Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Imigração na Europa - Entrevistas

Dando continuidade ao que estava postando ontem.

Na teoria a entrada nos países deveria ser igual (para os que pertencem ao tratado de Schengen). Mas cada um tem suas caracteristicas devido a realidade deles.



Antes de falar sobre as entrevistas tenho comentario a fazer:

Se você esta realmente indo para viajar a Europa você vai ter tudo certo. Ou seja, vai saber para onde esta indo, por quais países ou cidades vai estar, quanto tempo, aonde vai se hospedar e claro todo turista ja tem reservas, seguro saúde e recursos financeiros. E se você esta com tudo isto não tem o que se preocupar. Não vai ser deportado. 



 Portugal:

É longe o país que mais tem voos para o Brasil e mais cidades atende. Hoje Portugal é o 3º que também mais deporta. Mas não é por isto que as pessoas que forem voar a Europa entrando por Portugal precisam ter medo. Tudo tem motivo por que portugal é o 3º (ja foi 1º). O idioma Português acaba atraindo as pessoas que não falam outro idioma para querem tentar a "sorte" lá. Ou seja os policiais de imigração são muito mais rígidos por causa disto.

Vamos a entrevista:

Normalmente quando você sai do avião vai caminhando até a imigração e la que fazem a entrevista. Mas pode acontecer que ja tenha alguns policiais esperando ja na saís do avião. (isto acontece por tudo).

 Eles fazem isto ja com dois objetivos:

1º Foram informados de algum suspeito já antes de sair do Brasil. Isto acontece pelos meios de inteligência e também pelo proprio sistema de informação de origem do passageiro. Eles vão parando algumas pessoas mas em geral estão esperando uma especifica. Vão pedir passaporte, para onde esta indo, com quem esta viajando, quanto tempo..estas perguntas classicas... mas na verdade o que vai dizer quais perguntas vão fazer é o "seu piscologico".

2º Quem esta indo para ficar ilegal ao ver esta cena ja fica mais nervoso ainda e quando chegar na imigração certamente vai se entregar ou se contradizer.

Chegando a entrevista:

 Como mencionei a cima eles vão fazer as perguntas simples quando perguntarem:

Esta indo para onde, esta viajando sozinho...etc Já mencionei isto tudo aqui.

Uma coisas que todos fazem e repetir depois de fazer algumas perguntas a mesma. Caso você se contradiz pode ter certeza que vai ter problema.

Hoje reduziu o numero de brasileiros que estão querendo ir ilegalmente por causa da crise. E isto ajuda as pessoas que vão a turismo. Não vão ter tantos aborrecimentos.

Eu quando entrei por la apenas uma vez me perguntaram algumas coisas. Uma delas é se eu era casado com uma Brasileira. O Português do oficial era muito complicado de entender e preferi conversar com ele em ingles e estava também vindo dos EUA.

Espanha:

Hoje é quem mais deporta Brasileiros. Também é a entrada preferida dos ilegais por os voos serem os mais baratos e também maior mercado de garotas de programa brasileiras para Europa. Ou seja a fiscalização tem que ser rígida.

As perguntas e tecnicas são as mesmas que Portugal. Mas ai pega o estilo Espanhol de se educado de ser.

Dica:


Nunca responda ou fale alto com o oficial pode ter certeza. Mesmo que tenha tudo certo ele vai mandar você embora. Ou seja. Nesta hora vai ser necessario engolir. Não adianta falar que vai processar e tudo mais pois você tem que seguir as leis da Espanha. E eles sabem que não acontece nada com eles.  

Inglaterra

2º País que mais deporta Brasileiros e também é um dos destinos preferidos para quem quer trabalhar. Isto devido ao cambio. Mas até isto e com a crise esta fazendo com que muitos voltem de lá ao Brasil. São os mais rigidos para entrar. E pelo país tambem ser mais caro que os outros você tem que ter tudo certo mesmo. Se for ficar na casa de um amigo tem que ter uma carta ou e-mail com dados deles. Eles vão checar estes dados. E se você tiver uma carta ou dizer que tem trabalho no Brasil é o unico que ligam para o Brasil para conferir a informação. E ligam falando português.

França

Acho muito tranquilo lá. Nunca me perguntaram nada. Mas já vi pessoas que tiveram problema por não ter o seguro saúde. E foram mandadas de volta. Apenas observe que se você entrar por la e tiver atraso no voo a AirFrance para você não perder a conexão manda você para um "atalho" e ai não vai passar pela imigração. Ou seja sem carimbo no passaporte você pode ter problemas se for fiscalizado dentro da Europa e para sair.

 Suiça

Sempre foi tranquilo. Fico agora mais dificil depois que aquela brasileira queimou a todas as Brasileiras e principalmente as nordestinas com aquela cena. E eles tem memoria boa...vão guardar isto por muito tempo.

Alemanha

É facil de entrar, nunca me perguntaram nada. Apenas uma vez a mulher me perguntou aonde eu iria passar a virada de ano e se eu iria sozinho. Claro que estavamos falando em alemão... Mas se você for entrar por lá para ir a Espanha ou Portugal eles vão questionar você. Tenha tudo certo que eles não vão encher o saco. Mulheres eles pedem mais coisas por que tem muitas que vão para ficar.

Italia

É o 4º que mais deporta. Segue as mesmas regras e sistema de Portugal e Espanha pois tambem é grande entrada  de pessoas que vão para ficar trabalhando. Ja entrei muitas vezes e nunca me perguntaram nada.


Qualquer duvida me escrevam.

Jonas Schwertner

83 comentários:

  1. Acho que vou entrar pela Alemanha e vou descendo a Europa. Pretendo fazer este trajeto: Alemanha, Amsterdan, Paris, Roma. Melhor voltar da Itália né? O problema é que comprar passagem pra ir de um país e voltar de outra deve sair bem caro. Talvez compense retornar para a Alemanha.

    ResponderExcluir
  2. Oi td bem? Eu postei sobre a questão da passagem neste topico:

    http://jonasschwertner.blogspot.com/2011/04/passagens-aereas-para-europa-quando.html

    vale a pena conferir.


    Em seu caso acho que você tem que começar pela Alemanha mesmo e voar devolta ao BRasil pela Italia

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonas, estou indo pra Portugal na próxima semana, vou a turismo mesmo.. Meu voÔ é direto pq por outros lugares estava um absurdo de caro.. Estou de férias da Faculdade e ganhei essa viagem .. Estou indo passar somente uma semana... minha primeira viagem internacional , estou contando os dias mesmo sabe! e escolhi Portugal pq tenho um amigo que é legal por lá, inclusive trabalha no aeroporto.. mas eu não vou ficar na casa dele, vou ficar no hotel.
    E assim.. está tdo certo pra ir... seguro, dinheiro, cartao internacional, reserva de hotel e a agente de viagem já me orientou sobre tudo que vc até disse aqui no seu blog...mas eu tenho 22 anos apenas e estou viajando sozinha e as vezes fico tão anciosa devido a essas informações que vejo a respeeito da famosa deportação...
    Mi

    ResponderExcluir
  4. Oi Millena tudo bem com voce? Como voce tem tudo certo e tem passagem de volta hotel e tudo mais fica mais facil. Agora eles podem fazer algumas perguntas como por que Portugal e Por que apenas uma semana. qualquer coisa me adiciona no messenger que conversamos mais jonasschwertner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.. te add no msn.. millena_oliveira_silva@hotmail.com
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonas, já li varios posts aqui no blog e acho excelente as informações que vc disponibiliza.. Entretanto, estou com um problema específico que não consigo decidir o que faço. Talvez, com sua experiência vc possa me ajuda...
    Eu vou fazer intercambio universitario pra Alemanha por 6 meses, tenho que estar na Alemanha 12 de setembro. Já tenho a carta de aceitação da faculdade. Ficarei na cidade de Ulm, proximo a Munique. Não quero comprar passagem de ida e volta pois nao sei exatamente qdo irei embora, sendo que posso inclusive prorrogar por mais 6 meses o intercambio. Entao, estou pesquisando preços de passagens aereas... Para Munique está muito caro, em torno de 2500 a 3000 mil reais somente a ida. Comecei a pesquisar por rotas diferentes. Achei passagem só de ida para inglaterra por em torno de 1500 reais. E a passagem de londres para munique em torno de 150 reais, ou seja, muito mais barato. O problema é a entrada no país. E outro problema, o voo faz conexao na Espanha(Barcelona). Apesar de ter a carta de aceitacao da faculdade na alemanha, terei reserva em albergue para ficar na inglaterra(aproveitarei para ficar uns dias la), ter cartoes(vtm e credito), levarei dinheiro, etc, estou preocupado em ser deportado na espanha ou na inglaterra, principalmente por nao ter passagem de volta para o Brasil. Será que vale a pena o risco pela economia que farei?

    Um abraço!!

    Lucas

    ResponderExcluir
  7. Lucas tudo bem? Eu morei proximo a Ulm. Peguei muitos trens la para varias partes.

    Então vamos ao seu problema.

    1º Você vai ter que ter passagem de ida e volta. Se você comprar apenas a ida sai mais caro e sem duvida vai ser deportado.

    Você tem que comprar passagem com a volta para 6 meses e depois caso queira ficar mais tempo vai precisar pagar uma taxa para remarcar. Mas a sua volta não pode passar de 1 ano.

    Um detalhe sobre querer prorrogar seu intercambio na Alemanha. Até 6 meses a questão do visto é uma. Se você quiser prorrogar é bem provavel que vai precisar voltar ao Brasil para fazer a documentação aqui. Antigamente podia fazer lá mas ai muitas pessoas começaram a se aproveitar da brecha e ja viu... Se informe bem sobre a questão do visto. Mas sobre sua passagem compre de 6 meses. Se você comprar apenas ate londres não esqueça que no trajeto interno você vai ter apenas direito a levar 23 kg, E se comprar até alemanha tem direito de até 2 de 32. Veja valores para ir até Studtgardt que é proximo tambem.

    ResponderExcluir
  8. Jonas,
    Boa noite.

    Estou indo para dublin mas tenho uma conexao em madri, preciso passar pela imigração em madri ou em dublin.Estou em madri as 09:20 e saiu as 12:45. Estou indo com todos os documentos carta da escola(intercambio), carta da familia onde vou ficar, seguro, passagem de ida e volta dinheiro, cartao vtm , cartao de credito e extrato de banco,carteira de vacinação contra febre amarela.Com todos este documentos pode ter algum problema na imigração da Espanha ou Irlanda.Quais perguntas que comentam nestas imigrações.

    Atenciosamente
    Victor

    ResponderExcluir
  9. Oi Jonas, Tudo bem?

    Nunca viajei à Europa, ando lendo muitos sites e blogs sobre a questão da exigência na imigração, confesso que estou apreensiva pois vou viajar em Dezembro com meu esposo e mais um casal de amigos para uma viagem de turismo de 08 dias no reveillón. Iremos para Londres e depois Paris, entrando por Lisboa (Portugal).
    Você saberia me dizer se passarei na imigração junto com meu esposo ou separado?
    Quanto ao dinheiro, geralmente, quando se viaja em casal, o dinheiro é junto, nesse caso, devo levar quantias individuais ou posso deixá-las em poder do meu esposo, na carteira, por exemplo?
    Meu medo é que eu só falo o português, tenho receio de não me fazer entendida ou não saber responder o que venham a me perguntar.

    Agradeço desde já,

    Fabiana

    ResponderExcluir
  10. Olá Jonas!

    Eu vou visitar meu namorado na Itália no ínicio de novembro, entrarei pela Alemanha pois o avião faz escala lá. Tenho algumas dúvidas, eu vou apenas com a passagem de ida pois talvez volte antes do programado já que abri uma loja com uma amiga agora porém ela não está em meu nome, ele vai me enviar uma carta convite mas não sei falar alemão nem inglês, falo um pouco espanhol e italiano quase nada. Gostaria de saber se preciso levar algum documento que comprove ser necessário a minha volta em breve? Se seria melhor eu comprar uma passagem de volta mesmo não tendo uma data determinada para voltar?

    Grata,

    Marcia

    ResponderExcluir
  11. Marcia, compre a passagem de ida e volta que sai mais barato que apenas ida. Apenas com ela ja comprova que vc quer voltar. Agora se vc ja sabe que quer voltar antes ja altere agora a sua voltap ara quando entrar la ser mais facil. quato a carta convite de seu namorado faca em ingles mesmo aonde ele se responsabiliza por sua estadia e por voce por tudo que possa acontecer e precisar enquanto voce estiver na italia.

    ResponderExcluir
  12. Ola!
    Estou pensando ir à Europa com minha mae, mas ela ja comprou passagens, è funcionaria pública, tem carta-convite,que pode ser estendida à minha pessoa,etc.
    Eu tenho 23 anos,e estou vivendo um momento,que parei tudo que estava fazendo,ou seja faculdade e trabalho.
    Ainda é possivel encontrar passagem no voo da minha mae, apareceu um dinheirinho extra, e fazer passaporte até 22 de dezembro,aqui em BH é possível.
    Minha dúvida,é se o fato de eu estar atoa na vida neste momento,me atrapalharia nanhora da imigraçao.
    Por favor, me aconselhe!
    Amaranta

    ResponderExcluir
  13. PS: A viagem é pela TAP,chegando em Portugal (IMIGRAçAO) e indo para Zurique horas depois, ficando na Suiça por 15 dias e na volta,parando em Lisboa,por 3 dias.
    Agradeço a atençao.
    Amaranta

    ResponderExcluir
  14. Oi Amaranta, como você não vai ficar hospedada em Hotel precisa que seu nome tambem seja mencionado na carta convite. E nesta carta a pessoa tem que se responsabilizar por você. Como você esta indo com sua mãe vai passar junto com ela na imigração. Não precisa e nem deve passar separadamente. Realmente se você for sozinha vai ter problema na imigração na hora em que perguntarem o que vocÊ faz no Brasil mas como você vai com ela passa tranquilo.

    ResponderExcluir
  15. Olà. Jonas eu tenho UMA duvida gostaria muito se vc podese me esclarecer eu fui a Madrid em 2010 e perdir o meu passaport entao fui ao consulado brasileiro e fiz UM. Outro passaport eu voltei p o Brasil em 2011 vim por lisboa o meu passaport tem o carinbo so de saida n tem de entrada porq foi feito em Madrid eu quero ir de ferias parà Roma tenho medo de quando eu fo passar ma emigracao ter algum problema porq ele vao ver q o meu passaporte foi feito e Madrid e SAIE por lisboa ou seja so tem o carinbo de saida por favor tira a minha duvida estou muito preouculpada . Obrigada . Att. Dilma

    ResponderExcluir
  16. Oi Dilma recebi seu e-mail e respondi por la. Mas aos demais leitores que podem ter a mesma duvida o 1º ponto é seguinte: Independente se você perdeu ou não o que importa é se você ficou mais do que os 3 meses permitidos. Eles vão ver no sistema o tempo que você permaneceu ou não mais que o permitido. E se você permaneceu pode ter serios problemas. Mas se eles verificarem pois muitas vezes os oficiais não estão nem ai. Apenas verificam a fotos e os dados e pronto. Por isto sempre falo é muito relativo o que pode acontecer na imigração. A um tempo atras era pratica comum de alguns imigrantes ilegais falarem que perderam passaporte e tirarem outro em outros países para entrar novamente apenas para ter carimbo podem causar mais problemas. Então os oficiais começaram a pegar mais pessado com pessoas que tem passaporte emitidos na Europa (brasileiros)

    ResponderExcluir
  17. Tenho 15 anos de Experiencia entre italia suica franca englatera,japao etc...Para aqueles que querem ir mas tem pouca grana e nao tem cartao de Credito faca o Seguinte : adquira no Brasil junto a alguns bancos ou agencias de cambio cartoes de Credito pre- pagos VIsa ou Mastercards. sao cartoes de credito validos na Europa etc.. para ter estes cartoes bats comparecer em algum banco que tenha este servico e solicitar nao precisa fazer conta em banco este cartao voce enche ele de dinheiro digamos 100/200/300/1.000 $$$ /ou Real etc.. e pronto e se paga uma pequena taxa uma unica vez e pronto e quando acabar a grana do cartao se pode enche lo novamente alguem do brasil pode te enviar dinheiro depositando na sua conta do cartao ou memso voce encher o cartao na Europa. facilmente .. Lembre se na Europa se pode comprar ate uma caixa de fosforo com cartao de credito e em alguns supermercados na Englaterra por exemplo se pode optar em Money Back ou sejah sempre lhe perguntam se querem grana . (valido somente para cartoes Originais ) anual...sem problemas e assim mantenha alguma grana Boa no Bolso e se manda ...
    antes de ir para manter algum dinheiro no Bolso se nao vai ficar em casa de amigos ou nao tem muita grana para Hotel bom e fazer antes de ir sua carteira no ALbergue da Juventude em qualquer estado do Brasil tem se nao vejah o do Rio de Janeiro eles enviam carteira por correio e se for exemplo para Italia fique albergue sera bem mais em conta e isto vale como indicacao de enderecos na Italia . faca reserva antes de ir para ter o comprovante de localizacao na Italia perante a Imigracao. depois vc muda de local sem mais problemas e dificuldades se acha ate mesmo divisao de aluguel junto a brasileiros ou Portugueses bolivianos e peruanos que lotam a italia igualmente a brasileiros..
    maiores informacoes sobre Italia e englaterra me pergunte
    neyous@live.jp

    ResponderExcluir
  18. Tem um topico sobre este Assunto. São os famosos VTM. Nestes anos todos que morei na Europa e viajo tem alguns lugares que ainda hoje tem dificuldade com cartão de credito principalmente sobre bandeiras. veja esta postagem:

    http://www.jonasschwertner.com/2011/04/dinheiro-na-europa-o-que-e-melhor-vtm.html

    ResponderExcluir
  19. Ola Jonas, primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo site. ficou muito bom e ajuda muitas pessoas^^.

    Eu por sua vez tenho um monte e ficaria muito grato se pudesse me ajudar.

    O Meu atual companheiro reside na alemanha e esta é a primeira vez que estou indo para lá.
    Já tirei o meu passaporte, ja comprei as passagens e falta ele me escrever a carta convite.
    Em fevereiro ele está vindo para o brasil ficar 10 dias comigo, e depois eu volto com ele.

    Esta carta convite tem que ser autenticada?

    É mesmo necessario eu ter um cartao de credito internacional? E qual é o limite?

    Eu vou comprar 1.800E para ficar 3 meses, isso é suficiente ou eu realmente tenho que fazer este cartao?

    Eu tenho que fazer algum comprovante no branco?


    Esses primeiro 3 meses é para mim seber se vou ou nao morar lá entende. Esse agora esta sendo o meu objetivo, nem que eu tenha que casar^^.
    Depois de 3 meses eu volto, e se tudo der certo eu volto para ficar.
    Eu estou com medo de nao conseguir entrar. (não sei porque mais tenho esse receio)
    É muito dificil passar pelos policiais?

    Ficaria muito grato se me ajudasse com essas duvidas.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Paulo tudo bem? Esta sua duvida acredito que muitas outras pessoas tambem tem. Sobre a carta ela nao precisa ser registrada pois o registro dela no Brasil nao vale nada para Alemanha. E na Alemanha com os dados pessoais dele a policia vai entrar em contato para confirmar a carta. Como ele estara viajando junto com voce voces podem passar juntos na imigracao. Agora sua passagem de volta nao pode estar marcada para mais de 3 meses. Caso voce decidir ficar com ele volte e encaminhe do Brasil toda a documentacao. Qualquer duvida me escreva email jonasschwertner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa muito obrigado Jonas, muito obrigado... ^^
    Eu nao sabia que ele podia passar na imigração junto comigo. isso me deixa muito mais tranquilo.

    Eu adicionei voce em meu msn, pois eu gostaria de tirar apenas mais uma duvida que esta me encomodando.

    Hoje eu fui ao banco fazer um cartao de credito internacional (Ouro Card visa electron).
    Mas eu nao gosto muito de usar credito, tanto que o meu limite es´ta muito baixo.

    Tem um limite certo para eu comprovar que eu posso me manter e nao ter problemas?

    O dinheiro nao vai ser problema para quando eu estiver lá. Quando os meus euros acabarem o Christian vai se encarregar de mim,entendeu :D, porem eu sei que eu tenho que provar para eles que eu tenho dinheiro.

    Jonas
    Agradeço muito a sua ajuda, eu estava me sentindo perdido.

    obrigado

    ResponderExcluir
  22. Jonas boa noite! estou indo Alemanha conhecer a familia de meu namorado, tenho passagem de ida e volta que totalizam 23 dias, nesta carta ele fala que estou sobre toda sua responsabilidade financeira, alimentação e alojamento... Explica que sou sua namorada e que vou conhecer a familia. Achei desnecessários estas info, mas tudo bem já fez. eu estou levando minha carteira de trabalho mais contra cheque onde tenho 8 anos e meus comprovantes de curso em engenharia no semestre passado. Quero saber acha que terei problemas. Opsss Não vou está com muitos euros em mãos. Vou entrra por Portugal - depois Munique - depois Hannover.

    ResponderExcluir
  23. Day bem comovc vai entrar em Portugal a carteira eles vao entender mas se fosse em qualqur outro pais seria totalmente inutil. as informacoes nao sao desnecessarias nao... pois eles vao perguntar..como ja esta melhor. com a carta e passagem de volta esta tranquilo sim.

    ResponderExcluir
  24. Jonas..recebi seu email, o meu amigo está legalmente sim em Coimbra , ele está fazendo o curso de direito. E então combinei com ele que quando eu terminar o meu curso em Dublin..vou a Coimbra e o curso dele termina em Junho e retornamos dia 27 pro Brasil..aliás no mesmo voo , já que comprei as passagens combinando.mas penso em conhecer Lisboa tambem.obrigado vou acompanhar esse blog..bem bacana e linguagem clara.

    ResponderExcluir
  25. Olá Jonas, Meu nome é Valter, estarei chegando em londres no proximo dia 6, para passar 24 semanas a comvite de um amigo dos meus pais, que é brasileiro mas tem cidadania inglesa e mora em Londres a 12 anos. Estava e estou com tudo pronto para ir como voluntario a Israel, mas decidi adiar pela oportunidade de aprender ingles com a ajuda desse amigo, ele ja me mandou a carta comvite, nela tem todos os dados dele, numero de passaporte britanico, email,telefone, endereço, explica que ele vai me dar hospedagem na casa dele e alimentação tambem, ele mora no primeiro andar do sobrado e no terreo fica o Pub que ele é dono juntamente com um socio, ele ira me megar no aeroporto tambem, do dia 5 de março passadas 24 semanas vai dar em 17 de agosto ( oq ue seria 6 meses = 24 semanas, pelo que entendi) entao minha volta esta marcada para o dia 17 de agosto, dessa forma esta correto? Bom como disse ia para Israel, entao ja larguei meu emprego e nao estou em nemhuma universidade, tenho meu historico escolar e todos os documentos do kibbutz comigo, nao desmarquei minha ida pra israel por medo de nao entrar na Inglaterra. Tenho medo que eles me questionem sobre isso? trabalho? estudos ? o que faço? bom eu fiz dois anos de relacoes internacionais aqui na PUC-GO, e tenho a prova junto comigo. Outra coisa quanto dinheiro ter em maos no aeroporto ? e por fim meu pai mora nos EUA, mas nao é legal, a situação dele é complicada por que ele tamebm nao pode ser deportado tem mais de 10 anos la e tem filho americano, logico que é uma informação que nao vou passar, mas caso perguntem sobre meus pais oq ue faço ?
    Se puder me ajudar com isso, é minha primeira viagem internacional, nao estou ansioso, mas tb nao quero que de errado!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Ir Lovers, entao como voce ja tem uma carta nao precisa se preocupar com o que voce faz no Brasil..vao lhe perguntar por que estudar ingles ai voce tem que falar os motivos.. se voce tiver esta carta do kibutz inlusive facilita a sua entrada pois tem mais um compromisso que vai sair e como estes 6 meses tem alguem que esta se responsabilizando por voce e esta legal e tranquilo. claro que vao pergutar quem esta custeando e tudo mais. bem se preferir me envie um email jonasschwertner@hotmail.com que falamos mais

    ResponderExcluir
  27. Olá, meu nome é Patrícia, vou tá viajando daqui 2 semanas, meu pai mora na polonia, já fui pra lá, só que dessa vez vou está indo com meu namorado, eu tenho dupla nacionalidade mas meu namorado não, meu pai comprou as passagens ida e volta de 3 meses, nao temos seguro saude, nem nada. Vamos fazer escala na frança e desembarcar na alemanhã, pois minha avo está lá pra buscar a gente de carro. Tem algum problema na imigracao? descer lá pra ir pra outro pais? o que tenho ou melhor, meu namorado tem que apresentar lá pra nao ter nenhum problema sobre meu pai está pagando tudo. Vamos passar pela imigracao so na alemanha ou na franca tambem? as vezes que eu fui, eu desembarquei na espanha pois meu pai estava trabalhando lá e foi muito mais fácil. Não falo nenhuma outra lingua, nem polones, entendo pouco ingles, se eu dá um papel em alemao dizendo que meu está lá fora esperando a gente e que daqui vamos para polonia, seria mais fácil? espero resposta, brigado ;*

    ResponderExcluir
  28. Olá Jonas:

    Tudo bem? Antes de mais nada, parabéns pelo site.

    Bem. Estou programando uma ida a Europa, em setembro, com minha mulher. Serão 23 dias de viajem. Pensamos em ir pela Air France, porque encontramos uns preços bem interessantes. Neste caso, a idéia é ficar em Paris 3 dias, seguir de lá para Barcelona, onde ficaremos na casa de uma amiga Brasileira, que está fazendo Pós-Doutorado lá. Ficaremos 6 dias lá e depois seguiremos para a Alemanha, onde faremos o resto do passeio, começando por Frankfurt. Iremos, também, a Praga, na República Checa. Nossa volta seria pela Air France mesmo, porém saindo de Frankfurt rumo ao Brasil. Quando chegarmos a Frankfurt iremos direto a Bamberg, onde teremos hotel reservado, por 4 dias. A partir daí iremos a Nuremberg e depois Praga. Na volta de Praga, terei hotel novamente e reserva de carro, paga, por 5 dias. Depois disso, voltamos a Frankfurt, onde ficaremos 3 dias, tendo hotel e carros reservados. No caso, iremos com passagens de ida e volta e exceto em Barcelona, onde ficaremos na casa de nossa amiga, em todos os outros lugares teremos os hotéis reservados pela Bancorbrás e exceto em Paris, carros alugados e pagos, através da Mobility.

    Pretendo entrar com cerca de 2000 euros em espécie e considerando que hotéis e carros já estarão pagos. Além disso nossos cartões de crédito somam em torno de 3000 euros. Somos funcionários públicos federais há mais de 17 anos. O único problema é que não falo nada além do português. Eu até arrisco um pouco o inglês e minha mulher fala francês e um pouco de italiano.
    Agora vamos as perguntas: rs, rs, rs.

    1 - Já que entraremos pela França, nossa imigração será feita na França ou na Espanha, considerando que nossa passagem é para Barcelona?

    2 - No caso, como ficaremos esse pequeno período em Paris, ao ir para a Espanha, temos que passar pela imigração novamente? Ou, se fizermos a imigração na França, não precisaremos fazer novamente na Espanha e Alemanha?

    3 - No caso da Espanha, tendo todo o roteiro traçado para a viagem, após a permanência por lá e tendo, inclusive as passagens de Barcelona para Frankfurt compradas, acredita que preciso de alguma carta de minha amiga? Além disso, como ela é brasileira e está morando temporariamente por lá, um documento dela, que também é professora da instituição federal em que trabalho, tem validade? Ela, mesmo não sendo espanhola mas por estar vivendo lá legalmente, mesmo que seja por um curto período de tempo, pode emitir essa carta? Qual o conteúdo disso? Existe um modelo? Onde é registrado isso em Barcelona?

    4 - Além dos passaportes, tenho minha carteira de identidade, emitida pelo Governo Federal e a carteira de motorista internacional. Isso é suficiente, em termos de documento, comprovando que não pretendo ficar por lá e que estamos somente a passeio?

    Diante de tudo o que falei, acredita que possamos ter alguma dificuldade para entrarmos e passearmos na Europa?

    Bem. Por enquanto é "só isso", rsrsrsrs e ficaria muito grato se pudesse me responder.

    Um grande abraço.

    Francisco

    ResponderExcluir
  29. Francisco ja respondi suas duvidas pelo seu e-mail que me enviou.

    ResponderExcluir
  30. Olá, estou indo visitar um amigo em Belin, vou pr portugal poque na minha cidade tem voo direto. Tenho passagem de ida e volta, seguro saude, passaporte com anos de validade e dinheiro suficiente pra ficar os 20 dias. A minha duvida é sobre a carta convite, gostaria de saber qual o modelo exato? meu amigo mora em berlin a 2 anos, tem visto, emprego e casa tudo direitinho. Aguardo sua resposta! qualquer coisa responde no meu email stuerfran@gmail.com
    Abraços
    Francisca

    ResponderExcluir
  31. OI Francisca o modelo esta neste link que postei. Mas ele tem que escrever em alemão. http://www.jonasschwertner.com/2011/12/carta-convite-para-entrar-europa.html

    ResponderExcluir
  32. boa noite jonas td bem??? moro no rio tenho uma empresa no brasil, estou levando docs, imposto de renda, extrato do cartão pré-pago, ficarei na europa por 9 dias 3 em paris 3 em londres e mais 2 em dublin, essa é minha primeira viagem a europa, mais meu voo faz uma conexão em madri, mais meu primeiro destino é realmente paris, estou na duvida, meu voo chega em madri e 2 horas depois pego outro avião para paris, vou precisar passar na imigração da espanha? estou preocupado afinal existe uma guerra existente entre os consulados do brasil e espanha por conta dos ultimos acontecimentos, estou viajando sozinho, sou divorciado e meu filho tem apenas 3 anos então ainda não pode me acompanhar, estou indo com tds os trechos pagos com as reservas tds feitas e com 1000 euros o q cujo acho suficiente, mais o q me preocupa mesmo é essa entrada em madri, pois já não havia escolhido visitar a espanha desta vez pra não haver problema é ruim vc gastar 2500 reais e ter q jogar isso fora, se puder me ajudar ficarei grato obrigado!!!
    meu e-mail é figueirasjunior@bol.com.br

    ResponderExcluir
  33. Junior tudo bem? Então você vai passar sim pela imigração em Madri. MAs como esta indo com tudo certo pode ficar tranquilo. IR não precisa levar. Lever os vouchers que esta tudo pago e cartão de credito e dinheiro em especie sem esquecer seguro saude.

    ResponderExcluir
  34. como vai jonas.. vou viajar para berlim(final de julho)vou viajar pela lufthansa (voo direto) para ficar na casa do meu namorado por 2 ou 3 meses e tenho algumas duvidas, que eu gostaria que voce pudesse me responder.

    meu namorado vai me enviar uma carta convite e eu ja tenho o seguro saude.

    tenho mais algumas duvidas para passar na imigraçao.

    1- terei algum problema por estar viajando sozinha( sendo mulher)?
    2- quanto devo levar em dinheiro(euro) para passar na imigraçao ,sendo que vou permanecer por 2 ou 3 meses.

    3-não tenho cartao de credito,tem algum problema? so o dinheiro basta?

    4 -não falo alemão ,falo apenas um pouco de ingles,posso solicitar um interprete?(ouvi falar que existe esse serviço)

    aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  35. Barbara tudo bem? Como voce vai ter a carta convite em alemao e vai entrar pela alemanha nao vai ter nenhum problema em viajar sozinha. POr ser mulher podem fazer algumas perguntas extras mas nao acredito muito por ter a carta. quanto a dinheiro bem voce tem que levvar uma contidade que ccaso voce precisa alterar usa passagem para voltar ao Brasil de para pagar isto... como voce fala apenas ingles nao tem problema eles todos falam e muitos ate portugues...

    ResponderExcluir
  36. Jonas,
    Tudo bem? Muito interessante o seu site.
    Gostaria de esclarecer algo... Viajarei para Portugal na próxima segunda-feira e, ao checar a documentação necessária para apresentar por lá, me deparei com o seguinte item no site do consulado: "de documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em cartório e autenticado no consulado na área de residência)".
    Esse documento é realmente necessário? Eu trabalho e tudo o mais. Mas viajarei com a minha mãe que não trabalha... Além disso, posso até levar carteira de trabalho, contra-cheque, etc. Mas não reconhecido em cartório e autenticado pelo consulado como está descrito no site... Você poderia me ajudar?
    Muito obrigada!
    Deborah

    ResponderExcluir
  37. Deborah tudo bem? Entao se voces tem as reservas todas e dinheiro para pagar todas elas e passarem o tempo viajando e cartao de credito nao vai precisar...e muito raro mesmo pergutarem isto..

    ResponderExcluir
  38. Olá Jonas!

    Estou indo para um intercambio de 1 ano numa universidade portuguesa. Tenho apenas 17 anos. Será que terei problemas por causa da minha idade?
    Além disso, devido a duração do intercambio comprei passagem só de ida (essa é uma das regras do edital do CNPq que financia o intercambio, os valores para volta só serão liberados próximo ao fim do intercambio). Estarei indo com seguro saúde e também com o visto Schengen, mas ainda tenho medo de ter problemas.

    Luana Camilla

    ResponderExcluir
  39. Luana se voce tivese comprado ida e volta teria saido mais barato que apens ida.. pela idade nao vai ter problema desde que tenha todas as autorizacoes de seus pais...senao voce nao embarca. Nao existe um visto Schengen...o que voce tem que ter e visto para intercambio para Portugal que permita voce permanecer por um ano. Ja tem este visto? qualquer coia envia email jonasschwertner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá tudo bem Jonas? Parabéns pelo blog li algumas informações muito úteis. Então.. Meu nome é André e em outubro irei para Alemanha entrarei por Frankfurt e ficarei mais ou menos 2 meses lá mas tenho uma dúvida.. Ficarei na casa de um amigo que me enviara a carta convite se responsabilizando por todas as despesas minhas lá. Eu irei com passagens de ida e volta com a carta convite o seguro com tudo, menos cartão de crédito. há algum problema? se eu vou com a carta convite e com dinheiro só que não o suficiente para 2 meses tem a possibilidade de eles não aceitarem? e se eu levar dinheiro e eles pedirem e eu apresentar lá não tem problema? Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Andre se voce tiver dinheiro pode ser em especie ou no Travel money e indiferente. O que vale que voce tem os recursos.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde Jonas!Parabéns pelo site.Estou indo passar 15 dias na Alemanha em Janeiro já estou com passagem de ida e volta comprada.Vou ficar na casa do meu namorado, ele vai vir ao Brasil me buscar e voltamos juntos para Alemanha, ele vai me dar a carta convite,você acha melhor colocar na carta que ele é meu namorado? Vou levar meu cartão de crédito internacional, você acha que preciso levar dinheiro em especie? Se sim pode ser em reais ou teria que já levar em Euros? Vai ter troca de avião em Portugal,só vou precisar passar pela imigração em Frankfurt? Você acha que será mais fácil passar na imigração por estar com meu namorado?

    Fico no aguardo e te agradeço desde já;

    ResponderExcluir
  43. JOsinha você não vai passar pela imigração em Frankfurt. E sim em Lisboa apenas. Seu namorado não vai poder passar com você. Ele vai passar em uma ala separada que é para Europeus e você vai na parte de não Europeus. E bom sim levar um pouco em especie. E tem que ser Euros. Com Real você não faz nada la.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite Jonas!
    Estou indo visitar meu namorado na Italia no mês que vem, vou ficar uns 20 dias na casa dele. Já estive lá outras 2 vezes, mas entrei diretamente pela Italia e não tive problemas. Dessa vez vou fazer escala em Munich e apesar de já ter a passagem de volta estou com um pouco de receio pois nunca entrei pela Alemanha. Quais documentos você aconselha que eu leve para ter uma entrada segura?
    Desde já agradeço e o parabenizo pelo blog!

    ResponderExcluir
  45. Amanda sao mesmos documentos que voce usa para ir para Italia. Nao esqueca seguro saude. Eles sao mais tranquilos que na Italia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta Jonas, tenho só mais uma dúvida: eu comprei minha passagem sem o seguro saúde...corro o risco de ser barrada por isso, mesmo que eu esteja com a documentação toda ok?

      Excluir
  46. Amanda sua documentacao nao esta toda ok. Sem o seguro podem barrar sim se perguntarem.

    ResponderExcluir
  47. Oi Jonas, é o seguinte, vou viajar em dezembro para Chipre, mas faço escala em Roma, vou ter que passar pela imigração em Roma ou em Chipre ?
    A carta convite é bastante importante né ?
    Lembrando que vou ficar hospedado na casa de um amigo, que é originário de Chipre, e que tenho em mãos a carta convite, que ele mandou, tudo certinho, registrado.
    Espero não ter problemas, pois é minha primeira viajem, aiii meu Deus hehe, por favor me responda Jonas.
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  48. Carlos você vai passar pela imigração em Roma apenas.

    ResponderExcluir
  49. Olá Jonas tenho umas dúvidas,
    Estou indo para portugal em janeiro ficarei 20 dias.

    -Um amigo vai mandar carta-convite igual o modelo que vc postou, precisa autentica-la em portugal ? Ele me enviará por email.

    Estou com seguro saúde feito e passagens de ida e volta.

    Levarei em torno de 1200 Euros , Uma parte em um cartão de viagem pré pago.
    ,
    Sou químico, mas atualmente estou trabalhando com meu pai que é produtor de bananas (é mais vantajoso para mim). Para comprovar isso levarei uma declaração autenticada e registro da propriedade.

    Também levar comprovantes de que tenho compromissos quando retornar ao Brasil pode me ajudar ?

    Posso ter problema por causa da minha atuação no momento?

    Grato e parabéns pelo blog.



    ResponderExcluir
  50. Alex voce vai ficar quanto tempo? Bem esta declaracao la nao vale nada. Tenhao s fones que antes eles podem ligar para confirmar o que voce fala. Mas pelas inf que voce passou vai ser tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fones vc diz da pessoa que vai fazer minha carta convite ?

      vou ficar 20 dias.

      Minha namorada está estudando lá e me buscará no aeroporto, e o amigo meu que fará a carta é cidadão português.

      Excluir
    2. Muito boa a sua ajuda a pessoas com dúvidas parabéns.

      Excluir
  51. Então vou para o Porto - Portugal, agora dia 08/06, vou ficar hospedado na casa da minha namorada, tenho viagem de ida e volta, carta convite reconhecida em cartório de lá, seguro viagem, cartão de credito internacional e dinheiro na conta para alguma eventualidade, até ai tudo bem, creio que meu único erro foi quanto as datas de ida e volta, pois colocamos do dia 08/06 até dia 05/09, resultando em 90 dias, esses 90 dias seria algo que eles posam querer implicar na imigração? Essa duvida esta me corroendo por dentro rsrsrsrsrs, por favor me ajude. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean ja respondi seu e-mail. A sua passagem esta marcada para voltar em 90 dias? a carta deve estar conforme a passagem. Se a carta estiver mais tempo que a sua passagem nao e problema. Problema e se for inverso. Lembre que ficar 90 dias la esta claro para imigracao que vc nao trabalha, nao estuda e nada. Entao tem que provar que voce vai voltar ao Brasil.

      Excluir
    2. Sim está marcada para voltar em 90 dias e a carta convite também está com data de 90 dias.

      Excluir
  52. Ola eu fui para frança e fiquei 5 meses passou do prazo depois na volta para o brasil tive que fazer escala em amsterda eles viu meu carimbo pergunto porque eu fiquei mais de 3 meses na frança eu disse que eu fiquei doente ai els carimbou meu passaporte quando cheguei no brasil eles nao carimba o passaporte então eu posso tirar visto para australia com esse mesmo passaporte sem problemas?ou eles descobre que eu fiquei 5 meses na frança?eu tenho o carimbo na chegada da frança e o carimbo chegada holanda mais nao tenho carimbo de saida e nem da chegada ao brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse ter ficado mais tempo no Reino Unido oou Irlanda ai sim teria problema na Australia. nos demais nao.

      Excluir
  53. Oi Jonas, quero ir pra Barcelona à turismo e vou ficar hospedada em casa de familiares. Estou vendo um vôo que faz conexão em Portugal, o que quer dizer que passarei na imigração lá, né? Mas aí já pego o outro vôo pra Barcelona 2h30 depois...pela sua experiência, esse tempo é suficente pra passar na imigração e continuar viagem? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim e tranquilo sim. Ainda mais lisboa que o aeroporto e pequeno.

      Excluir
  54. Oi Jonas, boa noite! Adorei as dicas no blog.. Já fiz intercâmbio pros EUA uma vez, mas agora será meu primeiro mochilão.. Vou entrar por Londres, pelos planos que to fazendo, a logística vai ser melhor: Londres - Amsterdã - Berlim - Praga - Paris - Londres - Brasil... Minha dúvida é, eu preciso levar alguma documentação sobre meu trabalho aqui no Brasil, já que todas as outras como reserva de hotéis e passagens estarão em mãos? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao precisa de nada. se em londres eles acharm que precisam eles vao ligar ao Brasil.

      Excluir
  55. Jonas,

    Eu irei fazer um intercâmbio de 1 ano em Strasbourg e chegarei na Europa pela Alemanha, aeroporto de Frankfurt. Porém meu intercâmbio pode ser renovado por mais um ano, além de não saber a data de retorno se não for renovado, devido a estágios, entre outros. Gostaria de saber se é perigoso ir sem a passagem de volta comprada mesmo com toda a documentação comprovatória do curso de 1 ano e com a comprovação de renda (bolsa do governo brasileiro).

    Grato!

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Ola Jonas, me esclarece uma duvido por favor, estou de viagem marcada para Vigo na Espanha, mas minhas passagens são para Porto, pois lá vai esta uma pessoa a minha espera para me levar para Vigo, tenho a carta-convite, passagens de ida e volta e o dinheiro (ñ tenho cartão de credito)para permanecer lá por 25 dias, alem de passaporte e documentos pessoais, preciso comprovar vinculo de emprego aqui no Brasil?
    desde já agradeço
    meu e-mail é lurytheword@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Ola Jonas, minha duvida é sobre o documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência), mas não estou trabalhando no momento, posso ter dificuldade na entrada a Portugal por não apresentar esse documento?
    Desde ja agradeço
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luh depende quanto tempo você esta querendo ficar. Mas é mai dificil sim.

      Excluir
  60. Vou passar 15 dias na Itália, quanto em dinheiro preciso levar?

    ResponderExcluir
  61. Jonas li algo sobre comprovativo de atividade profissional no brasil para entrar em portugal, é necessário? pois nao trabalho ,quem pagará tudo é meu pai e eu tranquei a faculdade. e vale extrato de conta bancaria , alem do dinheiro que lebvarei comigo ? vou ficar duas semanas mas pagarei uma semana só de hostel pq nao é ceretza que vou ficar as duas semanas,talvez irei pra munique, decidirei na hora se vou extender, eles implicam com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adrielle decidir na Hora ir de Portugal a Munique que são mais de 2 horas de voo sem ter passagem não é comum... o que é melhor é você ter ja reservas e passagens por tudo que você vai andar. Eles vão analisar o que você tem junto, seguro, quanto dinheiro você tem, se tem cartão com limite, o tempo que você vai ficar e o que você faz no Brasil e faria você voltar....

      Excluir
  62. Olá Jonas , estarei indo para portugal sozinha em setembro, pretendo ficar por 22 dias , então gostaria de aproveitar para ir até espanha ( de trens) e conhecer algumas cidade. Já tenho passagem de ida e volta, reserva de hotel em Portugal e pretendo levar uma carta do meu local de trabalho...entretanto estou em dúvida se terei problemas para entrar e se é melhor comprar um pacote de viagem ( muito mais caro por estar indo sozinha) ...grata cida

    ResponderExcluir
  63. Olá Jonas, meu nome é Cynthia, e em breve pretendo ir a Portugal, ficar na casa de um amigo, já li sobre várias coisas, já sei da carta convite e tudo o resto,mas o que me preocupa é que atualmente estou desempregada,apenas a fazer alguns bicos...então fiquei preocupada com o tal vinculo laboral,será que terei problema ao entrar?
    desde já agradeço.....bjs!

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. olá Jonas, estou na franca desde 07\03\2014, dia 18\05\2014 viajei para o Egito e fiquei uma semana, retornei a franca no dia 25\05\2014,não tive problemas para retornar porque minha carta convite ainda não tinha vencido pois vence dia 07\06\2014,gostaria de saber se posso ficar mais três meses com o novo carimbo de entrada e se eu ficar quais problemas posso ter no aeroporto de Frankfurt quando eu for embora......obrigado pela etencao, Waldete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariela como você já entrou recebeu mas 90 dias ficar europa. Agora apenas observe sua passagem de volta. E o resto esta ok

      Excluir
    2. Ola! Jonas td bem, nunca viajei pra europa e to com muita vontade de ir para portugal mais tenho medo da imigraçao sei la tenho medo de ser reprovada qual devo levar em dinheiro? posso viajar com 1500 reais ou a imigraçao vai me deportar, conheco um amigo e ele falou que eu podia ficar na casa dele, o que devo dizer na hora da entrevista?

      Excluir
  66. Ola, eu estou indo para Menorca vou por Madri, vou para casa de uma amiga.....gostaria de saber se o fato do meu passaporte ter carimbos recentes de janeiro e março fui duas vezes a Portugal e a Turquia isso ajuda com a imigração?

    ResponderExcluir
  67. Olá Jonas, tudo bem? Eu e o meu pai iremos a Portugal agora em Março de 2016, estamos com as passagens compradas, hospedagem e passeios já pagos, inclusive os valor para permanência de uma semana. O que está me tirando o sono é o comprovante empregatício. Eu sou autônoma pelo MEI, tenho CNPJ, mas não tenho carteira assinada, como proceder? E o meu pai é funcionário publico.
    Uiara.

    ResponderExcluir