Roteiro Europa

NÃO SE STRESSE; MONTO SEU ROTEIRO PARA EUROPA E FAÇO ORÇAMENTOS POR R$:150,00 ESCREVA ME: jonasschwertner@hotmail.com

quinta-feira, 31 de março de 2011

Montando Roteiro para Europa

Uma das coisas que eu mais recebo e-mail é para ajudar ou montar roteiros de viagens para Europa. Antigamente eu fazia isto voluntariamente e chegava a receber mais de 50 e-mail por dia. E o pior como fazia voluntariamente as pessoas em mais de 50% dos casos escrevem para você precisando regime de "urgencia", nem ao menos se apresentam, se você não responde no dia ou no dia seguinte já enviam outro e-mail reclamando a demora... Nossa eu comecei a me encher tanto deste tipo de pessoas que resolvi reduzir em mais de 95% este "trabalho voluntario" que eu fazia.

Então a primeira dica para quem esta buscando "ajuda" para montar roteiro de viagens em foruns ou em  Blogs sejam educados com estas pessoas, agradeçam e depois que voltarem de viagem escrevam para ela dizendo se foi deu certo. Caso você não tenha "paciência" peça logo no primeiro e-mail os dados bancarios deste "voluntario" faça um deposito de pelo menos R$:150,00 e ai sim você pode querer exigir alguma coisa. E olha que eu garanto que vale a pena. Pois muitas vezes em uma unica dica você ja economiza este valor.


Mas vamos lá para para alguns conselhos:

É a sua primeira vez viajando a Europa.:

 Se sim, não queria ou pense que vai "conhecer" tudo em uma viagem. As distancia entre países são menores que os extremos no Brasil sim. Mas não é por isto que seja perto. Não conheço ninguem que vai todo final de semana de Curitiba para Foz do Iguaçu passar apenas final de semana. São 600 km. E na Europa é mesma coisa. Do Sul da Alemanha aonde eu morava (Oberstdorf) até Berlin eram 600 km e eu não viajava distancia destas todas as semanas.

O que eu quero dizer com isto. Busque selecionar menos países, e conhecer mais cidades em cada um deles.

Quais são as Vantagens: 

Você conhece melhor o país, assim pode dispensar ele em uma futura viagem.
Você aproveita melhor o seu tempo. Pois vai gastar menos tempo em deslocamento.
Vai economizar dinheiro. Primeiro distancias menores em geral tem opções bem economicas de passagens. Segundo tempo é dinheiro. Lembre que cada dia que você gastar com deslocamento você esta gastando ele em Euros.

UMA COISA BEM IMPORTANTE PEGUEM UM MAPA E VEJAM AONDE FICA CADA CIDADE.

Uma coisa que eu fico as vezes assustado é com a falta de conhecimento de geografia das pessoas. Até mesmo da maioria dos funcionarios de agencias de viagem. E o pior não é você não ter conhecimento de geografia é ter preguiça em pegar um mapa.

 Pegue um mapa e veja aonde estão localizado as cidades que você quer conhecer. Assim isto ajuda a evitar fazer zigue zagues, aproveita melhor o tempo.

Meio de Transporte  para Viajar pela Europa

Todo mundo pergunta para mim antes mesmo de falar qual o roteiro pretendido qual o melhor meio de transporte.

Isto é bem relativo. Tem uma serie de pontos que você precisa analisar.

1º Qual é o Roteiro. 
2º Em que época do ano é a viagem
3º Qual a antecedência da compra destas passagens
4º Quantas pessoas são
5º Estão levando quanto de bagagem.

Sobre o 1 ponto que mencionei é o principal. Dependendo do roteiro você vai poder ver quais são as opções de transporte. Se tem opção de voos mais economicos, se as ligações com trens são boas e com uma boa frequencia. Se existe linhas de onibus. Você tem que analisar isto tudo.

A como posso saber quais são os meios de transporte que existem entre as cidades que quero ir?

O google é uma otima ferramenta que lhe diz muita coisa. Mas ele é um complemento apenas. Ou seja vai indicar diversos links e tudo mais.

Para ver as rotas de trem entre no site da companhia nacional de trem do país que você estiver partindo. As passagens de trem é uma otima opção para distancias pequenas e de media duração. De longa duração vale a pena se você tiver um passe pois elas não são tão baratas. Eu ja viajei muito com trens noturnos. Hoje prefiros de dia pois aprecio a paisagem. Andar de trem noturno você ganha tempo pois sai de noite e chega no outro dia de manha. Mas não significa dizer que via "economizar uma diaria" pois mesmo tendo passe as taxas de reserva equivale a uma noite em Hostel e em determinados trajetos como Barcelona a Paris chega a custar mais do que um Hotel. Em 2010 estava 70,00 euros para reservar na categoria cama. Isto por pessoa. Ou seja com 2 pessoas você conseguiria ficar dormindo em um bom hotel e não acordaria no dia seguinte com todas as malas e sem saber aonde deixar. Você no final vai perder a manha do mesmo jeito. tem que ir ao Hostel ou Hotel, deixar as coisas la em um locker e vai estar cansado.

Eu viajava muito com uma mochila pequena. Passava maximo duas noites fora pois morei na Alemanha. Então chegava cedo e andava com ela por tudo. Chegava final da tarde eu chegava no Hostel e dormia.

Outro detalhe na questão viajar de trem em distancias curtas é a utilização de passes regionais. estes passes são vendidos apenas pelas empresas do país tanto no site delas como nos guiches. Na Alemanha tem muitos destes. E os mais em conta são para andar dentro de cada estado. Tem tambem o para andar pelo país todo. Mas todos tem suas restrições.
exemplo é andar em trens regionais apenas. O que exclui os de alta velocidade. Outra restrição são os horarios e os de nivel nacional em geral valem apenas para final de semana. Mas mesmo com estas restrições vale a pena pesquisar.

Outro detalhe é que na maioria destes passes se você comprar pela net tem que ter residencia na europa para ele ser entregue. Para quem for comprar aqueles passes para andar pela Europa toda veja se realmente entregam em seu endereço. Pois ja vi caso de pessoas comprarem e depois de 6 semanas descobrirem que o passe voltou a europa pois a empresa que foi contratada para entregar o passe não entrega na cidade que a pessoa mora.
E outro detalhe você comprar passagem no guiche direto com atendente você paga uma taxa a mais por ser atendido por uma pessoa. Muitos Brasileiros reclamam disto mas eu sou a favor. Pois somente assim para valorizar um pouco mais o trabalho destas pessoas.

Se forem cidades grandes é bem provavel que vai ter uma ligação de onibus com a eurolines. Mas lembre os onibus da europa de linha não são tão confortaveis como os onibus que temos no Brasil. Outro detalhe é uma mala que você leva, que você mesmo coloca e você mesmo retira. Na espanha eu consegui comprar passagens de onibus muito baratas na rodoviaria para ir a Sevilla. E andei a noite toda. E para andar entre duas cidades proximas no sul da Espanha e depois Gibraltar gastei mais caro do que trajeto longo.

De avião pela Europa o que temos que analisar?

1º Qual a distancia X custo X outras opções
2º Qual o aeroporto que você vai sair e chegar
3º Quais os custos para chegar e sair de cada aeroporto
4º Tem bagagem? Quantos kg? 
5º Não verifique apenas nas empresas de baixo custo mas veja tambem nas tradicionais.
6º Qual o horario de saida? Tem conexão? Se sim quanto tempo vai gastar?

Sobre o primeiro Item sempre analisem todos os custos e opções pois você precisa estar 2 horas antes no aeroporto, mais o tempo de voo e o tempo que você vai gastar para sair do aeroporto para chegar ao local pretendido. Se você for fazer trajetos curtos os trens deixam no centro das cidades.

Veja qual o aeroporto que a companhia sai e chega. Pois nem sempre o  "nome" significa que ele fica na cidade mesmo. Muitas vezes são bem distantes e vocês vão ter custo a mais e fora o tempo.

Não é apenas o valor da passagem aerea. Tem que somar aos custos o valor do deslocamento.

A maioria das empresas aereas na europa tem limite de 20 kg de bagagem. E as de baixo custo na maioria cobram para levar qualquer contidade e muitas vezes cobram até para fazer check inn.

Muitas vezes empresas tradicionais tem otimas passagens e em geral usam aeroportos mais centras e com mais opções de transporte até o centro das cidades.

06º verifiquem bem os horarios e como fazer para chegar nos aeroportos e sair. Pois nem sempre tem meios publicos funcionando nos horarios. E lembre tem que estar 2 horas antes em voos dentro da Europa.

Então verifiquem tudo isto antes de comprar passagem de avião em voos internos.

E quando comprarem a passagem do Brasil a Europa nem sempre sai mais barato comprar a ida e a volta da mesma cidade. Mesmo que o valor seja um pouco mais caro você tem que antes simular quanto você vai gastar não apenas financeiramente mas tambem tempo da ultima cidade em que você vai estar. Eu hoje viajo sempre chegando em uma e voltando por outra. Vale mais a pena.


Viajar de  Automovel pela Europa.

Algumas pessoas me perguntam se vale a pena viajar de Automovel pela Europa. Neste caso tem os seguintes pontos que você tem que analisar:

1º Qual o Roteiro? E as opções de transporte?
2º Epoca do Ano? 
3º Quantas pessoas?
4º Custos.

O primeiro item você tem que ver quais são as cidades que vai passar. Se você for viajar para cidades pequenas os meios publicos são mais restritos e neste caso se perde tempo e fica com uma dependência destes meios. E muitas vezes impossibilita de conhecer mais cidades em um dia. Ou lugares do interrior. Neste caso é muito melhor alugar um automovel pois você tem flexibilidade de horarios e tudo mais. Você não precisa ficar esperando ou gastando um tempo para sair de um lugar que você ja esgotou o que tinha para conhecer. E se você não tem segurança quanto a localização alugue um com GPS. E estude as leis de transito locais. Pois não adianta falar que é extrangeiro e desavisado..a multa em geral tem que ser paga na hora e em dinheiro se você cometer uma e for pego.

Se for viajar no inverno e você não tem experiência em andar na neve não queira digir. Melhor então contratar um veiculo com motorista ou usar outras opções.

Tem que analisar quantas pessoas e o custo de outras opções.

Na europa tem que pagar estacionamento por tudo. A maioria dos hoteis cobram para estacionar. E qualquer lugar que você for querer estacionar vai ter uma maquina para pagar estacionamento. E tenha certeza. Se você não pagar o risco de levar uma multa por estacionar sem pagar a taxa vai ser grande.
Alem disto você precisa somar os custos de pedagio que existem, combustivel e outros que podem vir.

Dica: Não vale a pena alugar um automovel para viajar apenas entre cidades grandes. E viavel para conhecer cidades pequenas ou para andar por rotas turisticas.

 Viajar de Motor Home

 Para quem ja viajou de Motor Home a Europa tem uma estrutura muito boa. tem diversos guias com informações e avaliações dos Campings aonde eles ficam estacionado.

tem um detalhe algumas cidades você tem restrição ate onde pode circular com eles. Ai precisa estar ciente que vai precisar gastar com taxi ou outro meio para chegar aos pontos turisticos.

MEIO DE HOSPEDAGEM 

Existem diversas opções para se Hospedar na Europa. Desde hoteis de todas categorias a hosteis e tambem outros meio alternativos como pousadas e quartos para alugar. Eu uso muitos sites que se encontra no google. Uma observação importante é ver a avaliação de cada um, a localização. Não acreditem nas fotos que eles tem. E não veja a opinião de apenas um pessoa sobre bairro.


 RESUMO

Quanto tempo você vai ter para viajar.

Quais Países você tem vontade em conhecer.

Destes países quais cidades você tem vontade em conhecer. Pense que você não vai voltar tão cedo para este país.

Destas cidades o que você quer conhecer. Baseado nisto você pode calcular tempo que quer ficar em cada uma.

Sabendo ja quais as cidades e quanto tempo quer ficar em cada uma comece escrevendo ja no word e ou exel todas estas informações veja como fazer para chegar de um para outra e o tempo.

Sabendo ja o tempo de deslocalmento e os custos você começa a ver quais cidades vai realmente conhecer, em qual vai chegar e de qual vai partir. Neste ponto observe que o dia da chega na Europa e o dia da Partida você tem que deixar reservado apenas para isto. Não conte como dia de passeio pois varias coisas podem ocorrer e comprometer toda viagem. Principalmente o dia da volta. Ja vi pessoas perderem voo de volta ao Brasil e pagarem bem caro por causa disto. E outro detalhe jamais compre um voo separado com empresas economicas para a data em que vai retornar ao Brasil. Se der qualquer problema você vai perder o voo e elas não vão lhe ajudar com o voo de volta ao Brasil. E isto elas estão isentas em contrato.

Agora que ja sabe aonde vai estar, quanto tempo vai ficar em cada cidade "SIMULE" os meios de hospedagem. Assim você ja vai ter um orçamento com os custos fixos completos. Apos fazer esta simulação dos meios de hospedagem compre sua passagem aerea e ai sim faça a reserva.
O que acontece se você reservar a hospedagem e não conseguir comprar passagem para europa você vai ter um custo ou melhor prejuízo alto.

Planilhe tudo, deixe todas as reservas impressas em uma pasta e em ordem. Verifique o passaporte, seguro saúde que é obrigatorio e Boa viagem.

OBS: Para quem quer fazer comentarios pelo que percebi neste sistema tem que estar logado no google ou ter conta gmail ou estar conectado no orkut. 

4 comentários:

  1. Sempre respeitei muito seu trabalho e sou uma das pessoas dispostas a pagar o que você achar justo pelo serviço muito bem vindo. Parabéns por tudo, Jonas! abs, Sheila

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seus posts, bem rico em detalhes, mas tô bem tensa com tanta coisa pra planejar, é um risco grande se der algum imprevisto, por isso pensar em tudo é tão importante. Parabéns pelo seu trabalho, já deve ter ajudado muita gente!!!

    ResponderExcluir