Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dinheiro na Europa, o que e melhor? VTM, Travel Checks, Cartão credito ou Dinheiro vivo?

Dinheiro na Europa, o que e melhor? VTM, Travel Checks, Cartão credito ou Dinheiro vivo?


Um dos itens que muitas pessoas me perguntam e sobre dinheiro na Europa. Hoje temos mais opções que alguns anos atrás.

As opções mais comuns são:

Em espécie
Cartão de Credito Internacional
Cartão de Debito Internacional 
VTM
Travel Checks
Transferencia de Valores para Europa via Wester Union

Em Especie: 

Levar uma determinada quantidade em dinheiro vivo 'e uma boa opção. Mas evite levar notas grandes. Principalmente as de 200 e muito menos a de 500 euros. As de 500 você vai conseguir usar para pagar diárias no hotel e ou trocar em Banco. Nos demais lugares eles podem se negar a trocar. 
Quando for comprar euros de preferência já deixe reservado e nunca deixe para o dia do embarque nota de 5, 10, 20 e 50. Evite as outras.
Não se esqueça de levar um porta moedas. Não tem notas abaixo de 5 euros e as moedas é usado tempo todo. Se você for do tipo que joga no bolso, bolsa ou qualquer lugar pode ter certeza que vai volta com muitos euros e casas de cambio não trocam moedas.
Vantagens: tem muitos lugares que não aceita cartão.  E fácil de usar e tudo mais
Desvantagem: se perder perdeu.

VTM ou visa Travel Money.

Este sistema não e nada mais que um cartão pré pago. Você abastece no Brasil a quantidade que você quer e usa fora. Tem 3 opções de moedas mais conhecidas, em Dólar, Euro e Libra Esterlina. 
Eu uso ele muito. Já usei em Dólar e Euro. Como não uso cartão de credito e a melhor opção.
Se você usar ele apenas como debito não paga taxa. A taxa é paga se sacar em espécie. Mas mesmo assim a taxa que eu paguei foi de 1,5 Euros. Quando usei na Ásia em Dólar a taxa foi semelhante.

Vantagens: Se o seu dinheiro acabou você tem como “abastecer” o seu cartão. Apenas não se esqueça de verificar o procedimento antes de sair do Brasil. Em geral com uma Ted ou doc você já faz ou se você autorizar um terceiro pode fazer isto.
Caso você perder ele ligue cancele o mesmo e depois eles enviam um novo. Mas tome cuidado, pois tem alguns lugares que você pode usar ele e não precisa digitar a senha.
Desvantagem: A taxa de cambio e mais alta para abastecer ele. E alguns bancos cobram mais taxas para emitir. Consulte. Mas de preferência por bancos com mais tradição nele. Eu busco fazer direto neles ao invés de intermediários (como agencia de viagem). 
Cartão de credito: Muito usado pelos brasileiros.  Igual ao Brasil, mas no exterior você não tem como comprar parcelado. Diferente que nos EUA não e aceito por tudo ainda. Mas já melhorou e muito.
Vantagem: Se você optou em usar um cartão que acumula pontos ou milhagens você pode ganhar mais uma viagem com isto.  E se você ficar com vontade de comprar algo mesmo não tendo dinheiro na hora pode se preocupar em pagar quando voltar.

Desvantagem: Se quando fechar a fatura o cambia tiver subido você paga mais caro. Cuidado com clonagens isto acontece na Europa também. Também pode acontecer de algum lugar ele não passar por mecanismo de segurança da operadora. No Egito isto e muito comum acontecer.
Observação: Não esqueça antes de sair do Brasil, ligar para a operadora de seu cartão e pedir para desbloquear ele. Mesmo que ele seja internacional (os outros não funcionam La) ele e bloqueado automaticamente pelo mecanismo de segurança dos cartões. Ligue, verifique isto e fale o dia que você vai viajar e qual país vai andar e quando vai voltar.
Jamais fique apenas na dependência de seu cartão de credito.

VTM em Dólar da para usar na Europa?

Sim, a conversão e automática e vale a cotação do dólar para o euro do dia.



Cartão de Debito Internacional

Ele e vinculado diretamente ao saldo de sua conta. E o valor debitado vai conforme o cambio do dia. A observação são as mesmas que o de credito.  Se você tem conta em bancos Europeus tem algumas vantagens a mais. Verifique com seu gerente.

Travel check

Muito usados no passado, mas hoje praticamente substituídos pelo VTM. Nunca usei, mas já tive que ajudar uma amiga a achar um lugar para trocar eles. Achei muito caro a taxa que se paga por cheque.  Não recomendo.


Imprevistos

Caso você teve um imprevisto e ficou sem recursos financeiros e possível fazer remessa do Brasil a Europa ou qualquer parte do mundo pela Western Union que no Brasil tem como parceiro o Banco do Brasil. Se você mora no interior melhor ligar para uma agencia de uma cidade maior que o gerente tenha experiência, pois do contrario um serviço que teoricamente seria liberado no dia vai parar sei la aonde. Já vi isto acontecer uma vez e o gerente queria fazer uma operação como se fosse de cambio que iria demorar mais de 7 dias. Caso você precise lembre que tem limites de valor que se pode enviar e se paga taxas.

Levar dólar para Europa e uma opção?

E você tiver dólar em casa leve e troque por euro na Europa. Mas nunca compre dólar aqui para querer trocar por euro La. Você vai perder muitas vezes devido às taxas.

E aonde Guardar o dinheiro em espécie? As doleiras são uma boa opção?

Independente da parte do mundo que você esteja viajando as pessoas vai saber que você e turista. E se tiver alguém mal intencionado ele vai saber que você tem uma doleira e aonde guarda. Ou seja, se você pensa que ter uma doleira e sinônimo de deixar dinheiro escondido esta errado. Você vai ter ele guardado, mas não escondido. Eu como uso cartão em minhas viagens particulares levo o dinheiro em espécie em duas carteiras.  Nunca deixo no mesmo lugar. Uma eu guardo o que acho que vou usar no dia, a outra mais discreta deixo guardado.
Conselho: Nunca deixe no dinheiro no Hotel. Se for deixar deixe no cofre e tenha certeza que ele esta funcionando e fechado. Em geral vai ser necessário um cartão de credito para o fazerele funcionar. Algum tem que pedir para liberar na recepção.

Caso:

 Eu tive um problema em um Hotel em Israel janeiro deste ano. Sempre andava com o dinheiro junto comigo e em uma mochila que eu andava o dia todo com ela. No ultimo dia em que eu estava La estava tomando café da manha (nesta hora nunca andava com a mochila) e ao investe subir para o quarto fui para uma sala de eventos onde o pessoal estava fazendo a despedida. No que terminou esta breve reunião todos estavam ansiosos para fazer as ultimas compras E ajudei-os a pegarem taxi e quando me dei conta estava dentro de um bus indo para a cidade velha e ai que me lembrei de minha mochila... na hora tremi pois sabia de outros anos de historias do que acontece.... Mas ao invés de ter descido e voltado ao hotel desci no centro, almocei e voltei. Quando cheguei vi que tava o quarto arrumado e tudo em ordem.. Comecei a fazer meu relatório e quando estava contando o dinheiro vi que faltava uma parte. Na hora caiu a fixa do que aconteceu. Pegaram uma parte do meu dinheiro. Uma técnica comum de pilantras que atuam em Hotéis. Pois se pegassem tudo você iria perceber. E como eu sabia exatamente quanto eu tinha e na noite anterior eu estava conferindo minhas planilhas de gasto. Chamei na hora a recepção que subiu com gerente e segurança. Começaram a fazer umas ligações, perguntaram e falaram para eu me acalmar que iriam ver as câmeras de segurança. Fiquei La no quarto, nem sai mais. Isto foi à tarde. Ao final da tarde não resolveram ainda e falaram que iriam ver as câmeras apenas no dia seguinte e estavam verificando que ou quem foram os funcionários que eram responsáveis naquele dia pelo andar em que eu estava. Pequeno detalhe iria fazer na manha seguinte e eu iria viajar de madrugada. Fiquei muito bravo falei um monte e chamei a policia. Eles não gostaram, mas do tempo que a policia chego e estava fazendo as perguntas deles um dos policiais em 10 minutos já conseguiu saber que horas e o cartão de qual funcionário foi que entrou no meu quarto. Mas teriam que investigar. Isto foi em janeiro deste ano e eu vou voltar para La agora em Maio. Aconteceu no Leonardo Inn de Jerusalém e perdi com isto U$: 800,00 mais 100,00 euros. E o pior que eu sabia que fazem este tipo de coisas em hotéis do mundo todo.  Então tomem cuidado.

Espero que estas informações sejam uteis para vocês.

Jonas Schwertner

17 comentários:

  1. Jonas, simplesmente perfeito suas dicas, uma verdadeira aula!!!!

    obrigada

    Léia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, legal! Parabens pelo Blog

    ResponderExcluir
  3. Bem detalhado e objetivo. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. em libra vc nunca usou O VTM? Na Inglaterra o Euro é bem aceito?

    ResponderExcluir
  5. Tamires na INglaterra tem que usar a Libra. Se voce for ficar tempo la levve o vtm em Libra. Mas se voce tem conta no HSBC tem muitas agencias la.

    ResponderExcluir
  6. ah, obrigada!pois é vou passar 1 mes e meio lá... tive procurando sobre o vtm em libra e eles me informaram que o vtm é so euro e dólar.

    ResponderExcluir
  7. Tamires troque de banco e casa de cambio pois tem em Libra e agora ate em Dolar Australiano....

    ResponderExcluir
  8. Oi Jonas

    Parabéns pelos posts, estou há horas lendo.

    Quanto a esse assunto de dinheiro, me surgiu uma dúvida.
    Tenho conta no Banco do Brasil e me disseram que é fácil sacar por lá (Europa afora) em moeda local. É fato? Não queria andar com muito dinheiro.

    []'s

    ResponderExcluir
  9. JSS se o seu cartao for internacional, desbloqueado voce pode sim sacar la fora. Mas se nao for desbloqueado e voce ter comunicado e eles colocado no sistema que vc vai estar em determinados paises vc nao consegue. E o saque e feito em caixas ATM. isto vale para todos os Bancos. Nao apenas o BB.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jonas! tava lendo em blogs algumas dicas, e que ao passar pela imigração, é recomendável apresentar um 'extrato autenticado' do cartão de crédito, que não pode ser o da internet... esse extrato autenticado pode ser retirado no caixa eletrônico mesmo ou tem que que ser assinado por alguém do banco? obrigado

    ResponderExcluir
  11. Mark as vezes eles pedem extrato. Ou comproante de limite. No caso pode ser sim m impresso. depende o pais eles nao vao entender e vao ter que usar algum tradutor... mas e dificil pedir. Leve por precaucao. se eles querem eles tem como verificar seu limite sem precisar disto.

    ResponderExcluir
  12. Ola Jona. Muito bom o post... Queria saber se vc pode me ajudar com uma dúvida... Se eu tiver um VTM em Euro, eu posso usar ele em estabelecimentos comerciais em Londres e eles faz a conversão do debito no cartão em Libras automaticamente?

    ResponderExcluir
  13. Ludi ele faz aconversao automatica. Inclusive voce pode sacar em libras. Ate no Brasil voce pode usar ele.

    ResponderExcluir
  14. Oi Jonas, Parabéns pelo blog.
    qual é a melhor opção: cash passaport ou Visa Travel Money? Eu fiz um VTM, isso já é suficiente?

    ResponderExcluir
  15. è a mesma coisa o VTM ou o Cash Passaport

    ResponderExcluir
  16. Aprendi muito viajando contigo. Apesar de toda experiencia estamos fadados a surpresas deste tipo. Grande abraco.

    ResponderExcluir
  17. Eu ja fiquei no Leonardo. É um hotel de muitas estrelas. Lá se não me engano tem cofre. Eu nunca guardei dinheiro no cofre. Apos muitas viagens passei a usar duas calças uma dentro da outra tipo canguru. Esse é o meu esconderijo. Na pochete só o dinheiro do dia. Funcionário de Hotel nenhum eu confio!

    ResponderExcluir