico 30 dias...mas quero viajar por lá. Como é a questão de imigração se eu for para outros países de trem, de ônibus, de carro...eu tenho que ter visto para todos eles, reservas e tal?
    Agradecida!

    ResponderExcluir
  22. Bel dentro do tratado de Shengen voce pode circular e nao vai passar mais por imigracao. Apenas na entrada e saida. Voce se tiver passaporte Brasileiro nao precisa de visto em nenhum deles.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Jonas viajo para Frankfurt agora dia 21.12,vou ficar 17 dias estou levando 250 euros em especie,um cartao visa internacional e mais 750 reais em especie tb,meu namorado mora na alemanha e me disse que não precisava levar carta-convite disse q levando endereço e telefone dele ja daria certo....vc acha que terei algum problema na imigração...

    OBRIGADO...

    ResponderExcluir
  24. Mara Reais e inutil. Muito dificil trocar. Bem se a imigracao pedir algum comprovante e voce nao tiver eles podem deportar voce sim. Se o oficial for de bom humor ele pode pegar o nome completo e endereco e gastar o tempo dele ligando para verificar se a informacao confere. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  25. Ola Jonas
    Tenho uma curiosidade.Morei em portugal durante 3 anos,tinha residencia la minha documentaçao la era toda certinha,mas por uns problemas pessoais tive que regressar ao Brasil,e ja estou aqui ha 2 anos e meio.Meu marido é Portugues e mora na suiça temos uma filha.Se tudo for conforme planejado estarei regressando para la em março ou inicio de abril..Mas tenho medo na hora de passar pela imigração,pois por eu estar no Brasil minha residencia venceu.Sera que o facto de ser casada com um portugues e ter uma filha com ele ajudaria na hora

    ResponderExcluir
  26. Bruna você é casada. Eu pergunto você ja fez a documentação que você é casada com Portugues? Ja solicitou a cidadania Portuguesa? se sim você não vai ter problema. Se não você via estar entrando como turista. Lembre que como Suiça não faz parte do tratado de shengen as regras são diferentes. Ou seja eles não vão considerar você como Casada com europeu se você não tiver documentação em dia. Se for assim recomendo que ele faça carta convite para você e assim que chegar ja regularize isto.

    ResponderExcluir
  27. olá, Jonas. gostaria de tirar uma dúvida. Farei intercâmbio de 1 mês em Julho para Inglaterra para estudar inglês, mesmo só tendo o nível intermediário do idioma, mas vou tentar porque estou indo para aprender mais. Mas gostaria de ir(depois ou antes) fazer turismo de 7 dias para Paris e talvez Roma. Por toda sua explicação, gostaria de saber o que seria melhor no meu caso. sou solteira, do RJ, com 30 anos, faço estágio pois sou estudante de Direito, mas sairei dele para poder viajar. qual seria o melhor roteiro para não ter problemas na imigração, pois só tenho o vínculo das férias na faculdade? entrar por Londres ( local do curso) e depois ficar 1 semana em Paris e Roma? ou entrar por Paris e Roma e depois ir p/ Londres?
    Já terei acomodação para todos os locais( pela airbnb) e levarei cerca de 800 libras em cash + cartão crédito internacional. É suficiente?
    agradeço a resposta pois será minha primeira viagem internacional. obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Renata quando ao valor para Londres você ja vai ter o curso pago mais a acomodação? Se sim você verificou a distancia de onde você ficará hospedada até o local do Curso? Se você ja tiver isto tudo pago as 800,00 libras sao sim suficientes para voce ficar em londres pelo periodo do curso.
    Para viajar o mais facil é ir primeiro para londres, depois vai a PAris e ai Roma. NA verdade é indiferente se vocÊ for primeiro para Londres ou para os outros países pois você vai precisar passar por 2 imigrações diferentes. Lembre que para ir a PAris e Roma vocÊ vai precisar ter as reservas pagas para ficar nestes lugares e ja recomendo ter as passagens internas compradas e tambem seguro saude. Qualquer coisa me envia email. jonasschwertner@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Jonas. obrigada pela resposta. o curso já está pago. Estou no momento escolhendo a acomodação entre a zona 2(Dulwich) e a zona 3(Walthamstow). minha esoola fica na zona 1, então não devo gastar muito tendo o oyster.

      Excluir
  29. Renata mesmo com o Oystercard as 3 primeiras regioes sao as mais caras. O valor e praticamente o mesmo se for ficar ate a zona 6. Tenho que ver no site. O que vc pode economizarmuito e se pegar apenas Bus ao invez de bus e Sub.

    ResponderExcluir
  30. Jonas parabéns pelo blog!

    Estou indo para ilha de Malta em Fevereiro,pretendo ficar 3 meses por lá. Como não é necessário visto por este período se a imigração italiana ou maltesa me pergurtar o motivo da viagem o q devo responder; turismo ou estudo? Outra dúvida, ainda não estou certo sobre o seguro saúde, algumas pessoas disseram que comprando a passagem pelo cartão visa o cliente ganha 90 dias de seguro, vc já ouviu algo sobre isso? E quais empresas de seguro saúde vc me recomendaria?
    Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
  31. Angelo veja dicas nesta postage http://www.jonasschwertner.com/2011/04/seguro-saude-e-realmente-obrigatorio.html

    ResponderExcluir
  32. olha jonas
    moro na europa a 6 meses fiquei 3 meses legal e 3 meses ilegal porque tive uma contusao na coluna e nao pude voltar ao brasil
    estou indo para a turquia sera que quando eu voltar pra malta ond eu estudo e tenho escola paga ate abril terei algum problema?

    ResponderExcluir
  33. Kleythinho e bem provavel sim que voce vai ter problemas para voltar. Pois como ficou ilegal mesmo com problema se saude o seguro cobre repatriacao. Por isto que ele e obrigatorio. Mesmo que tenha ficado ilegal por problema de saude mas logo que melhora se tivvese voltado ao Brasil estaria tranquilo pois teria os comprovantes medicos que estava impossibilitado. Mas pelo jeito optou por ficar. ou seja agravando ainda mais a situaccao de ilegal. Caso a imigracao nao verifique seu passaporte e olhe os carimbos tudo bem.

    ResponderExcluir
  34. Olá, Jonas!Parabens pelo blog. Estou indo para Portugal em abril, vou ficar 5 dias lá e depois vou para Paris, onde vou ficar mais 7 dias e depois retorno para o Brasil. É minha primeira viagem p Europa, mas estou com medo da imigração, pois estou sem trabalhar, estou só estudando para fazer concurso ( passei em dois). Meu namorado que me chamou para ir e que vai pagar a viagem. Os pais dele e a irmã tb vão! As passagens, o seguro saúde, os hoteis já estão comprados. Já fiz o passaporte e vou levar 1500 euro em dinheiro e cartao de credito. Estou pensando em levar a homologação dos concursos que passei. Será quevou ter problemas???
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Caroline a sua homologação não vale nada para eles. Caso eles queiram conferir vão precisar ligar...e ai se a pessoa que atender enrolar e não quiser passar a informação ou for mau educada pode complicar para você...Mas você com esta quantida de europs, seguros e reserva em hoteis pode ir tranquila.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Jonas estou indo para Paris em Janeiro, estou com a passagem e o seguro viagem confirmados, estou preocupada com a hospedagem! Eu consigo passar pela imigração apenas com a reserva em um hostel, ou eu tenho que pagar tudo pra eles aceitarem?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Renata voce vai viajar na Europa e ficar apenas em uma Cidade? Quanto tempo? O tempo que voce tem a passagem aerea com a data de retorno confere com o tempo que voce tem a reservva? E o mais importante voce vai ter o dinheiro para pagar esta reserva? se sim pode ir tranquila..se nao...bem ai vao saber que tem coisa errada..

    ResponderExcluir
  39. Olá Jonas, estou de viagem marcada para a europa, ficarei 88 dias. Tenho um roteiro de viagem definido e tudo mais...
    chegarei por Barcelona, depois Madri e Paris e depois sigo por muitos lugares, volto para a España só para meu voo de volta. Na hora de passar pela imigração o que devo mostrar, para não ter problemas? somente minhas estadias pela espanha e depois minha passagem para Paris. Como comprovo que tenho um roteiro de viagem?
    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Apenas responda e mostre tudo que eles perguntarem. Você tem reservas para os 88 dias? Ja esta com seguro saude? Se sim vai tranquilo. Mas lembre que eles podem pedir comprovantes de reserva da viagem toda e também comprovação que você tem dinheiro para pagar todas as reservas e se sustentar por todo este tempo.

    ResponderExcluir
  41. Eu já tenho o seguro saúde para esses 88 dias. Mas não tenho todas as reservas, só tenho de Barcelona, Madri e Paris (reservas e passagens) levarei documentos que comprovam minha renda também. Vc acha que devo já fazer as reservas desses 88 dias? Em alguns lugares, como a Alemanha, por exemplo eu ficarei na casa de amigos. Com isso como eu posso fazer?
    Muito Obrigado!
    Parabéns pelo blog!

    Carolina

    ResponderExcluir
  42. Ah, eu tenho a opção de ter uma carta-convite já que tenho um amigo espanhol que vive em Barcelona, vc acha mais viável?

    Muito obrigado, Jonas!

    ResponderExcluir
  43. Carolina entao pegue carta convite sim destes seus amigos ja que vai ficar na casa deles....pois vai ser dificil explicar que voce vai tirar 88 dias de ferias se em todo o mundo em geral maximo sao 30 dias...e bom pegar deste espanhol e para o periodo total.

    ResponderExcluir
  44. Sim... muito obrigado! Inclusive ele já solicitou pois tarda 30 dias para ficar pronta.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  45. Então: a carta,o seguro-saúde, o comprovante de renda, eu não terei problemas?

    ResponderExcluir
  46. Carolina nao e comprovante de renda e sim comprovante que vc tem o dinheiro. tem ue levar comprovante da fatura de cartao de credito que mostra limite, cartao de Euros aqueles pre pagos como vtm ou cashpassport e euros em especie. Isto que e comprovante de $$ que eles querem..quanto vc ganhava no trabalho nao vai mais valer nada..eles podem ate ligar no seu Trabalho para confirmar que vc tem 90 dias e ferias..se eles falarem contrario ai vc tera grande problema...

    ResponderExcluir
  47. Me desculpe, foi isso que eu quis dizer "comprovante que eu tenho dinheiro". Eu já tenho todos esses cartões e o dinheiro. Eu sou estudante de posgraduação em uma universidade federal e bolsista. Juntei dinheiro durante um tempo e agora que estou sem compromissos acadêmicos, viajarei por todo esse tempo.

    ResponderExcluir
  48. Olá Jonas, vou ficar 15 dias na Europa, tenho as passagens de volta, reservas de hospedagem, 1200 euros e roteiro. A dúvida é, eles perguntam se o visto já foi negado? Tive há 2 anos atrás para os EUA, se perguntarem o que faço?

    ResponderExcluir
  49. Julia EUA não interfere nada com Europa. Eles podem até perguntar se teve a entrada negada na Europa. Não em outras partes do mundo.

    ResponderExcluir
  50. olá jonas, meu namorado é português e trabalha na suiça, ele me convidou a passar 90 dias com ele, mas quando me envior as passagens no tatal sao 92 dias, minha primeira parada é em lisboa. acha que vou ter problema quanto a esses dois dias a mais ?

    ResponderExcluir
  51. Ana se o oficial se der o trabalho de fazer as contas sim. E ele pode tambem questionar o por que 90 dias, pois ninguem pode tirar 90 dias de ferias...ou seja voce e uma forte candidata a ficar ilegal na Europa.

    ResponderExcluir
  52. Olá tudo bem, eu vou para Alemanha em Agosto, nunca viajei para o exterior, mas já pesquisei à respeito da imigração e do aeroporto de Frankfurt onde vou desembarcar, li muito comentários de que o aeroporto é muito grande e como não falo alemão tem um pouco de medo em relação ao procedimento depois do desembarque, gostaria de saber quais as etapas a serem efetuadas, eu pego a mala primeiro, depois vou para imigração? Sigo apenas o fluxo das pessoas? enfim se há alguma dificuldade para saber oq deve se fazer depois de desembarcar, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aeroporto de Frankfurt é um dos mais organizados da Europa. Perde para o de Munique. E facil se locomover. Apenas acompanhe as placas que esta em alemão e ingles.

      Excluir
  53. oi meu nome é daiane estou indo para frança e tenho carta convite vou precisar levar uma quantia para mostrar na migraçao é a primeira vez k vou a este pais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende quanto tempo você for ficar. Mas sempre leve não pela imigração mas por conselho. Nunca viaje para fora do Brasil apenas confiando nos outros..nunca se sabe tudo que pode acontecer...

      Excluir
  54. oi jonas .. estava lendo seu blog .. em abril vou para a Bulgária , e a minha segunda vez indo ao país. e passei por tudo q vc disse , perguntaram um monte de coisas abriram minha mala , mas viram que estava tudo certo .fiquei 3 meses , voltei para o Brasil pra terminar um mestrado e ano que vem vou de novo para me casar com meu namorado Bulgaro.sei que tenho que voltar ao brasil para ir a embaixada requerer um visto permanente.. mas quero estender minha estadia por uns 70 dias .. será que terei problemas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você pode fazer ja que á bulgaria ainda não faz parte do tratado de shenguen e ir para outro país passar dias e ai voltar par la.

      Excluir
  55. Olá. Vou viajar para Espanha. Chego por Madri, mas no mesmo dia pego trem para Sevilha. Vou ficar na casa do meu namorado. Ele foi na polícia fazer a carta convite e lá disseram que isso não é mais exigido para brasileiros que ele poderia fazer a carta, mas não precisava carimbo da polícia. Ele fez a carta e eu fiz uma reserva para dois dias. Mas ainda estou preocupada com isso. Pretendo ficar apenas lá durante 22 dias. Terei problemas por não ter roteiro? O que devo fazer? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Espanha dependendo a região é na prefeitura que faz registro. MAs se você vai passar apenas 22 dias, tem passagem de volta, seguro, e tem tudo certo e vai voltar ao Brasil pode ir tranquila.

      Excluir
  56. Olá Jonas, Irei viajar pela primeira vez para frança (sem conhecer ninguém lá ), por 15 dias, porém a cada vez que pesquiso fico com mais medo da entrada. Sou estudante universitário, viajarei com minha namorada, que está na mesma situação. Ambos não temos renda, porém teremos dinheiro suficiente para nos mantermos lá. Tudo será comprado por pacote turístico. O que levo para comprovar minha ligação com o Brasil? por minha idade (22) e minha ocupação terei mais dificuldade de entrar?. tenho medo de gastar dinheiro em uma coisa que não não é certa, estou até para desistir dos planos de viajar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago se vocês estão realmente indo a turismo, com tudo reservado, passagens de volta e internas e vão visitar mais cidades podem ir tranquilo.

      Excluir
  57. Cruzeiros transoceânicos de reposicionamento da nave sempre fazem liquidações. Gostaria de entrar na Europa de navio, para adquirir o cruzeiro de volta mais tarde. Motivo: passagens de avião com mais de 60 dias de permanência costumam ser muito caras. Perguntas: Se eu levar meus extratos bancários, escritura de imóvel, diploma de pós em Computação, comprovantes de renda tudo com tradução juramentada, será que isso ajuda? Passaportes antigos com 4 viagens aos USA me dão mais credibilidade? É preciso mostrar dinheiro vivo ou visa money travel + cartão de credito platinum seriam suficientes? Grata. PS: estou aposentada, tenho 54 anos, falo Inglês e Espanhol.











    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania no seu caso o cruzeiro para la que demora media de 15 dias aonde não vai ter parada é realmente mais barato pelo numero de dias.. mas você via chegar e parar em um porto. A passagem apenas de volta ao Brasil que você tera que ter custa mesmo valor ou mais caro que ida e volta. E lembrando que como você embarca la podera vir apenas com uma mala de 23 kg. Passaporte antigo é inutil deixa em casa. Cartão não faz diferença se for platinun tem que ser internacional e estar desbloqueado e ter limite disponivel. Eles tem como verificar se querem. Eu ja vi pessoas com cartão platinum terem problemas principalmente se for amex.

      Excluir
  58. Oi Jonas, estou indo para Londres em abril e estarei levando 500 libras e mais o cartão de crédito internacional ( que não pretendo usar, pois ficarei na casa de amigos). Porém, como fiz o cartão de crédito internacional neste mês, ainda não usei, portanto não tenho como imprimir a fatura. Como comprovar os limites do cartão em um caso como esse? Posso levar minha fatura do cartão de crédito nacional, já que os limites serão os mesmos? Ajuda se eu levar meu saldo da conta corrente e meu saldo da poupança? Muito obrigada. Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode pegar uma fatura online ou comprovante de que o cartão tem limite. Não esqueça de desbloquear. Mas no seu caso o mais importante vai ser a carta convite.

      Excluir
  59. Olá, tenho 2 amigos na Alemanha e 2 na Itália, e pretendo viajar à Europa em Agosto. Ainda não tenho roteiro exato, nem passagens. Pretendo levar 1000 Euros e cartão de crédito. Gostaria de ficar o máximo possível (3 meses), mas tenho receio de ser barrado por não possuir recursos para tantos dias.

    Minha dúvida é a seguinte: qual o valor que necessito comprovar possuir para me manter por 3 meses? Carta convite dos amigos (3 cartas, comprovando que ficarei um mês em cada destino) me auxilia a ficar mais tempo, sendo que não vou gastar com hospedagem?
    Tenho medo de comprar passagem para 90 dias e ser barrado por não ter recursos, ou comprar passagem para 30 dias e querer ficar mais tempo... Obrigado

    ResponderExcluir
  60. Oi Jonas!
    Estou indo passar 18 dias na europa, sendo 9 em amsterdam e 8 em Londres.
    chegarei em amsterdam 15 horas e irei de la para Londres as 21:45 do mesmo dia num voo interno da easyjet onde tenho hotel reservado e ficarei 8 dias, dps diaso volto para amsterdam e fico 9(tb ja tenho hotel reservado para o petiodo) dias e pego um voo de volta para o brasil. sou estudante universitário e faco tb estagio, qls documentos levo para facilitar entrada na inglaterra? chegarei no aeroporto de southend lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas você precisa ter suas reservas, dinheiro para pagar elas e todas despesas na Europa e reservas dos demais dias estiver europa fora de Londres.

      Excluir
  61. Eu paguei o hotel antecipadamente pelo Decolar.com, levo então o Voucher que eles mandam pro e-mail? Acha que £ 400 e 500 euros são suficientes para se ter no bolso em dinheiro e mais 1 cartão de credito ? Passagens de volta para o Brasil e para o próximo país também, comprovante de matricujla da faculdade carimbada e comprovante e recesso do estagio especificando o periodo de recesso são de bom grado e aceitos, ou até o cracha da empresa onde faço estágio....? Sabe como é a imigração no aeroporto de southend? eu chego lá 21:45 e o ultimo trem sai as 23:05, acha que dá tempo de pegar? abraços e obrigado!

    ResponderExcluir