Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

sábado, 23 de abril de 2011

Da para se virar falando apenas Português na Europa?

Um problema de muitos Brasileiros é a questão da língua. E muitas pessoas tem condições financeiras, tem vontade, mas o idioma é uma barreia.
A pergunta que muitos me fazem; È possível viajar a Europa falando apenas Português?
Sim, é possível sim. Tem algumas opções e algumas restrições.

Quais são as opções?

Viajar em grupo saindo do Brasil:

Esta é uma das opções mais usadas por aqueles que não falam outro idioma alem do Português. Mas se atente que isto ajuda mas não significa que você vai ter um tradutor ao seu lado e exclusivamente para você. Trabalho com isto também e vejo que muitas pessoas não percebem que em um grupo de 40 pessoas por exemplo tem apenas um condutor acompanhando desde o Brasil e que é impossível conseguir dar atenção a todos. Em geral o trabalho de um condutor nestas viagens é auxiliar na hora do embarque, dentro do vôo, antes da imigração pode dar auxiliar passando por primeiro e já havisando a imigração que se trata de um grupo vindo do Brasil.(ninguém alem de você e ou seus failiares podem passar na imigração junto com vocês). Depois claro que no check inn hotel, durante os passeios e no restaurante vão estar junto. Mas por exemplo compras e estas coisas não tem obrigação.

E dica que pode fazer você ter um tratamento por estes condutores especial:

Sejam educados, respeitem as refeições deles pois eles tem em geral apenas 50% no Maximo do tempo que vocês tem para isto então é um momento muito importante e sagrado. Não fique falando coisas da boca para fora para ver se eles vão lhe tratar melhor. Tipo a me ajude que vou te recompensar e tal.. não faça isto pois 99% das pessoas que falam isto nem obrigado falam no final.

Viajar para Portugal e Espanha

Portugal fala nosso idioma, claro que com o Português deles mas é fácil de entender. E tem muitas opções para se conhecer neste País.
Espanha, para nos é mais fácil entender o Espanhol do que eles nos entenderem. Então a comunicação é mais fácil. Mas cuidado ao usar o Portunhol. Tenha certeza do que esta falando.
Uma recomendação não apenas para Espanha mas para qualquer um aprenda algumas palavras antes de viajar. Este esforço poderá te ajudar e muito.
Veja sobre o que eu falei sobre quais as melhores formas de viajar para Europa:

Restrições:

Já na hora de entrar no avião se você optou em voar com uma companhia Européia vai sentir dificuldade. Pois são poucos os comissários que falam Português. Ou seja se esforce e aprenda algumas palavras básicas que são usadas em vôos já.

Imigração

Eles não tem obrigação de falar Português. E também não tem obrigação de deixar você entrar se não responder o que eles perguntam. Alguns países até estão treinando alguns agentes de imigração para falarem Português como o caso da Alemanha. Mas o resto no Maximo um pouco de Espanhol e olha lá. Mas caso vocês forem levados para interrogatório vocês podem pedir (ai vai ter que ser em um inglês básico) alguém que fale Português ou Espanhol. As vezes eles fazem isto até por Telefone. Eles tem agentes e outras pessoas juramentadas para fazer este tipo de serviço.
Sobre parte de imigração leiam estas postagens:

e

Qual o idioma que eu preciso aprender para viajar para Europa?

O inglês é muito falado nos estabelecimentos que atendem turistas. Mas não espere ver muitas placas informativas em outros idiomas. Cada país vai priorizar o seu idioma.

Qual o nível de inglês que eu preciso para me virar na Europa?

Com o básico você já pode viajar por tudo. Claro que não espere ter uma integração com a população local apenas com idioma básico. Um curso básico você pode estudar sozinho mesmo pela internet ou usando livros. Se foque no que você precisa usar para viajar como hotéis, restaurantes, meios de transporte e todas as situações que você vai ou poderá usar.

Dica fundamental:

Se você fala pouco inglês ou idioma do país que você esta indo visitar e quer facilitar as coisas para você e ter uma atenção especial das pessoas seja EDUCADO. Palavras mágicas que infelizmente os brasileiros em sua maioria não gostam de usar como Por Favor, Obrigado fazem uma grande diferença. E isto mesmo quando se esta viajando em grupo. Ninguém vai lhe tratar melhor se você for grosso ou arrogante. E olha o que eu vejo isto acontecer. Comigo mesmo já aconteceu varias vezes depois as pessoas ficam reclamando pelos cantos que eu não dou atenção ou não ajudo a elas. Mas custa você chegar e educadamente perguntar a pessoa ao invés de chegar grosseiramente. Outro detalhe que acontece é se a pessoa esta atendendo ou falando com outra espere esta pessoa terminar para ai chamar ela.
Aprender alguma palavras do país que você esta indo também ajuda muito.

E a Alemanha?

Apesar de que o alemão ser o idioma materno mais falado na Europa (em torno de 110.000.000 de pessoas falam ele de berço) você não precisa falar alemão para viajar para lá. As pessoas que trabalham com turismo e mesmo a maioria da população fala mais idiomas. Eles viajam muito e para poder viajar precisam também falar outros idiomas.

E a França?

Eu divido a França em duas partes: Paris e o restante do País.
Tirando Paris o resto do país com inglês básico você se vira bem.
Paris já evoluiu muito. A necessidade fez eles começarem a falar outros idiomas também. Hoje muitos estabelecimentos contratam pessoas de outros países para atender os estrangeiros. Mas mesmo assim não deixam de ser os mais arrogantes da Europa e alguns entendem mas vão lhe responder em Frances.

Inglaterra:

Sem falar o básico do inglês fica uma missão bem complicada. Mas já ajuda muito você saber ler em inglês.

Itália:

O inglês também é bem falado nos estabelecimentos que atendem turistas. Mas a maioria do população não fala o Inglês.

Observação:

Não pense que você é a única pessoa que fala Português na Europa. Pessoas que falam Português não tem estampando na testa “Eu falo Português”. E muito menos aparência física de quem fala. O que eu já passei de situações de pessoas fazendo comentários na minha frente que sem duvida acreditavam ninguém estar entendendo. Se você é deste tipo você pode ouvir o que não gostaria. E pior com razão.


Detalhe:

Lembrem vocês não são os únicos que podem e estão viajando para Europa. Vocês quando estão viajando representam o Brasil ou o país que vocês são no exterior.
Ninguém precisa ser fluente ou saber tudo sobre a cultura do país. Mas um pouco sim. Viajem de Férias e façam com que elas sejam as melhores. Tratem as pessoas como vocês gostariam ou querem ser tratados que a viagem de vocês vai ser melhor.



Opção Final: você não quer se estressar com nada e quer que as coisas sejam feitas do seu jeito contratem um guia privativo desde o Brasil e paguem pelo serviço dele. O custo final é menor do que vocês possam pensar e vão poder relaxar muito mais.

Qualquer duvida me escrevam: jonasschwertner@hotmail.com ou j.schwertner@gmx.net



2 comentários:

  1. Esse é um assunto que preocupa muitas pessoas... Até bem mais que os gastos com a viagem.

    ResponderExcluir
  2. Estou indo pra alemanha [e pra europa] pela primeira vez na segunda-feira que vem. sei o básico de alemão e o básico de inglês. tô morrendo de medo de não conseguir me comunicar. fiz não sei quantos anos de curso de alemão. hehehe talvez seja só insegurança. vamos ver no q vai dar... :)

    ResponderExcluir