Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Hosteis, Albergues, hi Hostel. Como funcionam? É seguro?

 Quando falo para algumas pessoas que vou ficar hospedado em um Albergue ou Hostel percebo que algumas pessoas olham com uma cara estranha. Sei que muitas nem sabem o que é ou quando ouvem a palavra albergue vem em mente o que em algumas cidades chamam de abrigo ou albergue para moradores de rua. Mas não tem nada a ver. 
 Outras pessoas já olham com um olhar “sei sei" achando que por serem quartos coletivos é uma zona lá dentro. E quando falo que tem Hosteis com quartos misto. Nosso ai tem certeza que é uma festa só para não falar outras coisas. 
Sabem eu acho engraçado isto, pois dizem que nos brasileiros temos uma mente mais aberta, mas o que eu vivi viajando por este mundo é que o Brasileiro é o povo se não o que tem mais um dos que mais preconceitos tem. Isto vem acredito da forma como nossa sociedade foi criada, vínculos com a igreja e tal. Mas não vou falar sobre isto. 

 Como surgiu os Albergues ou Hosteis? 

Eles surgiram na Alemanha como uma opção de hospedagem para estudantes. E de lá até hoje a rede cresceu, mudou o foco que antes era apenas para estudantes e atende a todos. 

Como são os quartos? 

Normalmente são coletivos, têm alguns com opção de quartos duplos, mas são poucas vagas. A maioria oferece quartos de 4, 6, 8 e 10. Algum tem quartos de 12 e 16 e teve um que eu fiquei em Kopenhagen que tinha 2 quartos de 132 camas. Isto mesmo 132 camas. E tinha menores de 16. 

As pessoas conseguem dormir em quartos coletivos?

Tem regras nos hosteis, horário que pode ligar a luz no quarto e tudo mais. E são rígidas. Tem hosteis que tem uma lâmpada de leitura para cada cama. Claro que quando você esta com um grupo que todos estão viajando junto vocês entram em acordo. Agora se você esta hospedado ai tem que respeitar. Não vou dizer que não chega ninguém de noite e é do tipo "que quer chamar atenção" acontece sim. Fora que às vezes você tem azar de ter que dividir o quarto com um "trator". 
Eu já tive este azar em Florianópolis aonde tinha uma verdadeira orquestra. Ainda bem que eu tenho sono pesado e consegui dormir. Mas já entrei em quarto que tinha mulher roncando. 
Às vezes tem também aquele pessoal que sabe que vai viajar de manha bem cedo ou sair de madrugada e não arruma a mochila na noite anterior. São coisas que acontecem. E espero que vocês não façam isto. 


Tem banheiro nos quartos? 

Algum quarto tem banheiro interno e outros são externos. 

 Eles fornecem toalha de banho? 

Não, mas alugam. Quando é quarto de casal ai a maioria fornece sim. 

E verdade que tem quartos misto? 

Sim, em hosteis independentes é comuns quartos mistos. Não se assuste se entrar lá e tiver uma mulher se trocando de roupa no meio do quarto sem a parte superior. Estrangeiros não ligam muito. Mas lembre é um lugar de respeito e não é oba oba. Brasileiro olha com olhar de malandragem mas eles são acostumados a isto. E todos se respeitam. Mostre que você também tem respeito principalmente por não estar em seu país. Se fosse ao Brasil ai sim vocês podem falar. 

Acontece muita "pregação" nestes quartos? 

Olha eu particularmente nunca vi, já ouvi falar de pessoas que se conheceram saíram para festa e resolveram ficar. Mas nunca presenciei. E olha que já passei meses em hosteis pelo mundo. E as historias que eu ouvi envolviam todos brasileiros apenas. 

É seguro? Ninguém vai mexer em suas coisas?

 A mentalidade das pessoas que usam os hosteis é bem diferente. São pessoas mais abertas e nunca tive e nem vi problemas com mexerem nas coisas. Claro que dinheiro eu sempre levo comigo. A maioria tem armários para você quadrar as suas coisas. Lembre apenas de levar sempre junto um cadeado. Ou compre no hostel. Algum que não tem armário no quarto tem na portaria um lugar para deixar objetos de valor como Net books. 


E a limpeza? 

Existem Hosteis e Hosteis. Não vou dizer que não encontrei nenhum problema, pois já encontrei sim. Mas isto também já aconteceu até em Hotéis e hotéis caros. O bom é na hora de reservar ver a avaliação do hostel pelos sites de reserva. Não pelo site do hostel, pois ai você vai ter uma noção melhor. 

 Qual a diferença entre os Hosteis da rede Hi Hostel e os demais?

A rede Hi Hostel como se diz é uma rede não que eles sejam do mesmo dono. Contrario. Cada um tem seu proprietário. Mas eles são uma associação que segue regras e tem padrões de qualidade. Tanto é que para se hospedar neles é recomendado ter a carteira de associado. Senão você paga uma taxa a mais. 
A rede hi hostel também é mais voltada para publico de estudantes e famílias. Os independentes já é mais publico mais jovem ou independente. Muitos tem pubs em suas instalações e tudo mais. 

 Tem restrição de Idade? 

Hoje em dia não mais, mas até 2005 no estado da Baviera quem tinha mais de 27 anos não poderia se hospedar na rede hi hostel. Depois foi liberado. Mas hoje ainda quem tem mais de 26 paga um valor de 3,00 euros a mais por noite na Alemanha. Não recordo se nos outros países fora do Brasil tem. Mas lá tenho certeza. 
Nos hosteis independentes não tem estas regras. 

É preciso fazer reserva? 

Olha obrigatório não é, mas dependendo quando você for não vai ter vaga. Eu já passei com isto e não era alta temporada em um hostel com mais de 450 camas e cheguei e não tinha vaga. (Nuremberg, Alemanha). Outra vez em Budapeste cheguei a um e tava cheio.. mas o dono falou que iria arrumar uma cama, pegou um colchão e jogou no chão. De noite quando voltei tinha mais uns 10 colchões no chão hahaha. 

Qual foi o melhor hostel que você ficou?

Arequipa no Peru. Tinha até banheira no quarto, ficava em um condomínio fechado (residencial Los angeles)

O que eu mais gosto nos Hosteis?

Eu quando fiquei hospedado a primeira vez em um hostel foi nos EUA em 2001 na cidade de Washington DC. Eu morava em um Hotel e fui viajar para la. A primeira vez realmente você fica preocupado com muitas coisas, mas depois gostei e sempre que pude fiquei hospedado em Hosteis. 
O que eu mais gosto é o contato com outras pessoas que estão viajando. A troca de informação, dicas, amizades que se formam, historias e mais historias que daria para escrever um livro. E como eu viajava muito sozinho era a melhor coisa que tinha. Você encontra pessoas, sai e tudo mais. Hotel você fica lá não tem contato com ninguém. Claro que se você for anti social não vai ser diferente. 

Se tiverem mais duvidas sobre Hosteis me escrevam.


Jonas Schwertner 









21 comentários:

  1. Nunca fiquei em albergues e confesso que tinha essa mesma mentalidade, mas depois dessa aula, mudei minha visão sobre eles. Excelente!!
    Bjs,

    Léia

    ResponderExcluir
  2. Comecei a me hospedar em hosteis porque eram mais baratos, dai descobri que foi a melhor coisa que eu poderia ter feito! :D
    Viajei sozinha para Berlim, e cada dia saia com uma pessoa diferente para conhecer a cidade, dormindo em quarto coletivo! Amei, só fico em albergue!

    Blog muito interessante...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Também tinha preconceito, para mim era sinônimo de bagunça até que neste ano eu e minha esposa ficamos em um hostel em Atacama. Muito organizado e seguro, a partir daí virou uma opção de hospedagem.

    ResponderExcluir
  4. Vejo muita gente dizendo que e baem mais barato, porém mais barato quanto???

    ResponderExcluir
  5. depende a cidade, a comparacao com que tipo e valor de hotel..mas em geralem quarto coletivo ficam na media de 20 euros com cafe da mana

    ResponderExcluir
  6. Jonas, blz?
    Você poderia indicar-me um hostel em Berlim e Amsterdam?
    Vou para esses dois países e tem sugestões de varios hostel e não sei qual escolher!!! Como você já tem grande experiência, queria sua indicação para esses dois países!!

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  7. William em Amsterdam eu gosto dostayokay amsterdam vondelpark e em Berlin eu gosto do A&O Hostel do Zoo

    ResponderExcluir
  8. Eu te odeio cara! ( a inveja falando : P kkkk) queria viajar assim :(... Gostei do blog... Tenho duas perguntas sobre hosteis: quanto tempo posdo fikr em um? E...qual melhor em Dublin pra se fikr umas doze semanas?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns de blog, muito simples e direto. Teria alguma dica para NYC, Los Angeles e Las Vegas?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, não sei se vc ainda precisa de dicas, mas em NYC fiquei em dois hostels diferentes.. um da HiHostel e outro independent, ambos no upper wets side... O independente (Jazz on the Park Hostel) ficava ao lado do central park e muito perto de uma das estações do metrô.. era mais em conta... Já o HiHostel (Hostelling International New York) ficava um pouco mais longe do central park, era um pouco mais caro, mas era melhor... Recomendo os dois...

      Excluir
  10. Carlos em Los Angeles e Las Vegas sempre fiquei em Hoteis. Em NY uma vez apenas fiquei em hostel e foi em um da Hihostel.

    ResponderExcluir
  11. olá fiz reservas em hostel,no booking,gostaria de saber se serve ,os comprovantes da reservas ,para eu passar na imigração,em portugal.obg.pela informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve sim, lembre que apenas reserva não resolve...eles podem pedir para comprovar que tem o dinheiro para pagar sa reservas.

      Excluir
  12. obrigado pela resposta,tenho sim o dinheiro que Portugal pede para passar os referidos dias,olha e aproveitando que estou nesse assunto,tenho uma dúvida(sou professora efetiva no meu estado e município,)para comprovar o vinculo de trabalho ,eu posso levar meus contra-cheques e o imposto de renda,sem ser autenticado pelo consulado portugues,pois no site da embaixada manda autentica-los no consulado e onde eu moro não fica próximo de nenhum,o que vc me sugeri,obrigado mais uma vez pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estes documentos de nada valem oficialmente para eles. eles querem ver o quanto vc tem de Euros e limite de cartão. Até levar o ultimo extrato cartão que comprove que tem limite ( e até isto eles tem como verificar se o cartão tem realmente este limite ou se ele ja foi cancelado). Comprovar questão de trabalho se eles realmente querem verificar vão perguntar varias coisas sobre ele..e se não estiverem satisfeitos vão ligar para seu trabalho e confirmar as inf. Mas uma coisa eu digo. Se você esta realmente indo de ferias eles são treinados para perceber isto. então vai tranquila.

      Excluir
  13. obrigado mais uma vez!quanto ao dinheiro não é problemas,estou levando até um pouco mais,do que pedido,pois segundo a embaixada são necessários(40 euros por dia e 75 por entrada em Portugal)vou passar 21 dias,dando aproximadamente uns 950 euros,mas vou levar um pouco mais ,caso aconteça algum imprevisto,so estou com duvidas se levo todo em especie ou metade cartão e metade em especie,pois eu já passei poucas e boas com cartões de créditos e não quero passar problema do tipo precisar sacar e não conseguir.estava pensando em levar todo em especie.

    ResponderExcluir
  14. Oi Jonas, eu de novo rs... Tava olhando uns hostels em Paris, que dificuldade! rsrs.. vc tem algum bacana pra indicar?
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi me envia por e-mail jonasschwertner@hotmail.com

      Excluir
  15. Gostei, muito simples, direto, com ótimas dicas... Adoro viajar, pra mim viajar é uma terapia... e eu admito que sempre tive um certo preconceito com hostels entende! mas vejo q posso estar enganado!!! Já cheguei a pagar até 650 reais em uma diária de hotel pq não tinha vaga na cidade que eu ia e só tinha hostel disponível... Vou explorar melhor essa rede alternativa, obrigado mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauber muitas pessoas pensam como voce pensava...mas depois que conhece ai muda. Tem hosteis que tem quarto single e de casal. claro que nem sempre e mesmo conforto que hotel. Ainda mai em quartos coletivos. Mas vale a pena. Se voce gosta de conhecer pessoas e otimo.

      Excluir
  16. Estou viajando com minha mulher para a Espanha e gostaria de uma indicação de hostel para Madrid e Barcelona. Se possivel algum que tenha quarto duplo c banheiro privativo. Obrigado pelas dicas, Antonio

    ResponderExcluir